Dicas valiosas para proteger seu Linux

Artigo de Britanny Day publicada no LinuxSecurity dá excelentes dicas que melhoram a segurança do seu isfenicídio.

Os servidores Linux enfrentam um risco crescente de malware, pois os invasores os veem como alvos valiosos. Novas variantes de malware Linux, como Cloud Snooper e Tycoon, usam táticas avançadas para se espalhar e comprometer sistemas.

Quão seguro é o pinguim?

Apesar do aumento dos ataques a servidores Linux, o Linux ainda oferece vantagens de segurança sobre sistemas proprietários devido ao seu código-fonte aberto e comunidade ativa que corrige vulnerabilidades rapidamente. No entanto, configurações incorretas e serviços mal gerenciados podem comprometer o Linux.

image

Distribuições Linux especializadas podem melhorar a segurança, a privacidade e o anonimato com medidas simples com estas:

• manter o sistema atualizado
  • usar um firewall
  • restringir o acesso root
  • usar sistemas de controle de acesso obrigatório (MAC)
  • gerenciar serviços com cuidado
  • monitorar logs regularmente

Então, arregace as mangas e uma boa leitura. E não se esqueça de implementar as dicas na sua distro ou servidor.

Fonte: links no texto e na imagem

6 curtidas

Fala @acvsilva tudo certo amigo ? Muito bom a sua dica, ela é bem valiosa para iniciantes que querem entrar para o mundo Linux, assim como eu, portanto eu gostaria de te perguntar quais são as melhores distribuições Linux que oferecem ampla segurança, tanto para servidores quanto para desktops?

2 curtidas

a melhor distro linux que oferece excelente segurança é você. sua condutas no dia a dia é que determinam se seu pinguim é seguro ou não. use a que mais se sente à vontade e aplique as dicas da autora do artigo.

4 curtidas

Eu colocaria um antivirus aí também.

Já existe antivírus para linux com proteção automática

3 curtidas

Chama “proteção em tempo real(RTP)”.

1 curtida

É isso aí rapaz, disse tudo.

2 curtidas