Boa noite, pessoal. Estou a procura de um dicionário de português para Linux. Utilizei o goldendict, porém o dicionário em português que eu achei na internet era um Aurélio, só que eu achei ele desatualizado. Vcs tem em mente algum dicionário muito bom e que seja gratuito? Será que existe um Aurélio( mais atual) ou Houaiss para Linux? Pode ser tb algum bom ou ótimo q possa ser usado online.
Tenta esse programa:
PS: Eu nunca usei.
À princípio eu pensei que você queria algo que pudesse ser usado offline, mas depois vi que você aceita alternativas online. Por que não simplesmente usar o sistema de busca do Google (ou qualquer outro motor de busca)? Pesquise por “<palavra> definição” e clique em uma das primeiras sugestões.
No que diz respeito à alternativas offline, eu uso dois dicionários:
- Novo Diccionário da Língua Portuguesa de Candido de Figueiredo (PDF)
- Dic Michaelis UOL (dá para usá-lo tranquilamente via Wine)
Sim, sim, sim, eu sei! Você pediu dicionários novos e uma das opções que eu te dei data de 1913, literalmente mais de 100 atrás! Mas você me permite ser franco? A internet já lhe dá suporte para o significado de neologismos e outras palavras novas, então a não ser que você tenha uma grande necessidade de palavras novas, o que você precisa não é de um dicionário novo, mas um dicionário completo! É claro que o ideal seria um dicionário novo e completo, mas ser completo é melhor do que ser novo.
O dicionário de Candido de Figueiredo é o mais completo da língua portuguesa disponível para download que conheço. Sim, as palavras estão numa ortografia arcaica, mas se você se adaptar a essa ortografia, você poderá usar o dicionário normalmente. Eu o uso bastante quando estou escrevendo e quero confirmar o significado de uma palavra.
Online eu costumo usar o Priberam: https://dicionario.priberam.org/ ele te dá a opção de escolher entre o novo acordo ortográfico ou não, o que eu acho uma função bem legal.
Já pesquisei muito sobre isso no linux. Acabei desistindo e só recorro a dicionários online atualmente. Infelizmente, nesse aspecto o linux fica bem para trás. No Win e até no mac tem bem mais opções. Tenho uma versão do Houaiss antiga aqui, acho que são uns 6 cd’s (o conteúdo é muito bom). Era tipo uma enciclopédia, tinha fotos, animações etc. Fiquei curioso, vou ver se consigo instalar no wine.
Valeu pelas dicas. As opções de vcs sobre os online são muito boas. Porém, depois de analisar tenho que ter um offline no meu mint, pois minha net oscila demais. Consegui com um amigo um Houaiss que ele comprou há uns 4 anos atrás. Roda no Windows, então vou fazer o teste pelo Wine.
Qual é a versão? Pelo o que andei pesquisando, dos que estão disponíveis na internet, a versão mais completa é a 1.0.5a lançada em 2001.