Desinstalar/Remover arquivos instalados tar.gz

Galera, quando extraímos pacotes tar, e que não vem com uninstaller como podemos fazer para remover por completo (digo todas as pastas criadas nos /.local /usr da vida) ?

Alternativas:

  1. Backup: Antes de instalar, criar um backup do sistema através do Timeshift por exemplo. Depois só restaurar o backup.
  2. Remoção manual: Tentar ler os códigos fontes para ver quais pastas foram criadas e apagar manualmente através do comando (sudo rm -rf caminho_da_pasta ou arquivo)
1 curtida

Pois é por isso que se usa pacotes RPM ou Snappy, Appimage, Flatpack além de ser mais fácil de instalar é mais fácil de remover.
O jeito é deletar os arquivos 1 por 1.

1 curtida

apaga o conteúdo que vc extraiu do .tar.gz e põe o find pra poder achar pra vc os arquivos de configuração, cache, etc… e apaga manualmente, vc pode usar até o próprio find pra isso

raramente um programa foge da “genericidade” de criar pastas de configuração em /home/$USER/.config, de criar pastas de cache em /home/$USER/.cache, e criar pastas de “integração” em /home/$USER/.local/ ou /home/$USER/.{programa}

se vc instalou o discord, por exemplo, basta você apagar o conteúdo do .tar.gz que vc extraiu e fazer "find ~ -type d -iname ‘*discord*’ " no terminal e ele vai listar pra vc todas as pastas com o nome “discord”.

e nem os pacotes dos gerenciadores de pacotes se livram dos restos que estão na sua home, vc tem que limpá-los manualmente

2 curtidas

Obrigado galera pela prestatividade.

Você diz ler os códigos fontes como? Dando um find nas palavras chaves do programa que instalei?

No caso, eu percebi que nao so arquivos tar mas pacotes tb msm dando dnf remove ficam pra todo lado (no /usr /var /etc), eh normal isso? Tem algum comando ou ferramenta que possa limpar todos os rastros que ficaram?

vc pode usar o find também

sudo find / -xdev -iname ‘*software*’

eu não sei o dnf, mas o apt tem o purge, caso vc não queira se preocupar em apagar esses arquivos manualmente

apt purge [software] && apt autoremove --purge