Desligamento por alto uso de CPU no Arch Linux [RESOLVIDO]

Bom dia galero. A um tempo atrás , cerca de 2 meses migrei pro Arch Linux, aprendi várias coisas e ainda estou aprendendo, porém, nesse caminho me deparei com um problema.
Depois de um certo tempo usando, quando eu abro uma aplicação, a carga da CPU usada por essa aplicação sobe gradualmente até chegar a 100% e o meu notebook desligar.
E isso acontece com qualquer aplicação que eu abra, já ocorreu no Dolphin, no Pamac, no Krita, no VLC e no Rhythmbox.
Testei HD e RAM, não deu nada, o notebook não superaquece antes de desligar, pq assim que ocorre esse problema eu consigo ligar de novo instantaneamente (ele tem uma proteção pra caso superaqueça, ele só ligue quando estiver em uma temperatura segura).
Enfim, eu usava antes dele o Kubuntu 19.04 e o Xubuntu Core 18.04, e não tive nenhum problema parecido. Tive um Kernel Panic aqui no Arch a um tempo atrás e acredito que esse alto uso de cpu possa ser um problema de Kernel do Arch, já que tbm me ocorreu esse problema na 4.19 LTS.
Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema? Eu agradeço desde já.

Print da configuração do meu note: Screenshot_20190715_085556|690x387

Testa ai pra ver se teu hardware tá problema Hardware Probe.

2 Curtidas

shadowhunter,

Isso está com cara de ser problema na kernel, eu trocaria para uma mais antiga (ex : a 5.0) . Esse é um dos problemas de distro rolling release, nem sempre é estável.

1 Curtida

https://linux-hardware.org/?probe=6c9b4e42b2
aparentemente, só a bateria
mas isso eu já sabia faz tempo kkkk

eu usei a 4.19 LTS também e tive o mesmo problema, vou testar a 5.0 e te falo

1 Curtida

N tem os arquivos do kernel 5.0 no repo do arch e nem no kernel.org, eu so vi o kernel 5.0 nos Ubuntus 19.04, acho que vou ter que abandonar o arch até ter uma versão do kernel funcional no meu note . vlw pela ajuda ae mano

Bom…eu já tive problemas de reinicio do notebook, mas era em todas as distros que eu testava.