Se você também tinha essa dúvida — para usá-lo, por muito tempo eu tive que abrir o Google, pesquisar por “travessão”, copiar o caractere e colá-lo no meu editor de texto — seus problemas acabaram. Siga aí o passo-a-passo:
Abra as Configurações e procure pelas opções de Teclado;
Em Entrada de caracteres especiais, por padrão não haverá nenhuma tecla atribuída como tecla de composição. Escolha uma — no meu caso, atribuí o Alt da direita, também conhecido como Alt Gr.
Isso deve ser o suficiente. Para usar o travessão, basta você segurar sua tecla de composição e pressionar o hífen (-) três vezes. Assim você poderá escrever seus diálogos com muito mais facilidade.
— Lino, um carro pi** x celta 2012. Os dois a 80 tu acha q vai ficar um do lado do outro?
— Gustavo, sim filho da p***. 80km é 80 km arromado.
— Lino, creio que não.
Observação importante:
Suponho que este método possa ser replicado em distros com outras interfaces. Mas como estou usando Gnome atualmente, aqui posso garantir que funciona. Contribuições são bem-vindas.
Não sei se o LXQt permite o mesmo hoje. Tempos atrás, não havia procedimento por interface gráfica, era preciso editar arquivo de configuração. Parece que ainda é assim.