Desinstalação incompleta de flatpak do LibreOffice no Deepin - Ícones permanecem

Instalei o flatpak do LibreOffice no meu Deepin 15.9.1. Quando fui desinstalar o flatpak, os ícones dos programas permaneceram no lançador (como demonstrado na imagem).
Ao tentar remover os ícones, pelo próprio lançador, aparece uma mensagem de erro - mas os programas não mais existem. Já usei comandos de limpeza pelo terminal mas foi inútil.

Como proceder para remover os ícones?

P.S.: Isso também ocorreu com o flatpak do Software Boutique.

libreoffice flatpak deepin

1 curtida

@IBF , tu desinstalou pela deepin store ou clicando com o botão direito no ícone do programa no lançador? já tentou reinstalar a suite e desinstalar por outro método?

Isso aconteceu comigo.
Dá um logout e login de novo e vê se eles somem.
Comigo sumiram.

2 curtidas

Da primeira vez, desinstalei pelo terminal, mas os ícones não sumiram. Reinstalei e tentei desinstalar diretamente pelo lançador, mas a ação não se completa e recebo um aviso de “Falha ao desinstalar…”
Tá complicado… Hehehe

Captura%20de%20Tela_selecionar%20%C3%A1rea_20190213162652

Isso acontece com qualquer ícones do LibreOffice que permaneceu. :face_with_raised_eyebrow:

Estranho… tenta remover “na mão grande”.
Vai em /usr/share/applications e apaga os ícones do Libreoffice que porventura existirem lá (como root).
E também em ~/.local/share/applications

3 curtidas

Cara, que coisa mais estranha… Verifiquei as duas pastas em questão e não encontrei absolutamente nada do LibreOffice. :face_with_raised_eyebrow:

Coisa de doido… É como se os ícones só existissem no Lançador. :thinking:

Você já tentou dar um ‘purge’ ao invés de simplesmente remover no terminal?..

Se não funcionar, deve haver algo do tipo de um menu editor no Deepin. No Ubuntu tem o menulibre. Mas cuidado porque ele edita o menu e não sei se há retorno, provavelmente não…

1 curtida

Eu prefiro o menu “alacarte” (acho que é o que o Mint usa).
Instala ele e vê se aparecem os ícones nas categorias “Escritório” ou “Outros”.
Daí remove por lá. Não basta desmarcá-los. É preciso EXCLUIR mesmo.
Como disse o @over.clk, cuidado com o manuseio…

2 curtidas

Já tinha tentado o purge e um conjunto de comando de limpeza e correção, mas não obtive sucesso…

Acontece que, para nossa alegria, a sugestão do Alacarte funcionou!!!

Muito obrigado mesmo. :penguin: :sunglasses: :+1:t3:

2 curtidas

Talvez o programa ainda esteja no sistema, parece você somente excluiu ícones do menu. Talvez você não saiba, mas o flatpak tem comandos próprios, inclusive de desinstalação. Você não deve usar o apt pra isso.

Não tenho experiência, por hora, em flatpkak… desculpe não ter me atentado.

1 curtida

A sintaxe para remover um pacote flatpak via terminal é semelhante a isso:
flatpak uninstall NOME_DO_PACOTE

Para saber o nome completo do pacote podes utilizar o comando flathub list e anotar.
Por exemplo, o Spotify para desktop o nome do pacote é com.spotify.Client e para desinstalar pelo terminal fica assim:
flatpak uninstall com.spotify.Client

O Libre Office é org.libreoffice.LibreOffice e para desinstalar o flatpak fica assim o comando
flatpak uninstall org.libreoffice.LibreOffice

Não pode esquecer que no linux os comandos no terminal são “case sensitive”, ou seja, faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.

2 curtidas