Dicas de notebooks Linux [urgente] - RESOLVIDO

Amigos, eu estou vendendo meu pc gamer, e vou poder gastar uns 2500 no máximo com notebook, preciso de um notebook bom, de preferência um com linux já “embutido” para não perder a garantia ao tirar o Windows, esse notebook irei usar para trabalhos de office, design com Gimp, Inkscape e Krita, e jogar um wow classic no máximo. Agradeço desde já a todos que puderem ajudar

https://www.casasbahia.com.br/Informatica/Notebook/notebook-dell-core-i5-7200u-8gb-1tb-tela-15-6-linux-inspiron-i15-3567-d40p-13082544.html

Eu acho ridículo essa postura de algumas marcas (e isso vale para troca de versões do windows também, não só linux).

Uma solução simples para esse problema é, se comprar um note com win mesmo (que é 99% do que se tem no mercado) faça uma imagem do sistema ou clone o hd. Ai, caso necessite de levar na assistência, você só precisa fazer backup dos seus arquivos e restaurar o sistema com a imagem que você gerou.

2 curtidas

No ano passado comprei um Lenovo ideapad 320 e gosto muito dele. Na época paguei uns 2.3k, se eu me lembro bem, mais ou menos como você está querendo gastar.
Ele é: i5-8250U, 8GB RAM, 1TB HD, GeForce MX150.
Eu nunca tive problema no boot por causa da placa Nvidia, e consigo jogar alguns jogos relativamente bem.
Os problemas são o HD que é muito lento, e a bateria é razoável. Basta executar alguma tarefa que exija muito do HD, as vezes até mesmo copiar um arquivo grande, e tudo fica muito lento enquanto não termina. Mas basta no futuro comprar um SSD e boa. Inclusive estou querendo fazer isso nos próximos meses. Já a bateria dura umas 3h na média com brilho baixo e usando o driver da Intel.

Ahh, sobre a garantia, antes de comprá-lo eu pesquisei sobre isso e descobri nos fóruns da Lenovo, por postagens oficiais da Lenovo, que não há perda de garantia ao instalar Linux. A única coisa que eu fiz foi não remover completamente o Windows, até porque as vezes ele é útil (MS Office e atualizações da BIOS).

Eu dei uma olhada nos lenovo, só que a maioria reclama de superaquecimento nele, quanto ao hd, ele suporta ssd simultâneo ou apenas substituindo o Hd?

Obrigado pela ajuda amigo, quanto a fazer imagem do sistema, tenho um certo receio e pouca prática com isso, de qualquer forma, poderia indicar algum bom notebook nessa faixa de preço? É minha primeira vez com notebooks.

@deusgone, Eu nunca tive superaquecimento mas o “thermal throttle” é bem notável, infelizmente. Ou seja, quando eu executo alguma tarefa que exige muito da CPU após algum tempo o clock é reduzido para evitar o superaquecimento, o que acaba deixando a execução mais lenta. Mas não creio que outros notebooks na mesma faixa de preço sejam muito diferentes em relação a isso. Além disso, esse tipo de tarefa raramente é executado, a não ser que você precise renderizar coisas ou jogar jogos pesados o tempo todo, mas não é bem pra isso que esse tipo de notebook é feito. Também tem aquelas bases com ventiladores que ajudam nisso, ou simplesmente deixá-lo em um suporte elevado. Eu, por exemplo, trabalho com programação e não me incomodo em nada com isso, diferentemente do HD.

Sobre o SSD e HD, é sim possível ter os dois ao mesmo tempo, pois a bandeja do CD/DVD é vazia, e então com a ajuda de um Caddy dá pra instalar sem muito esforço um novo HD/SSD ali (English Community-Lenovo Community).

Até aonde eu sei, a garantia está atrelada ao hardware, não ao OS. Já tive 5 notebooks, tirei o Tela Azul, coloquei o Mint e nunca perdi a garantia.

Um colega me deu a ideia de pegar um Acer aspire com Endless Os, que eu posso voltar pra distro a qualquer hora, ou um PC qualquer com Windows e pedir reembolso da licença já é proibida venda casada de OS.

Mais interessante é pedir reembolso pelo OS. Já li relatos sobre, demora um bom tempo, mas a pessoa recuperou o que gastou com a máquina e ganhou praticamente o valor dela de volta.
Tem relatos no finado site Br-Linux, porém, os links originais não estão mais no ar.

Galera eu agradeço as respostas de todos, acho que vou ficar com um da lenovo excelente que encontrei com um hardware bem robusta, e tentar arriscar no estorno do windows, se não conseguir eu só instalo dual boot mesmo.

2 curtidas