[DICA] Programa para criar dispositivo usb multiboot

Para quem procura um programa prático para criar um dispositivo usb (pendrive, hd externo) multibootável, recomendo o YUMI. O programa possui o código aberto, mas só possui versões compiladas para o SO Windows. No entanto, é fácil utilizá-lo via wine e o desempenho do programa no Windows é tão bom quanto via Wine no Linux. Possui 2 edições, sendo uma a Legacy YUMI (sempre utilizei) e a outra YUMI UEFI (nunca utilizei). Sinceramente, eu não faço a mínima ideia da serventia e funcionamento da edição UEFI. Mas para quem precisa ou quiser utilizá-la, saiba de antemão:

A seguinte versão do YUMI UEFI é um trabalho em progresso que utiliza o GRUB2 para a inicialização do UEFI e do BIOS. Por favor, note que não é compatível com o padrão YUMI. As distribuições suportadas são limitadas e sua unidade USB deve estar formatada como Fat32 para suportar a inicialização no modo UEFI. (Somente o modo BIOS funcionará com unidades formatadas com NTFS).

Informações importantes do UEFI do YUMI: você precisará desativar a inicialização segura (se estiver ativada). A unidade deve estar formatada como Fat32 se você quiser inicializar o UEFI.

Configuração em 3 etapas

Após inicializar o programa e você aceitar os termos, irá para uma janela de configuração em 3 passos:

1. No primeiro passo, você seleciona o seu dispositivo, caso ele não aparece como opção na caixa de seleção, marque a caixa “Show All Drives?” que com certeza seu dispositivo aparecerá depois (se seu computador reconhecê-lo obviamente).
    IMPORTANTE: selecione o dispositivo correto

2. No segundo passo, você seleciona a distro que quer usar. Caso não esteja na lista, recomendo utilizar a opção “Try Unlisted ISO (via SYSLinux)”.

3. O terceiro passo é apenas para selecionar a ISO da distro, ou seja, você tem que ter a ISO da sua distro baixada e disponível. Marque a caixa “Show All ISOs?”, clique em “Browse”, procure e selecione o diretório em que a ISO se encontra e por fim clique “Abrir”. Pronto!

Se o pendrive não estiver no formato adequado irá pedir para formatar o pendrive (ou hd externo). Para adicionar + de 1 distro é só repetir o processo (sem formatar o dispositivo), lembrando que geralmente o tamanho da ISO é aproximadamente o tamanho que será ocupado no dispositivo. Você também pode utilizar a função de remover distros. Eu não sei se existe limite de distros que podem ser adicionadas, mas já adicionei 5 num pendrive de 8 gb (e ainda tem espaço). Bom pessoal, é isso, espero que tenham gostado da dica!

2 curtidas

O MultibootUSB tem versões para Windows e Linux.
Tenho um pendrive com 6 distros.
Funciona muito bem.

1 curtida