Devo migrar para o Debian?

Opa, eu tenho o Linux Mint que tá me atendendo muito bem até o momento, porém eu sou gosto de focar em deixar algo perfeitinho certinho e depois não mecher por bons longos anos, e pelo que eu vejo o Debian seria melhor para isso, mas como eu já vi em alguns outros tópicos que dizem que não se deve instalar arquivos que não sejam do Debian no próprio, eu acabo ficando com um receio já que a base Ubuntu sem duvidas tem uma maior quantidade de compatibilidade.

PPAs não são suportados pelo Debian, pelo menos não por padrão, até é possível instalar mas isso pode causar problemas. É melhor se ater aos repositórios principais e utilizar Flatpaks ou Snaps se quiser uma versão mais atualizada de algum aplicativo.

Alem do que o drakofrost falou, você tambem pode ativar os backports do debian

1 curtida

Cara, eu gosto e uso o Debian. Porém, se o seu Linux Mint não está dando problemas e, como você mesmo disse, gosta de evitar ficar mexendo, eu ficaria com o Mint mesmo. O suporte as versões atuais do Linux Mint (18 e 19) vão até 2021 e 2023. Ou seja, o 18 tem pelo menos 2 anos e meio de suporte e o 19 uns 4 anos.

Aqui o link com o tempo de suporte das versões do Mint: https://www.linuxmint.com/download_all.php

Se você quiser, pode usar o LMDE (Linux Mint Debian Edition), que como o nome já diz, é o Linux Mint baseado no Debian :slight_smile:

4 curtidas

É exatamente como @anon48453804 falou e tem mais.
Teve um dia que instalei o Debian só pra ver se ele tem os pacotes que uso e que normalmente teria que usar PPA no Ubuntu e, bem… Instalei tudo sem usar PPA . O Único repositório de terceiros que ficou foi o do Chrome, mas aí todo mundo sabe como o Google é né.

Vi também que há programas que tem várias alternativas. Se não achar o que conhece dá pra procurar algum programa que tenha o que você quer. É uma boa chance de aprender mais sobre Linux.

Por outro lado, se sua Distro está perfeita, não recomendo mexer.
Até mesmo quando acaba o tempo de suporte, ainda tem a opção de apenas atualizar de uma versão pra outra. Da pra tentar isso antes de formatar.

1 curtida