Dica - Ubuntu mate tem uma falha de configuração que apaga a tela - solução

Boa noite.
Sou um usuário que fica entre Linux Mint Mate e Ubuntu.
Resolvi testar o Ubuntu mate após ler um livro do Kindle sobre ele.
Instalei o Ubuntu mate 21.10 que estava bem atualizado.
Deixei ele ligado e após algum tempo a tela apagava e dava para ver o desktop com os programas abertos mesmo com a iluminação do monitor desligada
Não adiantava mover o mouse , nem clicar na tecla enter ,nem clicar Ctrl+Alt+ Del. Tinha que reiniciar.
Mas a falha é fácil de contornar.
Ela é causada pelo protetor de tela que está configurado para iniciar sozinho em 30 minutos e apagar a tela mas por uma falha não retorna clicando enter.
A solução que contornar o problema é desativar o protetor de tela , definir o mesmo para o tempo máximo de 2 horas mesmo desativado.
Depois tem que configurar o gerenciador de energia para suspender em menos de 2 horas . Eu configurei em 30 minutos e defini para apagar a tela em 10 minutos.
Então baixei o caffeine e se quiser deixar o computador sem suspensão aciono o caffeine e se quiser economizar energia desativo o caffeine e a suspensão volta a acontecer como programado em 30 minutos.
O computador passa a voltar da suspensão clicando enter.
Aconteceu o mesmo em dois computadores, um que montei e um Lenovo core i3 com um ano de uso.
Espero ter ajudado.

1 curtida

muito bom, sempre tive uns problemas estranho com o mate no ubuntu, esse artigo pode ajudar.

Olá @DenisCampos , coloque por favor no título “[Dica]”, desta forma, fica mais fácil ainda de usuários com o possível problema acharem a solução no fórum :vulcan_salute:

1 curtida

Olá!

Sou um grande fã do projeto MATE.
Estranho essas questões com o screensaver, nunca ocorreu comigo por aqui em diversas máquinas que testei.

Você tem como reproduzir o erro?
Chegou a testar as variadas possiveis configurações de energia?
Tipo, você pode deixar apenas o screensaver, ou o screensaver seguido de suspensão, ou ainda depois do screensaver desligar a tela sem entrar em suspensão, ou ainda screensaver, desliga tela, suspensão ou até hibernação…

As vezes o que esta travando ai é retornar do modo suspensão e não do screensaver em si.

De qualquer modo é bem importante reportar diretamente lá no forum ou launchpad. Porque se é uma falha generalizada podem corrigir de vez.

Boa tarde.
Tentei várias configurações de energia antes de mexer no screensaver.
Deixei na opção nunca entrar em suspensão e nunca desligar a tela mas o erro ocorria.
Tentei a opção nunca entrar em suspensão e desligar a tela em 10 minutos. A tela apagava e voltava , mas desde que não passasse o tempo estipulado para o screensaver atuar , pois aí o defeito ocorria.
Então decidi avaliar se era o screensaver. Coloquei o screensaver para 2 horas que é o máximo possível e desmarquei as duas opções de ativar o screensaver e apagar a tela.
Então fiz o procedimento acima das configurações de energia , que era o que eu queria , e o problema foi contornado.
Como ficou solucionado para mim eu interrompi as tentativas de descobrir mais coisas e resolvi compartilhar.
Acho que ninguém mais usa screensaver atualmente.
Este problema não acontece no Linux Mint Mate 20.2 que usa uma versão anterior do ambiente Mate.
Provavelmente o problema será resolvido na versão LTS 22.04 do Ubuntu Mate.

1 curtida