[Dica] Jogos Educativos Livres

Em minhas pesquisas internet a fora, encontrei vários jogos para GNU/Linux que vão além do mero entretenimento, podendo funcionar como boas ferramentas de ensino e aprendizagem. Decidi elaborar uma lista de jogos “didáticos” com uma breve descrição de cada um, seguindo os critérios de que os jogos possuam uma proposta didática por parte de seus desenvolvedores, que tenham o código aberto e disponível. Creio que estes jogos possam ser usados em aulas de determinadas disciplinas nas escolas, mas para que isso seja possível é necessário que os docentes estejam familiarizados com GNU/Linux e que os laboratórios de informática em escolas possuam alguma distribuição em seus micros. Porém, essa é uma questão que vai além do meu objetivo com esta publicação, então vou me ater a elaboração da lista de jogos didáticos, sendo eles:

  • Atomix

Atomix é um jogo de quebra-cabeça onde você move átomos para construir uma molécula. Você começa o jogo com o mapa cheio de paredes e alguns átomos, que você pode mover em qualquer direção. No entanto, os átomos não param até atingirem uma parede ou outro átomo. Você pode ver uma prévia de qual molécula você tem que construir, e você tem que fazer o seu melhor para descobrir onde construir a molécula e mover os átomos para lá.

Texto retirado da Wiki do jogo e traduzido via Google Tradutor

O jogo pode ser uma boa ferramenta para ajudar a memorizar o nome das moléculas, fórmulas químicas delas e a geometria molecular (todas estas infos estão visíveis no canto direito da janela do jogo). No começo a jogabilidade é confusa, pois os átomos só se movem nos extremos das direções, além de não possuir instruções de como jogar. Para jogar, o modo mais fácil que descobri é clicar em determinado átomo e movê-lo com as setas direcionais do teclado.

  • Biogenesis

Biogenesis simula de maneira visual os processos envolvidos na evolução de organismos unicelulares na natureza. Ele tenta ser uma aproximação didática às idéias de mutação ou evolução e pode ser apreciado também como entretenimento. Seu objetivo é servir de apoio para mostrar aos alunos alguns fatos biológicos básicos.
A ideia de Biogenesis é tirada da vida primordial, mas é um projeto independente.

Aqui estão alguns dos principais objetivos que este projeto está tentando alcançar:

  1. O aplicativo deve ser multiplataforma.

  2. Deve haver traduções em vários idiomas. No momento, existem apenas traduções em catalão, inglês e espanhol.

  3. A representação deve ser abstrata e simplificada, mas ainda precisa cientificamente.

  4. Deve ser ativamente mantido.

  5. Uma boa documentação deve ser anexada ao aplicativo.

  6. Deve ser divertido.

Toda a simulação é feita através de organismos formados por segmentos coloridos. Cada cor tem um significado, então é fácil saber o que um organismo faz simplesmente olhando para ele. Os organismos se reproduzem e seus descendentes são semelhantes, mas possuem algumas mutações que os tornam únicos. Somente aqueles que têm mutações positivas serão capazes de sobreviver e se reproduzir, então a evolução ocorre.
Os organismos têm diferentes metabolismos e irão interagir tanto com outros organismos como com o ambiente, que por sua vez também é afetado pelos processos biológicos que ocorrem.
Alguns dos conceitos presentes na biogênese são:
• Evolução
• Mutação
• Código genético
• Metabolismo
• Fotossíntese
• Respiração
• Ciclo de carbono
• Ciclo de oxigênio
• Fator limitante
• Ecossistema

Texto retirado da página inicial do projeto e traduzido via Google Tradutor

  • Colobot: Golden Edition

Colobot é um jogo de estratégia em tempo real. De certo modo. Mas não é …

E foi isso que tornou o jogo especial em nossa infância, ou talvez no início da idade adulta. Ao contrário da maioria dos jogos RTS, o Colobot não requer táticas, mas requer pensamento. Outra diferença seria o fato de que não controlamos o jogo a partir de uma câmera de “deus”, vendo tudo de cima, mas, na verdade, estamos controlando cada unidade que fazemos ou encontramos. Isso poderia causar o problema, de não ser capaz de controlar 2 unidades de uma vez, mas é quando uma outra reviravolta entra. A Colobot tem sua própria interpretação da programação de robôs, que é feita completamente pelo jogador em uma linguagem chamada CBOT. , juntamente com algumas dicas e sugestões do fiel sistema SatCom. Os robôs programados funcionam em um nível similar à brutalidade de escrever um programa real, o que significa que ele requer a quantidade certa de precisão, com a combinação certa de imaginação.
Mas então, você pode jogar sem programar os robôs se quiser. Isso tudo depende de você!

O jogo recebeu endossos e prêmios por suas capacidades educacionais, ensinando aos adolescentes os fundamentos de algoritmos e comandos similares a C ++ e Java. Depois de um valente esforço da Comunidade Polonesa, a EPSITEC forneceu o código-fonte em uma licença GNU GPLv3 e permitiu que a comunidade usasse o título “Colobot” em seus próximos projetos.

Texto retirado da página Learn more do site oficial e traduzido via Google Tradutor

  • Cultivation

Um jogo de Jason Rohrer

Cultivo é um jogo sobre uma comunidade de jardineiros cultivando alimentos para si mesmos em um espaço compartilhado.
O cultivo é bem diferente da maioria dos outros jogos. É uma simulação social, e a principal forma de conflito é sobre os recursos da terra e da planta - não há disparos, mas há muitos olhares de raiva. Também é uma simulação de evolução. Dentro do mundo do Cultivo, você pode explorar um espectro virtualmente infinito de diferentes variedades de plantas e jardineiros.
Todos os gráficos, sons, melodias e outros conteúdos no Cultivation são 100% processualmente gerados no tempo de reprodução. Em outras palavras, não há mapas de textura pintados à mão - em vez disso, cada objeto tem uma aparência única “crescida”. Toda vez que você joga, o Cultivation gera visuais, músicas e comportamentos novos.

Requisitos

Requeridos:
• OpenGL
• Mouse

Recomendado:
• Placa 3D que pode renderizar OpenGL
• Processador de 400 MHz ou mais rápido
• Fones de ouvido estéreo

Notas:
O desenvolvimento e o teste ocorreram em um computador PPC de 250 MHz sem uma placa aceleradora 3D (em outras palavras, usando a renderização de software OpenGL). O cultivo é realmente jogável em um sistema magro como este, embora seja muito mais suave em um computador mais rápido com uma placa 3D.
Se você tiver um computador mais antigo, poderá melhorar o desempenho do Cultivation desativando alguns dos recursos gráficos mais complicados. Abra o arquivo incluído features.txt com um editor de texto (a alteração de “1” para “0” desativará um determinado recurso).

Texto retirado da página inicial do projeto e traduzido via Google Tradutor

  • Gcompris

O GCompris é uma suíte educacional de alta qualidade, que inclui uma grande quantidade de atividades para crianças com idade entre 2 e 10 anos. Algumas atividades são de orientação lúdica, mas, ainda assim, de cunho educacional.

Aqui está a lista de categorias de atividades com alguns exemplos:
• descoberta do computador: teclado, mouse, touchscreen, …
• leitura: letras, palavras, prática de leitura, digitação de texto, …
• aritmética: operação com números,memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, …
• ciências: controle do canal, ciclo da água, energia renovável, …
• geografia: países, regiões, cultura, …
• jogos: xadrez, memória, ligue 4, forca, jogo da velha, …
• outros: cores, formas, Braille, aprenda a dizer as horas, …

Atualmente o GCompris oferece mais de 100 atividades e está em constante evolução. O GCompris é um software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.

O projeto GCompris é armazenado e desenvolvido pela comunidade KDE.

Texto retirado da página inicial do site oficial

  • Infon Battle Arena

Um jogo multiplataforma, de código aberto, na qual você controla criaturas usando a linguagem de programação LUA e as deixa competir por comida e sobrevivência. É interessante principalmente para quem está aprendendo a linguagem LUA.

  • Tangomon

Tangomon é um jogo educativo de combate a monstros, similar em conceito à popular série Pokemon, mas com um toque educacional.
O jogador começa com um “Tangomon” e três “Tangojis”. Tangomon são monstros que existem no mundo do jogo. Tangojis são usados para comandar o Tangomon do jogador para atacar e defender; são termos que o jogador quer aprender, por ex. palavras de vocabulario (em inglês). Quando o jogador sente que aprendeu um determinado Tangoji suficientemente, ele pode ser convertido em um “Tangokan”, que pode ser usado para capturar o inimigo derrotado Tangomon.
O jogo não tem final. Em vez disso, o objetivo do jogo é coletar todos os Tangomon, e o jogador pode então redefinir o estado do jogo e começar tudo de novo desde o início, mantendo o mesmo conjunto de Tangojis e Tangokans.

Texto retirado de https://libregamewiki.org/Tangomon e traduzido via Google Tradutor

O jogo funciona com a mesma mecânica da clássica série de jogos RPG do Pokémon, mas quando o seu tangomon encontra outro, você precisa responder questões para atacar ou defender algum ataque do tangomon inimigo. As questões são variadas, de conhecimentos gerais, dos quais são relativos a língua e história Estadunidense (afinal de contas o jogo foi feito por norte americanos e está todo em inglês). Porém, há também questões de Matemática, Física e Geografia Apesar de ter uma boa proposta, as perguntas vão ficando repetitivas, o que torna desestimulante continuar jogando por mais de meia hora.

  • Tux4you Genesis

Basicamente, trata-se de um jogo multiplataforma de RPG que ensina a história do software livre e comandos do GNU/Linux, desenvolvido na engine de código aberto RPGBoss. Para mais informações sobre o jogo, acesse o site do projeto, inclusive tem um vídeo do @Dio sobre o jogo.

  • TuxMath

Basicamente, um jogo destinado a crianças para treinar suas habilidades em resolver problemas matemáticos. Para mais informações, veja esta excelente matéria do ESLI-NUX sobre o jogo.

2 Curtidas

Ótimo tópico, deixava minha filha utilizando alguns destes jogos, acho que faltou aí o Numpty physics.

http://numptyphysics.garage.maemo.org/

Não sei como anda o desenvolvimento pois minha filhota já está com 22 ( ela utilizava entre os 6 e 10 anos), mas além deste ela se lembra sempre do “Bem vindo ao Gcompris”, ela gostava muito de utilizar o desktop do pezinho, com os games que instalava para ela inclusive os do KDEEdu.

2 Curtidas