🧑‍💻 Dicas práticas para quem deseja empreender na programação

Olá, pessoal!

Me chamo Oli, sou novo aqui no fórum, mas já acompanho o Dio há alguns anos.

Recentemente assisti ao vídeo intitulado “Minha jornada desempregado” sobre o @RedCat , fiquei refletindo sobre o assunto e decidi compartilhar alguns aprendizados pessoais.

Um pouco de contexto…

Comecei a estudar programação web em 2023 por meio de cursos gratuitos no canal do Gustavo Guanabara (melhor professor do mundo).

Antes de pensar em fazer essa transição de carreira atuei na área de marketing, focado em produção de conteúdo para redes sociais, blogs e também tinha uma habilidade com design (coisa básica).

Naquela época já conhecia o WordPress e busquei aprofundar meus estudos em SEO, foi seguindo minha curiosidade que pude vislumbrar novas possibilidades.

Em 2023 mergulhei de cabeça em vários cursos, e foi através do curso de WordPress do Guanabara que comecei a desenvolver minhas habilidades em criação de sites.

Apesar de ter feito o curso (gostei muito) sentia que ainda estava “cru”, na época conheci um recrutador que havia iniciado a empresa de recrutamento dele.

Perguntei se ele tinha site e ele disse que não, vi uma oportunidade nessa resposta.

Fiz uma proposta para ele, disse que toda a criação do site sairia de graça e ele teria que pagar pelo domínio e hospedagem.

Bom, ele me deu um voto de confiança e sem ter muita ideia de quais seriam os próximos passos, fechamos “um acordo” na pura confiança.

Foi neste processo que aprendi muita coisa, como hospedagem, domínio, instalação do WordPress, web design, ux design, etc.

Este projeto me mostrou que de certa forma tinha capacidade de tocar algo do zero até a entrega.

Não foi fácil, em muitos momentos batia aquela síndrome do impostor, sempre que isso acontecia buscava estudar mais sobre o que não sabia e implementava no projeto.

Foi assim, fazendo e aprendendo.

Há três meses decidi que iria tentar empreender e conseguir clientes, motivado principalmente pela falta de oportunidades no mercado de tecnologia e também porque queria ver como seria o processo.

Dessa vez, decidi documentar tudo no meu LinkedIn, a inspiração veio de um movimento chamado “Building in public” que acontece na gringa.

O primeiro passo foi criar um portfólio para apresentar meus serviços e projetos, minha experiência no site do recrutador me ajudou a fazer as coisas de forma mais ágil e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do projeto.

Na parte da estratégia de divulgação decidi que primeiro iria tentar localmente na minha cidade, criei um Google Meu Negócio e comecei a fazer prospecção direta pelo WhatsApp.

Basicamente, defino um nicho que desejo abordar (exemplo: psicologia) e depois vou no Google e pesquiso por “nicho + em + cidade + estado”.

Então olho na ficha do Google Meu Negócio quais empresas não possuem site e busco pelo WhatsApp delas, vou inserindo os dados em uma planilha até acabar.

Depois, é hora de tomar muitos “Nãos”, talvez alguns poucos “Vou ver” e talvez um “Vamos fechar!”.

É bem complicado essa parte da venda, acredito ser a parte mais difícil para qualquer empreendedor.

Atualmente estou trabalhando no desenvolvimento de um site (de um amigo) focado em ensino de idiomas.

Espero que essas dicas possam ajudar quem está empreendendo ou que deseja fazer algo parecido no futuro.

Deixarei abaixo várias referências que me auxiliaram na minha trajetória!

Observação: tentei colocar links para todas as referências, mas infelizmente novos usuários podem inserir apenas 2 links.

MEUS LINKS

• Meu portfólio

• Meu LinkedIn: basta buscar por “Olivelton Santos”. Na seção “Publicações” posto várias dicas sobre minha jornada.

CONTEÚDOS QUE CRIEI

Aproveite para explorar outros conteúdos do blog, sempre busco postar informações bem detalhadas.

CURSOS DE WORDPRESS GRATUITOS

Todos estes cursos podem ser encontrados no site do Curso em Vídeo ou no canal com mesmo nome.

• WordPress (Módulo 1) - Criando um site do zero

• WordPress (Módulo 2) – Segurança, performance e recursos avançados

• WordPress + WooCommerce (Módulo 3)

• Adequando sites e lojas virtuais em WordPress à LGPD (Módulo 4)

CURSOS DE DESENVOLVIMENTO WEB GRATUITOS

• Curso HTML5 e CSS3: módulo 1

• Curso HTML5 e CSS3: módulo 2

• Curso HTML5 e CSS3: módulo 3

• Curso HTML5 e CSS3: módulo 4

• Curso HTML5 e CSS3: Módulo 5

• Curso de Javascript

CURSOS DE SEO GRATUITOS

• Curso Prático de SEO (módulo 1)

• Curso Prático de SEO (módulo 2)

CANAIS DO YOTUBE

• Karol Attekita

• O Novo Programador

• Código CEO

• Como fazer SEO (Thays Ladler)

• The Website Architect

11 curtidas

Cara, muito da hora sua tragetória. Obrigado por compartilhar sua expêriencia. Eu estou nesse caminho mais ou menos, conseguindo um cliente aqui e outro ali para fazer algum site.
Mas, sendo sincero, Eu Realmente tenho gostado bem mais de trabalhar em Back-end que front-end e nessa parte eu estou tendo mais dificuldade para encontrar clientes voltados para essa área. Então, nos tempos livres tenho feitos alguns projetos e estudado essa área de back-end para não enferrujar.
Estou no processo de construção do meu portfólio, e meio que não estou gostanto tanto, parece que eu não fico confiante para colocar meus projetos no portfolio.
Você tem alguma dica para esse caso?

Obrigado!

Sobre empreender com foco no back-end assisti um vídeo do canal “O novo programador” sobre este assunto.

Link: https://youtu.be/tnJMaWhaoYg?si=PpX3nEYnQLswwi3W

Em relação a ter confiança para expor seus projetos no portfólio, acredito ser uma questão muito pessoal que envolve autoconhecimento sobre suas habilidades.

Por exemplo, antes de criar o site para o recrutador já tinha uma experiência prévia com o Wordpress e também já tinha trabalhado com design.

A minha jornada anterior me ajudou a ter mais confiança para expor meus projetos, se você sente que os projetos que fez não estão minimamente aceitáveis, talvez seria bom desenvolver mais um projeto.

Lembre-se, não busque criar projetos “perfeitos”, pois isso é uma busca sem fim, cada projeto é uma oportunidade para melhorar e você não precisa ter vergonha de mostrar o que fez até o momento.