Desligamento no Ubuntu 18.04

Prezados colegas, tenho o Ubuntu 18.04 instalado sozinho em um SSD em uma máquina AIO LG, modelo 27V745. O problema é depois da instalação(formatando o diretório raiz) não consigo mais realizar o desligamento normalmente. Depois de clicar na opção de desligar na interface do GNOME ou pelo comando shutdown no terminal, o sistema para logo depois de desligar o teclado e eu tenho que forçar no botão de força do computador para que o equipamento realmente desligue. Já procurei em diversos sites e no fórum em português e inglês do Ubuntu mas não achei nenhuma solução.

PS: Já uso o Ubuntu neste micro sem esse problema desde a versão 14.04.

Valeu.

Sergio.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Ubuntu-nao-desliga-6 Aqui é um problema muito semelhante.

Vê se os drivers de video estão instalados corretamente

2 Curtidas

Oi Filipe.

Aparentemente sim. Este modelo não tem placa gráfica dedicada e usa a Intel i915,

Valeu

Já vi esse problema acontecer em um Inspiron 14 da Dell. Nesse caso em específico não importava o OS instalado o PC só desligava forçadamente. No teu caso as coisas funcionam normalmente em um Windows? Só para eliminar problemas de hardware.

1 Curtida

Oi Rommel,

No momento só tenho o Ubuntu neste micro, mas antes o desligamento funcionava normalmente no Windows 8.

Valeu

Hmm, não faço ideia. Pq você não tenta criar um topico no askubuntu? Lá tbm tem uns devs respondendo. E não esquece de trazer as atualizações pra cá

2 Curtidas

O Systemd tem por padrão um timeout de 90 segundos, se algum processo ficar preso este é o tempo limite que o sistema aguardará antes de matar o processo. Verifique se o seu PC desliga na marca dos 90 segundos, se este for o caso é possível ajustar o tempo para algo menor, como 5 segundos.

2 Curtidas

Oi,

O tempo em que ele “congela” varia de alguns minutos a segundos, como no caso da tela que anexei abaixo, foram 10 segundos.

Não tem nenhum erro na tela, então não é de grande ajuda. Se leva mais do que 90 segundos deve ser outro problema.

Se qualquer forma você quiser testar, pode alterar o timeout para um tempo menor.

Edite o seguinte arquivo de configuração:

/etc/systemd/system.conf

Descomente a seguinte linha e altere 90 pelo valor que quiser, recomendo 5 ou 10 segundos.

#DefaultTimeoutStopSec=90s

2 Curtidas

Infelizmente não houve mudança com esse ajuste.

Valeu, drakofrost.

Boa noite Rommel. Você já viu alguma solução para esses aparelhos da Dell com VGA híbrida? Estou arrumando um aqui que precisa rodar Linux e estou tendo erro no systemd-shutdown[1]. Segue foto da mensagem.

Processador: Intel Core i5;
VGA:

• Intel HD Graphics;
  • AMD HD 6xxx.