Eu sou estudante de programação e estou focando meus estudos em Desenvolvimento Web Full Stack.
Minha esposa está buscando uma nova profissão e sugeri a ela estudar design gráfico, pois além dela ter uma boa noção de estética no geral, ela é muito criativa, e poderíamos trabalhar juntos no desenvolvimento de sites e sistemas, ela na parte criativa e eu na parte de desenvolvimento. Além disso, ela poderia trabalhar criando identidades visuais, materiais gráficos e etc.
Acontece que hoje somos usuários Linux e gostamos muito da plataforma e do mundo opensource, e desde então começamos a pesquisar sobre a possibilidade de trabalharmos usando apenas softwares opensource e gratuitos. Algumas pessoas nos desencorajaram, e sendo bem específico, nos disseram que design é pacote Adobe (Photoshop, Illustrator, etc.) e que nada fora disso presta.
Gostaria de saber se é possível encarar esse desafio e trabalhar com design a contento usando apenas softwares opensource (principalmente) e gratuitos.
Pesquisando, achamos alguns softwares, são eles:
GIMP para edição de imagens;
Inkscape para imagens vetoriais;
Figma (não é opensouce, mas é gratuito e tem Flatpak) para prototipagem;
Gcolor3 como colorpicker;
Krita para pinturas digitais;
Drawing como editor simples e rápido de imagens;
LibreOffice Draw para fluxogramas;
Kdenlive/Pitivi para editar vídeos;
Podem nos ajudar contando suas experiências e sugerindo softwares, por gentileza?
Sugestões de cursos e materiais de estudo são extremamente bem vindos!
Não sei se é relevante, mas só para constar somos usuários da distro Linux Mint.
Agradeço a todos que puderem ajudar compartilhando conhecimento.
Para atuar de forma profissional tanto como programação e para criação Design Gráfico focado em ambiente online é totalmente viável.
A parte de desenvolvimento web, seja site, seja backend, frontend, linguagens e tudo mais em sistemas Linux você consegue praticamente a cobertura completa.