Na verdade gosto muito do Chrome OS.
Já até usei o Chrome Os Flex e pra mim ficou jóia! Única coisa que não gosto tanto do Chorme OS quanto do Chrome OS Flex é a limitação de personalização.
Então, criei uma personalização no gnome de como o Chrome OS deveria ser na minha opinião.
E bem que eu queria usar no trabalho, mas o compliance não deixa! Kkkkkk
Só Windows, e as coisas vão tão devagar lá que nem o 11 liberaram ainda!
Já até criei outra com uma carinha do Windows também.
Vai que uma hora cola! Haha
Rapaz, não liberar o Windows 11 é complicado já que ele tá sem suporte oficial da Microsoft (e fazer o pix pro suporte extendido é bem carinho hehe).
Lá no trampo a gente trocou os computadores já pensando no Windows 11 como padrão, então foi uma transição dupla. Mas nunca consegui permissão pra usar linux lá hehe
Cara, lá no trablaho tem um compliance de segurança absurdo…
Nunca vi um ambiente tão fechado!
O 10 que usamos ainda é limpo ao extremo e cheio de bloqueio.
Já começaram a migrar para o 11 mas estão por fazes trocando as máquinas.
E Linux tiveram um Lab a muito tempo atrás.
Conheci um cara semana passada que usa um Ubuntu, mas o cidadão é um dos mestres da empresa, então tem alguns “passes livres”… Kkkkk
Tô vendo se consigo convencer o chefe a me deixar mudar.
No meu trabalho também, eu implementei a maioria dos controles lá inclusive.
Manter um sistema desatualizado com um monte de vulnerabilidades conhecidas tá longe de ser uma boa prática de segurança, e esse foi um dos motivos de termos adotado o Windows 11 na padronização de equipamentos.
Talvez seu ambiente seja bem maior do que o que eu lido aqui (cerca de 100 dispositivos windows), então devem estar fazendo faseado por falta de braço e medo de parar tudo mesmo, nesse caso, concordo plenamente.
É bem isso mesmo.
Têm muitas ferramentas legadas e estão migrando por área.
Eu como faço a administração só dos servidores Linux fico só esperando. Alguns da minha equipe já estão com o 11, mas já disseram que tem uma porrada de coisa bloqueada.
Preferia que me liberassem o Linux.
Mas, paciência… Se pelo menos chegar logo o 11 já me conformo.
Um dos motivos de termos adotado o Windows 11 foi que o controle de dispositivos tá muito mais maduro, a gente realmente consegue proteger o ambiente de gente mexendo com coisa que não deve (os usuários mais avançados da empresa são os do TI, então não tivemos problemas com as nossas restrições limitarem o uso de alguém.)
Mas no caso de vocês, caso os usuários mais técnicos estejam se sentindo limitados demais pelas restrições, eles devem listar os ajustes que precisam e mandar pra serem avaliados.
Se eles estão com o gerenciamento de dispositivos centralizado na Microsoft (Intune), é possível criar perfis distintos de permissão para perfis diferentes de usuários.
Podem ser que não aprovem tudo, mas melhorem a qualidade de vida de vocês pelo menos.
Segurança tem que ser um equilíbrio, restringir, mas nunca demais, pra não atrapalhar as coisas fluírem.