[DICA] Como organizar as entradas de programas do Menu Iniciar

Quem usa Windows já sabe que cada programa instalado pode criar “pastas” na lista de aplicativos. O problema é que muitas vezes acabam tendo várias pastas com apenas um programa, ou um programa e atalhos para web ou desinstalar.
Muitos não sabem que o Menu Iniciar é organizado de acordo com um diretório. O que você mudar neste diretório muda o Iniciar também.
Observe o meu:

(ignore o lag, dá pra ver pelo menos)

Cada programa instalado pode criar pastas com atalhos neste menu. Para programas instalados para todos os usuários, estes atalhos se encontram em C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs. Para programas instalados para um usuário só, se encontram em %APPDATA%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs. Em ambas as pastas você pode adicionar e remover pastas e atalhos, sendo que na primeira as modificações acontecerão para todos os usuários e na última apenas para o usuário que você quiser. No meu caso eu removi todas as subpastas e coloquei os atalhos de programas na pasta mãe (Programs), deixando apenas uma para os programas do Windows. Sendo assim, apenas são exibidos os atalhos, não pastas.

1 curtida

Esqueci de pontuar, QUALQUER atalho pode ir nessa pasta. O Flashpoint não está instalado, pois é Portable. Sendo assim, inseri a pasta do Flashpoint em C:\Program Files e coloquei um atalho na pasta do Menu Iniciar, assim fica como se ele tivesse sido instalado, com uma entrada no Menu. Para o TaskbarX, idem.

1 curtida

Você pode, inclusive, alterar os nomes ou ícones que aparecem no menu Iniciar, já que atalhos permitem tal mudança.

1 curtida

È seguro substituir por %APPDATA%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs

1 curtida