[DICA] Como "desativar" a atualização automática dos Snaps

Se assim como eu você não quer que os apps em snap atualizem a qualquer hora, tem um macete para burlar essa atualização automática, e é bem simples por sinal, o primeiro passo é pensar num horário em que sempre está com o computador desligado, e então configurar o Snap para atualizar apenas nesse horário, no meu caso o meu PC sempre está desligado na segunda-feira às 4 da manhã, então configuro assim via terminal:

sudo snap set system refresh.timer=mon,04:00

Para conferir se a alteração funcionou execute o comando abaixo:

snap refresh --time

Dessa forma os snaps não são mais atualizados automaticamente pois o PC sempre estará desligado no horário programado, e aí basta executar o comando abaixo quando quiser atualizar:

sudo snap refresh

Ou então caso deseje que atualize automático toda vez que ligar o PC, adicione o comando no crontab:

sudo crontab -e
---------------
@reboot /usr/bin/sudo /usr/bin/snap refresh

Então é isso pessoal, esse macete resolveu o problema que tinha de atualizar os apps enquanto eu estava usando, no meu caso era o VSCode porque sou desenvolvedor e fico com ele aberto o dia todo, e só quem passou por isso sabe como é chato :joy:.

Espero que essa dica ajude alguém.

Abraços.

6 curtidas

O fato de só poder “agendar” atualizações automáticas em vez de desativar definitivamente:

2 curtidas

Prefiro deixar isso automatico do que lembrar de fazer

@Capezotte e @ruanelivelton18, por isso coloquei um crontab para atualizar quando ligo o PC. :wink:

Se tivesse isso na configuração resolvia o meu problema, provavelmente vocês nunca tiveram esse problema porque não ficam com o mesmo app em snap aberto o dia todo!

Pq? A atualização encerra o snap em execução?

Sim, e as vezes nem reabre, teve vez que duplicou ficou duas instâncias em aberto, é meio aleatório, eu li que tem uma alteração que pretendem fazer para não atualizar apps em execução, mas não sei quando vão implementar por isso fiz esse macete.

Por padrão o snap checa por atualização 4 vezes ao dia, e não importa se o app está aberto ou não.

1 curtida