Desinstalar Windows e deixar apenas o Linux, e recuperar o espaço não alocado para o Linux

Olá Dio, eu preciso de ajuda. Fiz dual Boot no meu PC, pois queria experimentar o Linux, mas ainda não queria me desfazer do Win11. Depois e um mês, o Linux me conquistou e o Win11 se tornou desnecessário. Então, eu resolvi desinstalar o Win11 e deixar só o Linux. Mas aí entra no problema. Não sei como remover o Win11 e recuperar essa parte do HD onde ele estava para dar para o Linux ( no caso, deixar o HD sob total domínio do Linux) Por favor, é minha ferramenta de trabalho.:pray:t2:

PS: Linux baixado foi o Mint Cinnamon 20.3

Oi, seja bem-vindo! Por favor, envie uma captura de tela mostrando como está o particionamento do disco; procure por um app chamado “Discos” no menu de aplicativos, abra-o, tire uma captura de tela, e poste aqui.

1 curtida

os 554GB seriam o espaço onde estava o Windows. A partição 3 é a do Linux e a última a “Microsoft Windows Recovery Environment (System)” e não está montado.

PS: A primeira partição ali selecionada eu não sei o que é. Se puder me dizer brevemente, ficarei agradecido.

Você pode remover a última partição que o windows utiliza para recuperação e formatar o espaço livre para o linux utilizar.

PS: A primeira partição é utilizada para iniciar o sistema/sistemas.

2 curtidas

Sendo didático:

1. Use um pendrive com uma ISO do Mint (o mesmo que vc usou para instalar o sistema)
  2. Abra o Gparted e delete a última partição (essa de um 1 GB) e aplique a operação
  3. Agora estenda a partição 3 ao máximo para os dois lados (esquerda e direita) e aplique a operação (ou seja, no Gparted vc diz a ele o que fazer mas nada acontece a não ser que vc confirme a ação)

Pronto, raiz do sistema estendida. No futuro, quando vc estiver mais craque, vai aprender a particionar manualmente, e assim separar a home, fazer dual boot de distros Linux etc. Uma vez que se domine o esquema de particionamento, é mais fácil do que parece…

5 curtidas

Funcionou perfeitamente. Agradeço de coração a todos que me ajudaram!

2 curtidas

Não se esqueça de marcar alguma das respostas como solução. Isso ajuda a quem consultar o tópico no futuro e que tenha um problema semelhante…

1 curtida

Bem lembrado!!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.