Ordenamos 20 distros Linux numa lista, da mais especial, à mais desnecessária. De cada categoria, escolha uma para chamar de sua!
Debian
Ubuntu
Mint
Deepin
Bodhi
Olá, esto adorando esse vídeo. Estou assistindo aos poucos, kkk, mas, vamos para as minhas top distros.
A primeira é o Ubuntu LTS 22.04 (para mim encaixa perfeitamente no meu uso e dia a dia). Digo isso, embora sei dos problemas com alguns SNAPs e espero que a sejam corrigidos agora na 24.04.
Linux Mint, Embora eu não goste do visual e esbarre em algumas coisas que não me agradam muito, a distro é ótima e estável. Inclusive, é a distro que eu indico para novatos sem nem mesmo pensar.
Zorin OS A mesma base do Ubuntu. Não uso, pois dou preferência para o Ubuntu mas, se tivesse que indicar, indicaria especialmente a versão light. (Apresenta um XFCE muito bem polido).
Debian. Gostei e experimentei o Debian 12, porém tive que abandoná-lo por problemas com a detecção de minha impressora L3250 no Wi-fi. (Não detectava a impressora mesmo com tudo configurado, enquanto em outras distros, é tudo ok. Contudo, se não fosse isso estaria usando ele até hoje, bem mais estável e enxuto que o Ubuntu, além de ter mais desempenho.
Quanto ao Big Linux, já o utilizei em alguns momentos, mas, já tive alguns problemas com aplicativos específicos e a personalização da interface que não me agrada. Além disso, tive alguns problemas com aplicativos e com a base Manjaro. Contudo, a distro é muito boa, traz diversas facilidades para o usuário.
Por fim, o Fedora. Utilizei a versão 39 distro muito boa, e fluida, porém, traz recursos muito novos. Além disso, muitas atualizações que precisam que a máquina seja reinicialização semelhantemente ao Windows para serem instaladas. Por fim, tive alguns problemas com o desempenho gráfico em placa de vídeo antiga (NVIDIA).
Finalmente, é isso, pessoal, quero ressaltar aqui que, as opiniões aqui não devem ser levadas como verdade absoluta. Muito do que está aqui se trata, de gosto pessoal e situações vivenciadas em meu dia a dia.
Essas são as minhas top principais distros.
Abraços,
Fedora
Manjaro
EndeavourOS
Ubuntu
Kali (para finalidade especifica)
Nix OS (gostaria muito de usar, mas o tempo que iria gastar com aprendizado da distro + migração o fluxo que tenho hoje no Arch é inviável, lembrando que o problema é apenas o tempo, o aprendizado e pesquisa eu gosto)
Debian
Ubutnu
openSUSE
Red Hat
Fosse uns 5 anos atrás, talvez eu quisesse experimentar algumas dessa lista, especialmente Arch Linux. Mas ultimamente, só o Ubuntu já está sendo suficiente. Cheguei num platô de estabilidade, beleza, utilidade e conforto com essa distro.
Porém… não sei se entra na categoria “Linux”, mas meu sonho mesmo era utilizar o modo Dex da Samsung. Além de mais prático, é suficiente para o meu uso diário. Gosto desse minimalismo de só chegar e conectar o smartphone/tablet a um monitor. Só não faço essa troca ainda, porque tenho interesse em aprender algumas linguagens de programação (no momento estou aprendendo HTML e CSS, então é mais fácil com o notebook).
Acho que o Arch seria um S+. O Kali Linux é mto bom mas eu não preciso dos recursos dele por isso ele está em C. O Ubuntu só não é A porque não gosto da “forçação de barra” dos snaps.
Sem pestanejar:
- openSUSE Tumbleweed (Minha distro do coração) Antes eu usava o Leap, mas como adotei o Gnome há alguns anos… e ele roda melhor que o Windows ‘acredite’ o meu jogo de anos World of Warcraft e Diablo III)
- Fedora
- Arch Linux
- Debian
- Pop!_OS
Como o vídeo foi longo eu assisti em 2 etapas, mas me diverti muito… Nota>>> O Yast não é feio não rsrsrs. Tudo que ele o mostra o faz com extrema maestria.
- Mint
- MX
- Tumbleweed
- BigLinux (ou Regata)
- Fedora (atomic desktop)
Arch (atual), Debian e openSUSE Tumbleweed.
Considerei importância pra comunidade, nível de suporte e documentação, utilidade final para o usuário e facilidade de uso.
Cheguei a essa conclusão.
Eu particularmente sou adepto a distros baseados em Debian, acho que a únicas que usei diferente dessa base nesses 15 anos de Linux foram a Fedora e OpenSuse.
Vim pro mundo Linux pelo Kurumin, cheguei a ver rapidamente o Conectiva e o Mandrake até chegar no Ubuntu.
Atualmente uso o Linux Mint por comodidade e estabilidade, não tenho mais paciência pra ficar testando distro e formatando o notebook a cada 3 em 3 meses.
Ainda mais quando você trabalha com suporte há tanto tempo que tudo que você quer é ver as coisas funcionando sem dor de cabeça e sem a necessidade de ficar explicando pro usuário final como funciona as coisas ou achar o menu de impressoras.
PS: Senti falta do Linux Lite na avaliação, acho que merecia está na lista mais que o MX-Lixo… (Desculpa fanboys!)
É isso…
Já cruzamos comentários no YouTube, e vou reiterar o que perguntei lá no outro espaço: qual é a grande contribuição do Linux Lite?
O MX Linux você chama de “lixo”, mas, a despeito de seu visual pouco refinado, traz ferramentas úteis como a que faz snapshot em ISO do sistema conforme está pós-instalado e configurado. O MX também traz um bom ferramental para ser usado direto do USB.
O diferencial do Lite, um sistema de que gosto muito, é oferecer um conjunto de ferramentas que facilitam bastante a configuração, a gestão e a manutenção do sistema. Nisso o Lite é muito bom. Mas é o que o MX, o SparkyLinux, o Mint e outras distros também oferecem, e essas ainda vão além…
1.Void,
2.Arch,
3.Debian,
4.Fedora,
5.OpenSUSE