Dicas para criação de servidor caseiro ( dados e streaming )

Olá, estou querendo umas dicas para criação de um servidor caseiro com um Desktop que tenho “sobrando”, gostaria de tentar fazer um servidor de dados e streaming, provavelmente usarei pra fazer alguns testes de rede tbm.
o desktop em questão que tenho para isso seria um i7 7ª geração, 8Gb DDR3, e alguns HDs esquecidos no fundo da gaveta :sweat_smile:, gostaria de algumas dicas do que fazer, ja pensei em CasaOs, NextCloud, Pfsense entre outros.

2 curtidas

Oi Renato, eu em particular amo homelab. Eu tenho um hardware da mesma geração que o seu que é o meu homelab.
O que é mais divertido para mim é utilizar ubuntu server ou debian da vida e passar raiva fazendo tudo na unha. Em compensação perdi alguns arquivos por pura incompetência minha.
O que está sendo mais seguro e me dando menos dor de cabeça é utilizar o TrueNas e fazer tudo pela interface gráfica dele, já que aceita docker, tá de bom tamanho para mim.

4 curtidas

Para servidor de arquivos eu prefiro mil vezes utilizar o samba com os discos em raid do que o bugcloud nextcloud em raid.
Utilizo um encurtador de Url’s que eu mesmo fiz, o metube para baixar vídeos do youtube, o SimpleTorrent para gerenciado de piratarias download’s, o DLoad para gerenciador e acelerador de Download’s. Tem o Stirling-PDF para fazer altas gambiarras com PDF’s. MariaDB para rodar meus bancos de dados locais.

3 curtidas

Eu instalei o Navidrome no meu para criar um “Spotify caseiro”, e uso com ele o Beets para gerenciar minha biblioteca (ainda estou aprendendo a usar ele direito). Posso dar play nas músicas pela interface web do Navidrome ou usando um aplicativo, no meu caso, estou experimentando o Ultrasonic no Android, mas existem outros.

Estou usando o openmediavault como sistema operacional para criar um NAS com mais facilidade usando SAMBA.

Além disso, instalei o Transmission para poder baixar coisas via torrent. Estou pensando em instalar um agregador de RSS como o FreshRSS, parece legal. Se você tiver uma placa de vídeo (não é o meu caso), até dá para rodar um LLM e fazer o seu próprio ChatGPT.

2 curtidas

no nextcloud tambem tem como fazer isso

O nextcloud tem o app Music que tambem faz isso usando os clientes
supersonic ou feishin no linux e Ultrasonic no celular.

1 curtida

Oh man… that’s it.

@RenatoHere eu tenho um setup quase igual, está rodando Proxmox, com uma dezena de VMs.

Se você quer/precisa de algo mais pronto para uso(out of the box), o CasaOS e o TrueNAS vão te satisfazer.

O próprio Proxmox pode ser bem fácil de lidar usando alguns scripts da comunidade, mas pra quem tá começando, acho “bazuca para matar mosquito”.

2 curtidas

Você vai se apaixonar por esse hobby, é muito bom.

Por aqui eu uso o Proxmox, e quase tudo que subi foi utilizando os scripts desse site: Proxmox VE Helper-Scripts

Então tenho quase tudo rodando em LXCs dentro do Proxmox. Utilizo o TrueNAS numa VM com o bypass da controladora SATA, e uso ele como meu NAS. e utilizo o Nextcloud também pra ter uma interface web e pra ter alguma facilidades quando preciso (no PC eu faço a montagem direta do meu NAS sem o nextcloud, usando o NFS que funcionou melhor pra mim que SAMBA).

O que posso dizer é, comece o quanto antes, erre bastante, e deixe pra por dados sensíveis quando já tiver certa experiência no que tiver fazendo.

3 curtidas

Para coisas mais focadas em Apps assim, eu gosto muito do Umbrel, apesar de não ser a única alternativa. Tudo depende do quão complexo/robusto você quer tornar as coisas.

No Umbrel você pode instalar apps diversos e até instalar um Nextcloud para ter um “Google Drive like”, porém, até onde eu sei, ele não gerencia RAID de discos pela interface, e aí depende do que você quer fazer, e quantos HDs/SSDs você quer usar.

Se a intenção for fazer coisas mais complexas, talvez um PROXMOX como Hypervisor pode ser uma opção.

Você pode rodar o Umbrel numa VM, e em outra, rodar um OpenMediaVault ou TrueNAS com passthrough dos HDs para NAS.

Outra opção seria só rodar o TrueNAS Scale direto, ele tem suporte a docker e tem até uma “lojinha de apps” também, onde você pode instalar um Jellyfin, e ter streaming de vídeo e áudio.

Homelab/prod é muito legal e tem diversas formas de fazer, acho que o negócio é você ir testando coisas e ver qual você gosta mais de usar e qual atende melhor o que você gostaria de fazer.

Abraços e boa sorte! :slight_smile:

3 curtidas