[Dica de jogo] Bootfighter Windows XP SP-2 (Freeware)

wine
jogos
#1

Olá pessoal, estou disponibilizando para o download o jogo Bootfighter Windom XP sp-2, um clone dos clássicos jogos da franquia Gundam. Infelizmente o jogo não é open source, então não tem como jogá-lo em modo nativo. Porém, o jogo funciona bem via wine, em meus testes apresentaram apenas alguns problemas em determinadas configurações de vídeo (em algumas configurações dava erro na inicialização do Direct3D e DirectGrafics).

Trailer: YouTube

Gameplay: YouTube

Informações sobre o jogo no WineHQ: WineHQ - Bootfighter Windom XP SP-2

Infelizmente, o site oficial não está + ativo e não foi fácil encontrar um link ativo para download da versão com melhores resultados no wine (a última versão - bootfighter_windom_xp_sp-2.net_v1.031). Estou disponibilizando, aqui, um link para Download

Requisitos mínimos:

 Pentium III 1 GHz
 256 MB de RAM
 Placa gráfica compatível com DirectX 9.0c com 64 MB VRAM
 Placa de som compatível com DirectX 9.0c

Recomendado:

 Pentium 4 2 GHz
 512 MB de RAM
 Placa gráfica compatível com DirectX 9.0c com 128 MB VRAM
 Placa de som compatível com DirectX 9.0c

Além disso, os seguintes requisitos se aplicam:

 Para HDR e sombras, sua placa deve suportar o Pixel Shader 2.0.
 O DirectX 9.0c deve estar instalado.
 O .NET Framework 2.0 deve estar instalado.

Não precisa se preocupar com tais requisitos se seu PC estiver com 2 gb de RAM, um processador razoavelmente atual (o jogo é de 2008) e o wine atualizado. Particularmente, achei satisfatório jogar com as configurações no Hight quality (1280x720), full screen, com sombras em Medium quality.

Modos do jogo

  • Survival Mode
    Neste modo você luta com seu próprio mecha contra 2 mechas da CPU. Você ganha um número de vidas, dependendo do seu mecha, e com isso você deve tentar vencer os mechas da CPU sempre que possível. Quando seu jogo terminar, sua pontuação pode ser registrada em uma lista de pontuação alta. Já que você está lutando contra 2 mechas, é aconselhável ter um mecha razoavelmente universal, em vez de um tipo que se concentra principalmente em ataques de longo alcance ou em ataques corpo a corpo.

  • Pratice mode
    O modo de praticar é apenas contra um mecanismo de CPU. O mecha não te ataca, então você pode praticar seus movimentos e atacá-lo.

  • Team battle mode
    Você começa com 2 equipes, o jogo continua até você derrotar o time inimigo. Dado que muitos mechas participam, o jogo pode reagir um pouco lentamente, mas isso melhora à medida que o jogo avança.

  • Blitz tatics mode
    Assim como o Team Battle, você começa com 2 equipes e o jogo é bastante difícil. Desta vez, no entanto, você recebe 2 naves de guerra que entregam unidades e devem ser destruídos. A equipe que primeiro destrói as naves de guerra das outras vence. Porque os mechas desta maneira não respawnen é importante não perder de vista isso.

  • Online contest mode
    Também é possível jogar online com os outros, com o modo de competição online. Aqui você insere o endereço IP ou o nome do host, seguido pelo seu nome, mecha e piloto. O mecha não é fixo e também pode ser trocado uma vez na sala, então não há problema se você escolher o mecha errado para a conexão.

Personagens

Uma das coisas legal deste jogo é que o nome dos mechas são relativos à sistemas operacionais. Vou falar brevemente de alguns deles e o resto vocês descobrem através da gameplay (o que penso eu que seja mais divertido). Ah, o tipo de armas que cada mecha usa aparece na tela de seleção.

  • KD-05 Whistler WindomXP
    Um mecha que se concentra mais em batalhas à distância e suporte. O míssil de cruzeiro é o mais poderoso do arsenal, mas lento e ineficiente, porque muitas vezes perde o inimigo. Com seu sabre de luz e rifle, é uma unidade que também funciona razoavelmente bem em combates corpo-a-corpo, caso isso falhe, pode transformar seu escudo para fugir rapidamente.

  • KD-06 Longhorn Windom Vista
    Um mecha que funciona bem em todas as áreas. Ambas as opções a distância e corpo-a-corpo são razoavelmente boas e, portanto, é um ótimo mecha para o iniciante ou avançado (claramente um apelão). O sabre de luz longo garante um bom golpe corpo-a-corpo, pelo qual ele pode ser alternado com um ataque em branco pelo laser de alta intensidade.

  • KD-08 Iris Linux
    Uma mecha com caracterizações femininas e de maga. Ambas as opções a distância e corpo-a-corpo não são realmente boas, mas seu ataque especial é excelente, pois ataca todos mechas dentro de uma área delimitada pelo círculo mágico e causa bastante dano. Tem também os cristais que a mecha sumona e q fica atacando os inimigos a média distância, algo que compensa a falta de bons danos em outros ataques.

  • KD-08-02 Cymbidium Linux
    Um mecha com caracterizações de anjo e de paladino. É ótimo em combates corpo-a-corpo e também pode ser bom a distância, mas exige uma certa experiência pra saber jogar bem com ele. Possui um escudo que reduz dano quando usado e seu ataque especial é a ativação de um chicote de luz que causa bom dano em ataques corpo-a-corpo.

Curiosidade: há um grupo no Facebook sobre o jogo, foi dando uma olhada lá que descobri que há uma versão comercial, o Ultimate Knight WindomXP. Aparentemente, também há no grupo arquivos para adicionar novos mechas, mas não cheguei a testar, talvez um dia eu até faça algum novo mecha.

3 Likes
#3

Joguei muito ele que saudades :upside_down_face:

1 Like
#4

O jogo é muito bom, só peca em não possuir áudio (ou via wine não funciona) e por ter um lag desgraçado no modo de blitz (quanto + mechas vão sendo sumonado pior fica). É uma pena que ainda não tenha um jogo similar e open source. Mas ok neh, estou estudando desenvolvimento de jogos também com esta finalidade (de elaborar e colaborar com novos projetos de jogos em código aberto).