Diálogo de upload do Google Chrome

O negócio aí tá feio, mano. :frowning_face:

Aqui, ainda não tive esses problemas todos (ufa). – Por enquanto, só o Diálogo de Upload mesmo.

Estou com esse problema desde quando comecei a registrar a instalação do MX Linux 21 KDE.

Cheguei a editar e subir 31 fotos – mas acabei entregando os pontos, fiquei só no resumo geral. – Pensei em usar outra distro, mas para falar do MX Linux era necessário estar dentro dele, para verificar e tirar dúvidas sobre cada detalhe, antes de falar (muita) besteira.

Aproveitei que queria desabilitar o Quiet + Splash de todas as distros, e tirei um tempo para ver a situação desse Diálogo de Upload em cada uma delas.

No Void, também, o Diálogo “gnômico” (ou “gtkaico”?).

Só que, no Void, o Diálogo “gtkaico” ou “gnômico” conseguia “lembrar” a pasta acessada pela última vez – o que já é um alívio considerável. – Se desligar à noite e recomeçar no outro dia, receio que teria de fazer a escolha da pasta outra vez (como vi acontecer em outras distros), mas não testei isso no Void.

Fui verificar se tinha instalado plasma-integration e… sim, tinha instalado. – Aí, vi que não tinha instalado o KDialog.

Então, instalei o KDialog, e… violá! – ele assumiu o comando do upload no Void.

(Depois, vi que faltava o plasma-browser-integrationmas se o KDialog já resolveu, acho melhor não mexer mais no Void).

Isso me lembrou os gloriosos tempos do MS-DOS – onde cada aplicativo tinha de trazer suas próprias ferramentas de Impressão etc. – Isso se tornou desnecessário a partir do Windows, cuja lógica é “o sistema faz a interface com o hardware” (e com o resto do mundo), de modo que cada aplicativo cuide da sua vida, e não se meta a usurpar funções “do sistema”.

Será que alguma DE precisa que o Chromium / Chrome assuma a função de escolher arquivos para upload? Ou alguma WM, talvez? – Não sei o bastante para responder a isso. – Mas neste caso específico, me parece que seria bem melhor se o Chrome deixasse isso por conta do KDE (e do sistema por baixo do capô).

Disso comigo, “agora, vai!” – Reinstalei no MX Linux o KDialog, o plasma-integration, o plasma-browser-integration… Nada! – Desinstalei, tornei a instalar… E nada.

Chega disso, por hoje.

No Arch Linux, o KDialog está no comando.

No Manjaro, o Diálogo “gnômico” ou “gtkáico” – mas exibindo só as pastas / lugares que escolhi no Dolphin – ou seja, se comporta mais ou menos como o KDialog.

Abre na minha pasta pessoal. – É possível que “lembre” a última pasta, durante uma sessão, e torne a esquecer no dia seguinte – mas não verifiquei. (Apenas, vi esse comportamento em alguns casos).

No PCLinuxOS, o KDialog.

É possível que o Chrome sempre tenha metido o bedelho onde não devia – e eu não tenha notado antes, porque o KDE Plasma se encarrega de assumir o controle. – Quem sabe, a última versão do Chrome tenha pego todo mundo de surpresa, e daqui a pouco o KDE reassume o comando?

Infelizmente, a quantidade de caca que tenho visto o povo reclamar no r/Chrome é tão grande, que talvez ninguém dê muita importânica a esse pequeno detalhe do Diálogo de Upload.

1 curtida