Destaques da CES 2025, GeForce Now no Linux, e mais!

No Diolinux News nesta semana, conheça alguns dos destaques da CES 2025, a chegada oficial do GeForce Now ao Linux, uma nova ferramenta de IA para o VLC, mudança importante no Budgie Desktop, e mais!

2 curtidas

Nossa, que da hora, eu uso geforce now no navegador, agora assim que sair o beta ou vou instalar para testar.

O que exatamente é isso?

Aluguel de maquina na nuvem dedicada a jogos, vc paga o serviço e recebe o serviço de acordo com as opções de serviço disponível para contratar.
Como funciona.
Vamos supor que vc não tenha um computador(ou não tenha um computador gamer) mas tenha um smartphone, vc com um teclado bluetooth e um mouse bluetooth conecta os 2 no smartphone via bluetooth e abre o Geforce Now(pode ser no Chrome, Chromium ou o aplicativo do site) entra no jogo que deseja jogar e então uma maquina virtual é aberta em algum supercomputador em algum lugar do mundo(América Latina, comigo na minha posição geográfica tem aberto no Uruguai) dai o jogo abre sozinho e vc começa a jogar um jogo em um computador na nuvem como se ele estivesse rodando no seu smartphone.

2 curtidas

A não esqueça de espelhar o smartphone na TV da sala para a tela ficar grande.

2 curtidas

Que top. Isso não dá lag dos controles pra jogos não?

Tem o ping do seu smartphone para o supercomputador, aqui esse ping é de -40ms, o resto é igual.

1 curtida

Linux tá ficando top d+ pra gaming. Só o fato de eu estar completando um ano jogando meus single player sem dor de cabeça já mostra isso.

1 curtida

Sabe se fica bom pra rodar um COD BO6 online?

Nunca joguei esse jogo, vc vai somar o ping que vc já tem com o servidor do COD com o ping do seu smartphone para o supercomputador, dai vc vai saber qual é o ping total, se der até 100 é razoável, se der 150 é jogável.
Mas eu não sei que jogo é este, o Geforce Now é da Nvidia, mas a Nvidia terceiro o serviço na america latina para a prestadora de serviço em nuvem chamada Abya, o syte do Geforce Now da Abya é este:

Para vc verificar a lista de jogos disponíveis no serviço é este:

O serviço oferece uma demonstração de 30min de gameplay gratuito desde que vc consiga aguardar a fila, vc pode ter mais chance de madrugada em que o pessoal da América Latina estão dormindo, de dia só esquece, a fila demora de mais isso porque quem pago pelo serviço pulam a fila sempre que requisitam uma maquina virtual.

Para jogar vc tem que ter o jogo em alguma conta suportada pelo serviço, eu uso mais a conta da steam, vc deve colocar a sua biblioteca de jogos da Steam publica para que o serviço possa verificar na sua lista se vc tem o jogo na plataforma, se vc tiver eles liberam o acesso do jogo no geforce now, já jogos gratuitos eu não sei se precisa fazer verificação das bibliotecas.

@raulgrangeiro Utilize o Chromium ou Chrome porque outros navegadores são bloqueados, já na maçã tem um navegador suportado para este sistema e um aplicativo para baixar.
Vc não vai conseguir ver a lista fora do Chromium.

1 curtida

@raulgrangeiro Eu achei na lista o Black Ops Cold War, parece que este é o antecessor do 6.
Aqui diz que ia entrar no Geforce Now, talvez tenha entrado, mas agora já não está mais, na Steam esta avaliado negativamente o 6, talvez poucos jogaram e resolveram remover do serviço. Não sei se é verdade.

Mano, obrigado pelas informações, vou verificar aqui. Se o ping não foi um absurdo isso vale mais a pena que gastar montando PC. Vou ver aqui!

Porque só esses navegadores?

Nossa, vou ler. Eu assisto Gameplays dele no YouTube e gosto bastante do game. Até tenho um PC que rodaria, mas fica no escritório aí não dá kkk, o notebook em casa nem sonha de rodar isso.

Eu também penso a mesma coisa, 5k de reais da para pagar o Geforce Now por 4 anos e 6 meses, e tem que trocar a maquina a cada 2 anos e a manutenção a cada 6 meses.
Eu tmb vejo que compensa.

Talvez foi escolha do desenvolvedor ou talvez porque o javascript dos navegadores sejam diferentes, os navegadores não tem 100% das vezes os mesmo interpretador de javascript, eu acredito que deva funcionar no Edge tmb já que ele é baseado no Chromium então seu interpretador de javascript deve ser o mesmo código.
Se vc não sabe o Microsoft Edge está disponível para baixar em pacote DEBIAN, se tem para outros empacotamento eu não faço ideia.

Exatamente. Vou tentar testar de madrugada qualquer dia, se o Ping for bom pra jogos de tiro online vou pensar a respeito kkk

Eu uso ele, mano, tanto no Ubuntu quanto no Android e Windows. Realmente gostei dele, as funções me atendem bem sem precisar de extensões.

Ele tem versão nativa em DEB e Flatpak.

Se o Geforce NOW funcionar nele melhor ainda kkk