Dicas sobre distro Arch e Base Arch?

Algum usuário do fórum utiliza Arch?, caso a resposta seja sim, qual dicas você daria sobre a distro oque fazer ?

1 curtida

Eu uso e não recomendo para pessoas que não sabem ingles e que não gostam de pesquisar no ArchWiki ou no forum do Arch para saber como o sistema funciona ou aprender.

Corre de Manjaro e distros baseadas nele

2 curtidas

Uso e recomendo, se quiser ter uma grande liberdade e controle da sua distro archlinux é uma boa escolha, mais tenha o hábito de ler documentações, estudar sobre embora tenha o archinstall hoje que é um script pra instalar, se você não souber o que esta fazendo pode acabar zoando sua distro

Tem o Manjaro e o BigLinux que são baseados no Arch.

Olá @Makln,

Já usei o Arch Linux por quase 2 anos, hoje em dia o archinstall facilita bastante a instalação, o arch tem uma ótima documentação e bastante conteúdo no YouTube, se você é do tipo de usuário que gosta de montar o sistema do zero, escolher seus pacotes, fazer suas configurações e usar o terminal, é uma ótima pedida…

Tenha cuidado com o aur, repositório da comunidade…

Agora se você quer usar a base do arch, em uma distro mais organizada, e preparada já para o uso dependendo do que você for fazer, temos o CachyOS, EndeavourOS, Manjaro…

Eu uso o BigLinux, baseado no Manjaro, baseado no Arch. …rs
Mas temos distros arch para todos os gostos, é só dar uma pesquisada.

Abraço,

Opa :person_raising_hand:

Bem, como já disseram, ler a Wiki acho que seja a regra #1 de qualquer usuário de Arch, sem ela eu diria quer você está usando o sistema errado :laughing: as demais sugestões também assino embaixo.

Como instalar o Arch com o Archinstall ficou bem mais fácil, minha dica é você se preocupar muito mais com o pós-instalação do que a instalação.

Por exemplo, coisas como Microcode na inicialização, fontes para exibir caracteres específicos e emojis, criar os diretórios da Home, ativar serviços de Bluetooth ou Impressora se precisar, suporte a sistemas de arquivos como NTFS, FAT32, EXFAT, etc, enfim, entre outras coisas que não vem “prontas”.