Eu sou estudante de programação e estou focando meus estudos em Desenvolvimento Web Full Stack.
Minha esposa está buscando uma nova profissão e sugeri a ela estudar design gráfico, pois além dela ter uma boa noção de estética no geral, ela é muito criativa, e poderíamos trabalhar juntos no desenvolvimento de sites e sistemas, ela na parte criativa e eu na parte de desenvolvimento. Além disso, ela poderia trabalhar criando identidades visuais, materiais gráficos e etc.
Acontece que hoje somos usuários Linux e gostamos muito da plataforma e do mundo opensource, e desde então começamos a pesquisar sobre a possibilidade de trabalharmos usando apenas softwares opensource e gratuitos. Algumas pessoas nos desencorajaram, e sendo bem específico, nos disseram que design é pacote Adobe (Photoshop, Illustrator, etc.) e que nada fora disso presta.
Gostaria de saber se é possível encarar esse desafio e trabalhar com design a contento usando apenas softwares opensource (principalmente) e gratuitos.
Pesquisando, achamos alguns softwares, são eles:
GIMP para edição de imagens;
Inkscape para imagens vetoriais;
Figma (não é opensouce, mas é gratuito e tem Flatpak) para prototipagem;
Gcolor3 como colorpicker;
Krita para pinturas digitais;
Drawing como editor simples e rápido de imagens;
LibreOffice Draw para fluxogramas;
Kdenlive/Pitivi para editar vídeos;
Podem nos ajudar contando suas experiências e sugerindo softwares, por gentileza?
Sugestões de cursos e materiais de estudo são extremamente bem vindos!
Não sei se é relevante, mas só para constar somos usuários da distro Linux Mint.
Agradeço a todos que puderem ajudar compartilhando conhecimento.
Para atuar de forma profissional tanto como programação e para criação Design Gráfico focado em ambiente online é totalmente viável.
A parte de desenvolvimento web, seja site, seja backend, frontend, linguagens e tudo mais em sistemas Linux você consegue praticamente a cobertura completa.
Os apps para criativos a qual relacionou são todos bons e bem capaz.
Lembrando que saída para web e ambiente online será rgb/hsl e todos eles trabalham com facilidade.
Há uma dificuldade maior quando o assunto é criativos para impressão. Não pela capacidade dos apps em si como ferramenta para criação, mas devido a padrões de gerenciamento de cores e exportação CMYK. Dito isto, há viabilidade também uma vez que se entende certos fluxos para chegar no objetivo.
Eu trabalho com criação e artes gráficas há alguns anos e nos últimos 2 ou 3 (agora não tenho certeza) utilizo exclusivamente Linux no desktop. Então, é viável executar este tipo de trabalho usando principalmente software livre.
Eu digo principalmente, porque nem todo projeto poderá ser encaixado em um fluxo de ferramentas totalmente open source, por exemplo:
clientes que já possuem um fluxo de trabalho com tecnologias proprietárias;
quando seu trabalho depois será manuseado por outro profissional que não usa as mesmas ferramentas (bem comum em DTP) e tarefas pontuais dentro de trabalhos complexos.
Nestes casos, as opções são não pegar o trabalho ou abrir uma exceção. Mas, como o @aarProTech falou muito bem, é possível direcionar seu projeto para atender áreas que não sejam afetadas pelas limitações das ferramentas.
Não deixe isso abalar a confiança de vocês, usar ferramentas que não são o padrão do mercado certamente irá impor alguns desafios. Mas, minha sugestão é ter jogo de cintura e não focar tanto nas ferramentas.
Foque na qualidade de vida e na realização pessoal que o processo traz, é o que tem funcionado para mim. Talvez funcione para vocês.
Geralmente são pessoas que compram packs e vendem como algo autoral… sinceramente? Eu não daria ouvidos quando é pessoa sabe realmente design e não usar uma ferramenta até o MS Paint serve
Minhas dicas são: dá uma conferida no canal Livre labs, para saber mais sobre as ferramentas gráficas e conheça a distro Tiger Studio.
Se querem se aprofundar em webdesign e programação em geral o ideal é estudar sobre UX/UI também.
É totalmente possível fazer o que vocês querem. Esse desencorajamento é uma máscara para o comodismo. Essas pessoas não são ruins, de forma alguma, mas aprenderam de um jeito e estão acomodadas.
Eu uso muito o GIMP, Inkscape e KDEnlive no Linux e quando preciso ir para o Windows por algum motivo eu continuo usando eles, me acostumei e faço muito bem todo o trabalho. O pacote Adobe tem suas facilidades, claro, são softwares poderosíssimos, porém pagos e com um valor elevado (vamos desconsiderar a galerinha aí que desfaz dos opensource mas usam tudo “pirateado”, essas pessoas não fazem ideia do problema que estão envolvidas).
No meu caso e, uma dica para você, busque cursos para se aprofundar nesses softwares que você quer usar pois faz muita diferença. Eu fiz cursos na Udemy para os três que citei mais acima e me ajudaram bastante.
Trabalho com a suite da Adobe a muitos anos, mas já trabalhei também com a dupla Gimp / Inskscape e fiz muitos trabalhos com eles e pude comprovar o quão maduros e eficientes estes softwares estão. Meus clientes nem sonhavam que estava trabalhando com ferramentas que não eram “o padrão de mercado”. Precisavam apenas do trabalho entregue.
“O prego será pregado, não importa o martelo que vou usar”.
Não sou da área, mas uma vez precisei usar o Inkscape e na época não haviam muitos tutoriais. Encontrei no Youtube um canal gringo bem legal, chamado Logos by Nick que ensina a usar a ferramenta. Isso se o idioma inglês não for um problema para vocês.
Eu achei as instruções interessantes de se seguir porque ele coloca as teclas que estão sendo utilizadas na tela, então dava para acompanhar de boa.
Hoje em dia deve ter mais tutoriais em português também.
Claro que nada disso é o equivalente a um curso, mas já ajuda pra quem está iniciando.