Eu baixei um arquivo do github e to tentando colocar zram no meu pc que tem 4gb de ram, mas eu não entendi direito oque devo fazer. O site que eu baixei o arquivo é esse: GitHub - ecdye/zram-config: A complete zram-config utility for swap, directories, and logs to reduce SD, NAND and eMMC block wear.
Não entendi direito oque eu altero para adicionar a zram, queria colocar 1gb pelo menos.
assim tá o meu terminal, no caso eu entrei no arquivo onde devem ser alterados as coisas pra fazer as modificações no padrão que já vem a zram. Qual das colunas devo alterar?
1 curtida
O Blog do Diolinux tem um artigo sobre esse tema. Recomendo usar o método de instalação mencionado lá, testei numa máquina virtual do Ubuntu 22.04 LTS e deu certo. Se quiser configurar o espaço da zram, que por padrão usa metade da memória ram, esse artigo explica como.
2 curtidas
eu fiz oque tava no blog, coloquei 1524 (1gb e meio). não sei se tá funcionando, a swap sumiu do meu gerenciador de tarefas.
Bom, você pode ter configurado errado, poderia mandar uma print da forma que colocou no script?
Edit: Acredito que o valor que você queria seja 1536 e não 1524.
Tenha em mente que a CPU não processa o que esta em armazenamento, ele só processa o que esta na RAM.
Como o Zram cria um armazenamento virtual na RAM, o sistema não processa esse armazenamento.
No final você fica com menos memoria que sem o Zram.
Você fica com um pedaço da RAM e o outro pedaço vira um armazenamento virtual.
1 curtida
Sim, esse processo é bem mais rápido que uma swap convencional.
Na verdade se o software usar mais memoria RAM do que o que tem disponível, o software vai dar crash.
Existe um limite maximo de código em que os software aceita ser movido para a swap.
Acredito que em sistemas modernos com 4GB+ não seja um problema. Pelo menos na minha experiência funcionou bem.
Edit: principalmente por eu ter usado um HD mecânico, em que a swap seria extremamente lenta.
Se o PC tem 4GB de ram, usando o zram vai ser na verdade 2GB de RAM o resto vira um armazenamento virtual.
1 curtida
Depende de quanto você usa, o padrão é metade mas você pode customizar.
será q então é benefício eu usar ou não? qualquer coisa eu retiro.
Você já tem uma partição swap? Quanto de RAM você tem? Usa um SSD? Notou alguma lentidão relacionada a swap?
Antes tinha swap, n lembro quanto, aí depois que eu coloquei zram o swap n aparece mais no gerenciador de tarefas por isso. Eu tenho 4gb de ram, quase certeza q n é dual channel. Nn tenho ssd. Na real lento não tava, meu pc já é ruim então até que tava bom com swap. 
@marshallishere Um software que tem que ficar inteiro na RAM é o kernel Linux, ele não aceita nenhuma parte ficar em swap.
Imagina, o único software que tem interação continua com o hardware ficar na swap, já que o CPU não processa o que esta na swap o PC trava.
O kernel da distro ubuntu versão “vmlinuz-5.15.0-56-generic” 11MB isso comprimido em XZ e o initrd “initrd.img-5.15.0-56-generic” tem 208MB também comprimido.
Se querem economizar RAM então porque não compilar o kernel customizado para a maquina.
Se você não notou nenhum problema recomendo ficar com o particionamento automático, assim você não terá riscos de cometer erros. Mas, se ainda quiser ajuda com a configuração da zram pode comentar aqui!
Primeiro, o seu argumento está totalmente correto. Sabe-se que existem partes cruciais que não podem ser lentas, então tem que ficar na RAM. Contudo, ainda acredito que a ZRAM seja eficiente para os programas do dia-a-dia. E o argumento de compilar o kernel é um pouco irreal, principalmente para alguém que não se interessa por coisas mais avançadas. Não acredito que seja uma recomendação válida.
Uai, comprimir imagem ja comprimida como BMP e JPEG não trás grandes resultados.
Então mandar imagem comprimida para a zram pode fazer a imagem na zram ocupar alguns bits a mais de espaço para o dicionario.
Sim, mesmo assim a ZRAM é uma forma bem mais rápida de conseguir colocar mais arquivos na RAM e criar uma Swap rápida. Se o uso de um HD deixa seu computador lento por causa da Swap, use ZRAM. Se está usando um SSD e está querendo diminuir a leitura e escrita no disco para aumentar a vida útil do SSD, use ZRAM. Se tem pouca memória mas não quer usar Swap, talvez por falta de espaço útil, use ZRAM. Obviamente tem casos em que ela não é muito interessante, como o da CPU ser fraca, o que dificulta mais considerando a compressão. Outro caso seria o uso de hibernação, como não há Swap em um dispositivo físico não há como hibernar, para isso seria necessário um arquivo Swap ou uma partição de Swap. Ainda existe o caso de haverem ambos, usar ZRAM para o sistema normal e uma partição somente para hibernação, apesar de eu achar isso complicado.
Não é mais fácil usar um sistema com ZRAM já instalada?
Eu uso o Fedora que já vem com ZRAM, e concordo que seja mais fácil. Contudo, na maior parte dos sistemas não deve ser muito difícil instalar, se você seguir o método que a distribuição recomenda.