Instalei o flatpak do LibreOffice no meu Deepin 15.9.1. Quando fui desinstalar o flatpak, os ícones dos programas permaneceram no lançador (como demonstrado na imagem).
Ao tentar remover os ícones, pelo próprio lançador, aparece uma mensagem de erro - mas os programas não mais existem. Já usei comandos de limpeza pelo terminal mas foi inútil.
Como proceder para remover os ícones?
P.S.: Isso também ocorreu com o flatpak do Software Boutique.
@IBF , tu desinstalou pela deepin store ou clicando com o botão direito no ícone do programa no lançador? já tentou reinstalar a suite e desinstalar por outro método?
Da primeira vez, desinstalei pelo terminal, mas os ícones não sumiram. Reinstalei e tentei desinstalar diretamente pelo lançador, mas a ação não se completa e recebo um aviso de “Falha ao desinstalar…”
Tá complicado… Hehehe
Estranho… tenta remover “na mão grande”.
Vai em /usr/share/applications e apaga os ícones do Libreoffice que porventura existirem lá (como root).
E também em ~/.local/share/applications
Você já tentou dar um ‘purge’ ao invés de simplesmente remover no terminal?..
Se não funcionar, deve haver algo do tipo de um menu editor no Deepin. No Ubuntu tem o menulibre. Mas cuidado porque ele edita o menu e não sei se há retorno, provavelmente não…
Eu prefiro o menu “alacarte” (acho que é o que o Mint usa).
Instala ele e vê se aparecem os ícones nas categorias “Escritório” ou “Outros”.
Daí remove por lá. Não basta desmarcá-los. É preciso EXCLUIR mesmo.
Como disse o @over.clk, cuidado com o manuseio…
Talvez o programa ainda esteja no sistema, parece você somente excluiu ícones do menu. Talvez você não saiba, mas o flatpak tem comandos próprios, inclusive de desinstalação. Você não deve usar o apt pra isso.
Não tenho experiência, por hora, em flatpkak… desculpe não ter me atentado.
A sintaxe para remover um pacote flatpak via terminal é semelhante a isso:
flatpak uninstall NOME_DO_PACOTE
Para saber o nome completo do pacote podes utilizar o comando flathub list e anotar.
Por exemplo, o Spotify para desktop o nome do pacote é com.spotify.Client e para desinstalar pelo terminal fica assim:
flatpak uninstall com.spotify.Client
O Libre Office é org.libreoffice.LibreOffice e para desinstalar o flatpak fica assim o comando
flatpak uninstall org.libreoffice.LibreOffice
Não pode esquecer que no linux os comandos no terminal são “case sensitive”, ou seja, faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.