Devo ficar no Debian ou vou pro Arch?

Olá, já faz mais de 1 ano que estou no mundo Linux e testei um monte de distros, algumas ficaram estáveis por um tempo e depois crashavam, outras nem instalavam e que apreciam que iam rodar, mas crashavam feio.

Distros que já testei (em ordem cronológica):
n.l.v → Não lembro a versão

1. Linux Mint (LMDE6): Funcionou por muito tempo até crashar o timeshift;
  2. Xubuntu (22.04 provavelmente): Crash e relatórios a cada 5 horas;
  3. Zorin OS (17.1): Funcionou por um tempo e depois crashava a interface;
  4. Pop_OS (n.l.v): Crash de interface e rede;
  5. Debian (12 com KDE e senha root): Inversão do nome do usuário com o root e a senha (root) não era reconhecida;
  6. OpenSUSE (Leap - n.l.v): travava quando bootava (no initial ramdisk);
  7. Manjaro (n.l.v): Nem carregava o instalador;
  8. Regata OS (n.l.v): Funcionou, mas crashou a rede e a interface;
  9. Ubuntu (24.02 provavelmente): Funcionou mas não curto muito a interface GNOME… crashou a Steam;

Atual → Debian 12.10 com Cinnamon (sem senha root): alguns bugs pra logar no sistema, mas mais estável que com KDE.

Após esse rolê todo, estou em dúvida se devo continuar no Debian e tentar arruma esse bugs no mesmo ou escolher outra distro.

Pois pesquisando um pouco, acabei me interessando no Arch Linux, por ele ser “faça você mesmo”, até testei o archinstall e achei bacana ele com o Cinnamon.

Mas estou com um pé atrás, pois ele meio que vem “sem nada”, e ainda teria que instalar muitas coisas, como codecs, firewall e utilitários (esses 3 tipos eu não estou acostumado instalar).

Porém, eu consegui listar os principais softwares que usaria, envolvendo de gráficos (gimp e blender) e de programação (vs code e xampp). Mas não sei se eles possue pacotes dos mesmos no pacman (talvez usando o flatpak ficaria mais fácil).

O que vocês me sugerem? Agradeço se houver respostas.

PC
SO: Debian 12
CPU: AMD Ryzen 5 3500
RAM: 16GB
GPU: AMD Radeon RX 560 4GB

2 curtidas

Estou já há três anos usando o Arch em dois PCS (um gamer e outro só para trabalho).
Os dois nunca travaram e nunca deram lag esse tempo todo.

1 curtida

Maluco, leva o seu PC para benzer! Brincadeiras a parte, estou usando distros baseadas no Arch desde Agosto há uns 7 meses e a experiência vem sendo boa.

Se você quer algo mais pronto, você tem o EndeavourOS, que achei que é um Arch mais fácil, digamos assim. E além do EndeavourOS, tem o ArchCraft e o ArcoLinux, que permitem fazer uma instalação mais fácil do Arch.

Recomendo usar Flatpak mesmo. Com um único comando, você instala tudo independentemente da distro usada.

1 curtida

Arch sem dúvidas, proveito desse hardware vai ser melhor no Arch
O cachyOS pode ser outra boa opção

Nada melhor do que você mesmo testar e tirar suas próprias conclusões. Sua experiência é sempre melhor que a experiência dos outros. E isso seu próprio post inicial pode mostrar.
Sem preguiça, mão na massa e boa sorte! Em caso de problemas, o fórum está aqui para ajudar.

Só você pode dizer.

Eu não consigo usar arch na minha workstation, me dá ansiedade toda vez que rodo pacman -Syu, algo que não me ocorre com um apt upgrade no Debian rs.

O Debian é bom se você quer instalar, configurar e esquecer. Não quer ficar personalizando muito e só quer usar a máquina. O arch é diametralmente oposto disso, ao meu ver. É bom pra quem precisa de mais performance (isso é bem relativo), tem hardware mais atual e quer usar as versões mais atuais dos programas, ou simplesmente gosta de ficar fuçando no sistema e não liga muito se algo quebrar e tiver que arrumar na mão ou reinstalar o sistema todo.

Por que não testa numa VM e vê o que acha?

2 curtidas

Eu tenho um carinho pelo Debian, porem os pacotes são tão datados que eu simplesmente não consigo usar. Eu recomendo muito o Arch.

Toma uma ajuda ai pra vc
sudo pacman -S linux-lts ufw ffmpeg gst-plugins-ugly gst-plugins-good gst-plugins-base gst-plugins-bad gst-libav gstreamer fwupd dosfstools mtools ntfs-3g exfatprogs

O ‘linux-lts’ ta ai pq é importante ter dois kernels instalados e adicionados no bootloaders

Instale o microcode tb, veja qual é o seu processador, intel ou amd, e instale o respectivo
sudo pacman -S ucode-intel
sudo pacman -S ucode-amd

Algumas configurações importante
sudo systemctl enable ufw
sudo systemctl enable --now paccache.timer

Se o seu bootloader foi o systemd-boot, ative o update automatico
sudo systemctl enable systemd-boot-update.service

3 curtidas

Opa, @fordpampa! Espero que tudo esteja bem com você.

Olha, eu ainda não cheguei a testar o Arch Linux, então não posso falar que seja uma escolha boa ou ruim, mas caso você decida formatar sua máquina eu diria para você dar uma chance para o Fedora.
É um sistema que, embora alguns digam que é meio instável e tals, pessoalmente nunca tive nenhum problema sério, então por isso que eu recomendo dar uma chance para ele.

Mas assim, é só uma recomendação e eu espero que a decisão que você tomar seja positiva para você e para sua máquina.

Decidi instalar o EndeavourOS, como o @rapoelho sugeriu. foi fácil a instalação, conseguir instalar ele com o Cinnamon e achei muito agradável visualmente.

Agradeço o auxílio @Anhanga, mas ainda vou ver a possibilidade de usar o Arch (mesmo configurando o teclado para padrão abnt2 ele ficava no americano :sweat_smile:), provavelmente corrompeu algo na Iso do mesmo.

Provavelmente irei ficar testando ele (EndeavourOS), pois consegui instalar o htop e neofetch (via pacman) e o flathub. Todavia fiquei em dúvida em quais programas instalar em quem, tipo o libre office, visualizador de imagens, reprodutor de vídeos/músicas etc.

Caso alguém saiba qual baixar em quem eu agradeço a ajuda.

De preferencia do repositorio, use o flatpak apenas pra aplicações que não esteja disponivel pelo repositorio

1 curtida

@ruanelivelton18 seria o repositório com o pacman?

1 curtida

De Office, prefiro o OnlyOffice. É uma boa suite Office e supre bem o que preciso. Ao menos para o Arch, tem ela no AUR, mas prefiro a versão em Flatpak.

flatpak install flathub org.onlyoffice.desktopeditors

De visualizador de imagens, eu sou bem agnóstico. Uso o que tem no ambiente gráfico, mas tem o Ristretto do XFCE. É bem simples e cumpre bem a função de visualizar imagens.

flatpak install flathub org.xfce.ristretto

De Reprodutor de Vídeo, tem o Celluloid, que é um bom reprodutor. Eu gosto dele.

flatpak install flathub io.github.celluloid_player.Celluloid

Agora, vou ficar devendo em Reprodutor de Músicas.

Isso, não há necessidade de usar tudo flatpak ja que vai inflar o sistema

p. q. v. (pelo que vi) você está mestre em crash de linux. um a mais ou a menos não fará diferença para sua pessoa. rsrsrsrsrsrs o. q. v. t. a. p. (o que você tem a perder)? :stuck_out_tongue_winking_eye:

Cara, não ta parecendo que o problema são as distros , da uma testada nas memórias do seu PC , no armazenamento e dps na placa de vídeo. Pq congelamento até no Debian , Ubuntu ta com sinal de ser memória RAM.

1 curtida

Ok galera, agradeço a ajuda!

1 curtida

eu tive uns problemas de travamento no pc e era minha placa de video que deu ruim, confere se tudo está 100% pq tanto o debian quanto o arch não devem gerar esses problemas de travamento.
Agora se vc tem interesse no arch puro, vc vai ver que a archwiki é sua melhor amiga.

Dps da o feedback aí se deu certo mano, eu tmb iria igual amigo falou, instalaria oq tivesse no repositórios pacman e o restante tipo gimp , Vlc eu usaria flathub

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.