Olá, estou escrevendo este tópico para ajudar quem está buscando uma forma de rodar o Yu-Gi-Oh! The Dawn of New Era (YGO PRO) no Linux. Infelizmente, até o momento, não há uma versão feita para Linux (embora foi anunciado pelos devs em seu discord que estão trabalhando nisso) e precisamos rodá-lo usando uma camada de compatibilidade com a versão de Windows dele. Também, para facilitar, usaremos um programa chamado “Bottles” que é uma interface/gerenciador para o Wine que facilita bastante na criação de espaços isolados para instalação sem quebrar outras instalações do wine.
Obs: Para os mais avançados e que querem as informações diretas sem precisar ficar lendo o tópico, usamos a dependência do dotnet40 e dotnet45, além do DXVK.
Sua máquina precisa atender alguns requisitos e antes de continuar, verifique se:
- Seu dispositivo tem suporte a OpenGL 4+;
- [ Opcional ] Seu dispositivo tem suporte a Vulkan (para rodar a versão que faz compatibilidade de DirectX para Vulkan).
Caso contrário, pode ser necessário rodar em modo software (que é lento) ou ele nem conseguir abrir, por isso, verifique estes requisitos. Normalmente placas um pouco recentes atendem perfeitamente.
Então, vamos lá.
Pré instalação
- Ao baixar como normalmente ele é baixado, irá vir com um arquivo “.exe” para a instalação. Deixe salvo na pasta de Downloads de sua distribuição Linux, pois iremos usar depois.
- Instale o programa “Bottles” disponível no flathub.
- Depois de instalado, abra o Bottles e espere ele fazer todas as configurações iniciais necessárias.
Criando uma “Garrafa” para o YGO PRO
- Com tudo certo, clique no símbolo de mais “+” no canto superior esquerdo do Bottles, que irá abrir um popup, clique em “Custom”, então digite na caixa do “Nome” algo que identifique que ali está ele, como no meu caso, coloco “YGO PRO”, deixe tudo como está nas “Opções avançadas” e clique no botão “Criar” no canto superior direito do popup. Espere até a criação.
- Clique no nome da “Garrafa” que você criou.
- Irá abri-la, mas antes, iremos instalar algumas dependências. Clique em “Dependências” e instale o “dotnet45” na lista (ele também irá instalar junto o dotnet40). Fique atento ao símbolo de carregamento, tenha certeza que ele tenha concluído a instalação antes de continuar para próxima etapa.
- Concluído, vá para “Detalhes e Utilitários” e clique em “Run executable”. Lembra do primeiro passo? Irá abrir um popup onde iremos selecionar o arquivo .exe que baixamos do YGO PRO.
- Fazendo isso, basta proceguir normalmente com a instalação.
- Depois da instalação concluída, vá em “Programas” e clique no ícone de refresh “buscar programas instalado”. E pronto, estará lá para jogar!
- Caso você esteja instalando o YGO PRO 2, é necessário baixar as fontes do sistema, que está lá na aba de dependências na lista com o nome de “allfonts”, pois se não tiver isso, as letras não aparecem.
- [ Opcional ] Vá em “preferências” e ative o DXVK. Ele melhora o desempenho porque roda ele usando o Vulkan sob o DirectX, mas seu dispositivo tem que ser compatível. Há também umas opções como GPU Dedicada e FSync.
Toda vez que precisar abrir o YGO PRO, abra o bottles, selecione a garrafa dele e ali na aba de programas, clique no botão de Play para inicia-lo! Ele está isolado ali e não vai quebrar caso mexa em seu wine do sistema ou de outras garrafas.