Olá, já faz mais de 1 ano que estou no mundo Linux e testei um monte de distros, algumas ficaram estáveis por um tempo e depois crashavam, outras nem instalavam e que apreciam que iam rodar, mas crashavam feio.
Distros que já testei (em ordem cronológica): n.l.v → Não lembro a versão
Linux Mint (LMDE6): Funcionou por muito tempo até crashar o timeshift;
Xubuntu (22.04 provavelmente): Crash e relatórios a cada 5 horas;
Zorin OS (17.1): Funcionou por um tempo e depois crashava a interface;
Pop_OS (n.l.v): Crash de interface e rede;
Debian (12 com KDE e senha root): Inversão do nome do usuário com o root e a senha (root) não era reconhecida;
OpenSUSE (Leap - n.l.v): travava quando bootava (no initial ramdisk);
Manjaro (n.l.v): Nem carregava o instalador;
Regata OS (n.l.v): Funcionou, mas crashou a rede e a interface;
Ubuntu (24.02 provavelmente): Funcionou mas não curto muito a interface GNOME… crashou a Steam;
Atual → Debian 12.10 com Cinnamon (sem senha root): alguns bugs pra logar no sistema, mas mais estável que com KDE.
Após esse rolê todo, estou em dúvida se devo continuar no Debian e tentar arruma esse bugs no mesmo ou escolher outra distro.
Pois pesquisando um pouco, acabei me interessando no Arch Linux, por ele ser “faça você mesmo”, até testei o archinstall e achei bacana ele com o Cinnamon.
Mas estou com um pé atrás, pois ele meio que vem “sem nada”, e ainda teria que instalar muitas coisas, como codecs, firewall e utilitários (esses 3 tipos eu não estou acostumado instalar).
Porém, eu consegui listar os principais softwares que usaria, envolvendo de gráficos (gimp e blender) e de programação (vs code e xampp). Mas não sei se eles possue pacotes dos mesmos no pacman (talvez usando o flatpak ficaria mais fácil).
O que vocês me sugerem? Agradeço se houver respostas.
PC
SO: Debian 12
CPU: AMD Ryzen 5 3500
RAM: 16GB
GPU: AMD Radeon RX 560 4GB
Maluco, leva o seu PC para benzer! Brincadeiras a parte, estou usando distros baseadas no Arch desde Agosto há uns 7 meses e a experiência vem sendo boa.
Se você quer algo mais pronto, você tem o EndeavourOS, que achei que é um Arch mais fácil, digamos assim. E além do EndeavourOS, tem o ArchCraft e o ArcoLinux, que permitem fazer uma instalação mais fácil do Arch.
Recomendo usar Flatpak mesmo. Com um único comando, você instala tudo independentemente da distro usada.
Nada melhor do que você mesmo testar e tirar suas próprias conclusões. Sua experiência é sempre melhor que a experiência dos outros. E isso seu próprio post inicial pode mostrar.
Sem preguiça, mão na massa e boa sorte! Em caso de problemas, o fórum está aqui para ajudar.
Eu não consigo usar arch na minha workstation, me dá ansiedade toda vez que rodo pacman -Syu, algo que não me ocorre com um apt upgrade no Debian rs.
O Debian é bom se você quer instalar, configurar e esquecer. Não quer ficar personalizando muito e só quer usar a máquina. O arch é diametralmente oposto disso, ao meu ver. É bom pra quem precisa de mais performance (isso é bem relativo), tem hardware mais atual e quer usar as versões mais atuais dos programas, ou simplesmente gosta de ficar fuçando no sistema e não liga muito se algo quebrar e tiver que arrumar na mão ou reinstalar o sistema todo.
Opa, @fordpampa! Espero que tudo esteja bem com você.
Olha, eu ainda não cheguei a testar o Arch Linux, então não posso falar que seja uma escolha boa ou ruim, mas caso você decida formatar sua máquina eu diria para você dar uma chance para o Fedora.
É um sistema que, embora alguns digam que é meio instável e tals, pessoalmente nunca tive nenhum problema sério, então por isso que eu recomendo dar uma chance para ele.
Mas assim, é só uma recomendação e eu espero que a decisão que você tomar seja positiva para você e para sua máquina.
Decidi instalar o EndeavourOS, como o @rapoelho sugeriu. foi fácil a instalação, conseguir instalar ele com o Cinnamon e achei muito agradável visualmente.
Agradeço o auxílio @Anhanga, mas ainda vou ver a possibilidade de usar o Arch (mesmo configurando o teclado para padrão abnt2 ele ficava no americano ), provavelmente corrompeu algo na Iso do mesmo.
Provavelmente irei ficar testando ele (EndeavourOS), pois consegui instalar o htop e neofetch (via pacman) e o flathub. Todavia fiquei em dúvida em quais programas instalar em quem, tipo o libre office, visualizador de imagens, reprodutor de vídeos/músicas etc.
Caso alguém saiba qual baixar em quem eu agradeço a ajuda.
De Office, prefiro o OnlyOffice. É uma boa suite Office e supre bem o que preciso. Ao menos para o Arch, tem ela no AUR, mas prefiro a versão em Flatpak.
De visualizador de imagens, eu sou bem agnóstico. Uso o que tem no ambiente gráfico, mas tem o Ristretto do XFCE. É bem simples e cumpre bem a função de visualizar imagens.
flatpak install flathub org.xfce.ristretto
De Reprodutor de Vídeo, tem o Celluloid, que é um bom reprodutor. Eu gosto dele.
p. q. v. (pelo que vi) você está mestre em crash de linux. um a mais ou a menos não fará diferença para sua pessoa. rsrsrsrsrsrs o. q. v. t. a. p. (o que você tem a perder)?
Cara, não ta parecendo que o problema são as distros , da uma testada nas memórias do seu PC , no armazenamento e dps na placa de vídeo. Pq congelamento até no Debian , Ubuntu ta com sinal de ser memória RAM.
eu tive uns problemas de travamento no pc e era minha placa de video que deu ruim, confere se tudo está 100% pq tanto o debian quanto o arch não devem gerar esses problemas de travamento.
Agora se vc tem interesse no arch puro, vc vai ver que a archwiki é sua melhor amiga.
Dps da o feedback aí se deu certo mano, eu tmb iria igual amigo falou, instalaria oq tivesse no repositórios pacman e o restante tipo gimp , Vlc eu usaria flathub