Dicas de como posso usar o GIMP para Serigrafia?

Estou iniciando um curso pela plataforma Hotmart de Photoshop para Serigrafia; o curso recomenda usar o Photoshop na versão 6, em inglês, mas afirma que podemos aprender a usar as ferramentas de edição para qualquer software de edição avançado.

Não quero começar de cara pedindo ou afirmando que usarei o Gimp ou Photogimp, porque sou noob e não tenho conhecimentos avançados.

Então gostaria que esse tópico fosse uma ajuda aos que pretendem utilizar o GIMP não só para serigrafia mas qualquer outra finalidade. Assim que for surgindo dúvidas, postarei aqui.

Alguém utiliza o GIMP em projetos para serigrafia? Tiveram dificuldade no mercado de trabalho por não utilizar o Photoshop?

Na empresa usarei o Photoshop pelo suporte e estar instalado nas máquinas, mas em casa, ao passo que for estudando queria fazer a migração ao Gimp, para utilizar esta ferramenta opem source no lugar do programa proprietário. Especialmente também porque sou usuário Linux e não pretendo utilizar o Windows em minhas máquinas.

Olá!

Uma questão a observar é que para trabalhos de serigrafia você precisará atuar corretamente com as camadas de cores separadas para os registros. Sendo assim, acredito que você vai conseguir um trabalho bem mais exato utilizando o Krita que tem um suporte melhor em CMYK. Mas se a ideia for saídas mais simples pra serigrafia o melhor é ir para vetoriais e nisso um Inkscape para criação, mas vai ter que realizar toda uma adaptação ao exportar a fim de obter as camadas isoladas adequadamente.

Recomendo que para entender melhor, aprofunde no gerenciamento de cores, arquivos de perfil icc, calorimetria, bem como CMYK e pantone dependendo do nível de saída profissional que vai dar na serigrafia. Junto a isso pesquisar sobre o processo de controle de cores em sistemas com Linux (a não ser que utilize um rolling release completamente atualizado e com Kde plasma) mantenha-se em desktop environment com X11 para conseguir um mínimo de calibragem.

Agora, sendo bem realista, se você não pode pagar licença Adobe no momento, veja outro app como o Photopea ou o Photo da Serif ou ainda Xara, etc. que terão o suporte real ao gerenciamento de cores e suporte já homologado CMYK para saída final. E junto a isso usar o próprio Windows (ainda que não tenha ou compre licença, não é impedido de usá-lo). E falo isso por questão profissional e retorno imediato para entrega de trabalhos. E paralelamente você ir estudando e usando as soluções em sistema com Linux até ter prática em dar as saídas que atendam os requisitos profissionais.

Contúdo, se o seu caso for, tem tudo no trabalho e em pessoalmente não faz freela e nem precisa dar a saída profissional, ao o cenário é outro. Manda vê no Gimp, Krita e Inkscape e cia., mas lembra de aprender sobre CORES, FECHAMENTO DE ARQUIVO, ARQUIVO FINAL PRA IMPRESSÃO.

#sucesso ai!

2 curtidas

Eu utilizo KDE Plasma em minhas máquinas, o note antigo tá com o Fedora Kinoite, o mais novo, com o Tuxedo OS.

Obrigado pelas dicas, vou começar os estudos e testarei o Krita, Inkscape e cia.

1 curtida