Se voce quer dar um upgrade no monitor ou conhece alguem que queira e esta pessoa usa linux em placas AMD ou NVIDIA, NÃO RECOMENDE o monitor Philips 27" 4k 276E8VJSB/57.
Pois o mesmo não foi feito para ser usado com linux.
até funciona mas fica muito ruim.
por incrivel que pareca, eu pensei que nunca isso poderia acontecer e também não tem ninguem relatando esse problema na internet com esse modelo especifico de monitor.
Eu tive a infelicidade de comprar um e descobrir que essa maravilha não funciona com linux em placas AMD e NVIDIA por falta de interesse da fabricante eu acredito ser.
segue resposta do atendimento ao consumidor quando relatei que o produto não funciona adequadamente no linux com placa grafica AMD e NVIDIA:
Você pode detalhar o que significa “não funciona”?
Não dá nenhum tipo de vídeo? Falta suporte a algum recurso do monitor?
De forma geral, os padrões que fazem um sistema ser “capaz de dar imagem” são liberados para uso, mesmo que algumas especificações como os HDMI mais recentes apresentem alguns problemas de compatibilidade.
Sugiro que também compartilhe informações sobre o seu hardware, assim talvez a comunidade consiga auxiliar de alguma forma.
Problema é que a tela fica preta na hora que deveria aparecer a tela de login, o monitor trava com a luz acesa, não abrindo mais nem o menu do proprio monitor.
Que trem esquisito, até pq com a GPU Intel em Linux funcionou. Me parece alguma incompatibilidade de drivers de vídeo de gpus AMD na distribuição usada.
Precisaríamos de mais cenários de teste para ter certeza do que rolou, mas pelo que vi no seu outro post, você devolveu o monitor? No seu lugar eu devolveria e iria de outra marca tranquilamente.
Pesquisando em sites gringos, existem monitores (suponho que sejam raros), que não são suportados por distros Linux, seja por falta de drivers, seja por blacklist no vBIOS (fabricantes podem ter contratos com a Microsoft, Nvidia, AMD, para funcionar somente no Windows e/ou entre dispositivos específicos, por exemplo), pode ser Kernel, entre outros…
Falando de vBIOS, curiosidade:
Passava ao contrário comigo mas, quando eu tinha o laptop Thinkpad T450 da Lenovo, a tela dela era HD, mas tinha disponível no mercado o modelo FHD. Ocorria que no Windows, a tela FHD só funcionava com o brilho em 100%, mas nas distros Linux resolvia, funcionava perfeitamente. Esse problema era relacionado com o blacklist na vBIOS. Acredito que o modelo FHD seria para laptops mais “premium” e então eles colocavam no blacklist do vBIOS do T450, somente os suportados e faziam acordos com a Microsoft.
Bom como é um PC Desktop, computador de mesa, eu faria 2 testes:
Tenta instalar uma Distro Linux com Kernel 6 ou superior;
Tenta conectar o Philips como monitor secundário e pelo monitor padrão acessar as configurações gráficas, de resolução, logs e etc;
Por segurança e se necessário, faça e/ou tenha backups de dados importantes antes de tentar quaisquer sugestões, tutoriais e etc… pois coisas inexplicáveis podem acontecer…
Com displayport não funciona? Pq como o Edson falou HDMI padrão mais recente “pode” não funcionar 100% no Linux dependendo de outros fatores de hardware também…além do hw info ds cabos usados tambem