[DICA] Como usar o travessão em distros com Gnome

Se você também tinha essa dúvida — para usá-lo, por muito tempo eu tive que abrir o Google, pesquisar por “travessão”, copiar o caractere e colá-lo no meu editor de texto — seus problemas acabaram. Siga aí o passo-a-passo:

1. Abra as Configurações e procure pelas opções de Teclado;
  2. Em Entrada de caracteres especiais, por padrão não haverá nenhuma tecla atribuída como tecla de composição. Escolha uma — no meu caso, atribuí o Alt da direita, também conhecido como Alt Gr.

Isso deve ser o suficiente. Para usar o travessão, basta você segurar sua tecla de composição e pressionar o hífen (-) três vezes. Assim você poderá escrever seus diálogos com muito mais facilidade.

— Lino, um carro pi** x celta 2012. Os dois a 80 tu acha q vai ficar um do lado do outro?
— Gustavo, sim filho da p***. 80km é 80 km arromado.
— Lino, creio que não.

Observação importante:

Suponho que este método possa ser replicado em distros com outras interfaces. Mas como estou usando Gnome atualmente, aqui posso garantir que funciona. Contribuições são bem-vindas.

4 curtidas

Você pode utilizar um aplicativo como o Espanso para fazer a substituição, ficando automático.

1 curtida

Essa dica também vale para o traço (–) e vários outros caracteres.

A atribuição de tecla de composição (compose key) é definida por interface gráfica nos outros ambientes desktop também. Só varia o caminho.

. KDE Plasma
. Cinnamon
. MATE
. Xfce

Não sei se o LXQt permite o mesmo hoje. Tempos atrás, não havia procedimento por interface gráfica, era preciso editar arquivo de configuração. Parece que ainda é assim.

2 curtidas

Esse é o teclado no KDE – e basta escolher uma “tecla de acesso ao 3º nível”, para digitar os caracteres à direita do “normal”:

æ ß ð ŋ © ® µ « » “ ” ← ↓ ↑ →

Travessão, copio de um arquivo “Diversos.txt”, que está sempre aberto numa das abas do Kate :rofl:

4 curtidas

Opa! Voltando ao assunto.

No i3wm, alguém sabe como posso personalizar alguma tecla para exibir o travessão?

1 curtida

Googlando “i3wm, keyboard, dash”, encontrei isso aqui no Reddit — além de muitos outros resultados:

https://www.reddit.com/r/i3wm/comments/5h7jzz/can_i_bind_a_shortcut_to_type_a_special_character/

Como não tenho i3wm para experimentar, isso é tudo que posso sugerir.

1 curtida

Desculpe a ignorância, como é que acessa esse teclado?

opa…

Na aba “Avançado” (Advanced), escolhi a tecla “Left Win” – que costuma vir com uma Logo do Windows.

Também dá pra chegar lá por esse outro caminho:

É só escolher a tecla que você preferir – e que não vá lhe fazer muita falta.

No meu caso, “perdi” todos os atalhos que usavam essa tecla. – Eu nunca usava, então para mim não fez falta.

Fica entre “CTRL” e “Alt”, do lado esquerdo do teclado:

Obrigado pela chamada!

Pensei em explicar isso lá no comentário original, mas parece que não posso mais editá-lo.

EDIT - Caso se refira a “como acessar essa imagem do layout do teclado”…

Selecionar um dos layouts – e clicar em “Preview”:

2 curtidas

Obrigado! Muito bem explicado!

1 curtida