Dica - Cheats DesmuME

Instalei o DesmuME (emulador de Nintendo DS) aqui no meu notebook para meu primo jogar um pouco de Pokemon. Como ele gosta de usar cheats (eu sei, não tem graça, porém ele gosta de usar), ao tentar usá-los na versão que instalei (0.9.11-2) a opção não estava disponível. Não sei se isso é do jogo que ele estava jogando ou se em todos os jogos acontece isso.

Fui pesquisar se era problema da versão para linux e não era. Apenas a opção não estava listada no emulador por padrão e alteração teria que ser manual. Para isso, temos que editar um simples arquivo de texto do emulador. Como todos os programas que você instala no pc, o linux cria uma pasta, normalmente oculta, no diretório home, ou dentro de algum diretório dentro da home, como .config, por exemplo.

Vamos então a solução do problema.

Entre no seu diretório home, na pasta .config e em seguida entre na pasta do emulador. Se quiser, pode ir no gerenciador de arquivos do seu ambiente e editar o arquivo com algum editor de texto como o mousepad. A alteração desse arquivo NÃO requer e NÃO é recomendado a utilização do root ou sudo. Eu prefiro fazer pelo terminal, acho bem mais rápido:

cd .config/desmume

Dentro dessa pasta você encontrará arquivos com nomes de todos os jogos que você já abriu no emulador. Se você tem jogos salvos vai encontrar mais de um arquivo. As extensões que verá são .dct (que é a importante para a dica) e .ds1 (o número um varia de acordo com o slot do save state que você usou), ainda existe um outro formato, que é quando você salva direto pelo jogo (nas opções de save internos do game), sem usar save state. Acho que é algo como .dsv ou coisa do tipo.

Use o comando ls para exibir os arquivos do diretório. Feito isso é só procurar pelo jogo que você quer e com a extensão .dct no final e abri-lo com seu editor de textos favorito:

nano nome_do_jogo.dct

Ao abrir o arquivo, nos deparamos com o seguinte conteúdo:

; DeSmuME cheats file. VERSION 2.000
Name=POKEMON D
Serial=NTR-ADAE-USA

; cheats list

No exemplo acima, podemos ver que, após a linha “; cheats list” não temos nada, está em branco. É aqui que você vai adicionar seus códigos. Ficando assim:

; DeSmuME cheats file. VERSION 2.000
Name=POKEMON D
Serial=NTR-ADAE-USA

; cheats list
DS 0 00000130FCFF0000,00000000000000,1111111111111,222222222222 ; nome do cheat (combinação de telcas para ativá-lo)

É de fundamental importância seguir a formatação acima. Separando as sequências de números do código do jeito que está ai em cima. Ou seja, com o DS no começo da linha e o número 0 ou 1 antes do código. O número 0 indica que o código estará inativo. Enquanto o 1 serve para deixá-lo ativo, bastando pressionar a combinação de teclas escolhida. E, a separação da sequência de números do código, deve ser feita sem espaço e separadas por uma vírgula.

Em outro exemplo, o código ficaria assim:

; DeSmuME cheats file. VERSION 2.000
Name=POKEMON D
Serial=NTR-ADAE-USA

; cheats list
DS 0 00000130FCFF0000,00000000000000,1111111111111,222222222222 ; Mata o inimigo com apenas um golpe (R + L)

O nome do código é opcional, enquanto a combinação de teclas é bom deixar. Porque assim você só ativa o código quando quiser.

Simples de fazer e de ativar os códigos. Mas, confesso, gostei de vir desabilitado por padrão (na interface do emulador) a opção de adicionar códigos. Perde toda a graça do jogo utilizar cheats, gameshark e essas coisas todas.