Devo começar no mundo das redes?

Desde criança, eu sempre tive um ENORME fascínio por qualquer coisa que fosse minimamente relacionada à tecnologia. Ver telefones, videogames, computadores desde novo sempre me fizeram uma pessoa fissurada por esse mundo, e agora, perto do fim do ensino médio, com o ENEM batendo na porta e muitas coisas acontecendo nessa adolescência confusa, uma das certezas que eu tenho é que: sim, eu quero me formar em algo que envolva computadores!

Mas, como tudo na vida, há sim alguns obstáculos, e o principal é: eu sou um DESASTRE em exatas;
Desde que me conheça, tive - e tenho - problemas com qualquer coisa que envolva matemática e cálculos, simplesmente não entram na minha cabeça facilmente. Por isso, sempre tive um enorme receio de entrar em alguma faculdade sobre, por exemplo, programação, já que é dito que é usado muito de cálculo.

Conversando com um professor de um curso que faço noturnamente, na escola - que trabalha com redes de computadores há, pelo menos, 30 anos -, desabafei sobre esses receios, como eu tenho medo de não me dar bem com essa faculdade. O professor sabe que tenho um amor pelo Linux (falo sobre ele para todo mundo hauhauhaua), e falou que uma boa faculdade que não exige tanto conhecimento sobre esses assuntos é a de redes, e eu achei bem interessante: envolve geralmente muito Linux e é uma profissão que envolve minha paixão, computadores.

Então, com o conhecimento de, possivelmente, alguém que já trabalha na área, eu gostaria de perguntar: de fato, eu realmente NÃO preciso ter tanta destreza com a matemática, cálculos e afins para seguir uma boa carreira na área?

Desde já, agradeço pela paciência de quem ler esse grande, porém sincero desabafo. Com o medo de me arrepender no futuro, peço o conselho e a opinião de vocês para conseguir me embasar mais no meu futuro…

Um abraço a todos, uma boa noite! :wave:t2:

1 curtida

Cara, não trabalho na área de Redes, mas sou formado em curso técnico em Redes(Apesar que já faz muitos anos). Qual a sua complicação com a matemática? Seria com mais simples, desde operações básicas de somar, subtrair, multiplicação etc. Ou seria algo como equações de 1 e 2 grau que envolve número + letras e tudo mais? E assim, você mencionou programação, e nela tem matemática mas nada fora do normal. Você até pode precisar fazer um cálculo mais complicado, porém muitas linguagens já tem fórmulas prontas pra você utilizar em que você nem se preocupa muito com isso. Mas a pergunta é: Qual seu grau de dificuldade com a matemática?

Boa madruga, hehe;

Seria essa aí, com operações básicas eu consigo me sair razoavelmente bem.

Boa madruga rsrsrs. Nesse caso nem se preocupa com isso, a matemática que você utiliza em redes não foge ao básico do dia a dia de até quem não trabalha no ramo. a famosa “conta de padaria” vai ser a última coisa que você vai se preocupar. Só em saber que IP tem 256 números, porém termina em 255 já ajuda bastante hahahaha.

1 curtida

AndrezeiraUNO, na faculdade de redes acredito que o mais complicado da matemática seria o teorema de Nyquist que se refere as ondas de transmissão.
Me formei em tecnologia da informação, que era mais focada em programação, e a matemática era bem básica. Dá uma pesquisada na ementa, algumas tem um ou dois períodos de matemática e não puxam tanto, também cursei Estatística, ai sim é para heróis! Abraço.

Bom fim de tarde, pessoal!

Dei uma olhada aqui e pra mim é totalmente bruxaria, hauhauhauas
Parece díficil, mas com o amor que tenho pela área, tenho certeza que, com calma e atenção, passarei suave suave.

Irei também!

Muito obrigado pela atenção e dicas!

1 curtida

tambem tenho uma dificuldade extrema com exatas, creio que redes seja mais de boa no quesito matematica. eu inventei de cursar ciencia da computaçao e nao aguentei nem 1 semestre inteiro KKKKKKKKK so tirava nota baixa e vi que programaçao nao eh pra mim, me contentei com meu curso tecnico. deveria ter cursado redes…