Qual app do Linux vocês me recomendam pra desfragmentar um pendrive no Linux, eu não acho o defragler ou semelhante
App gráfico mais usado
O melhor app para gerenciar pendrive no Linux é:
- GParted (https://gparted.org/)
Instalar:
sudo apt install gparted
Depois:
- selecione o pendrive
- delete a partição
- crie uma nova
- formate (FAT32, exFAT, NTFS etc.)
Isso na prática resolve fragmentação também.
Se o pendrive for em fat32 uma maneira de desfragmentar é copiar os dados do pendrive para uma pasta, formatar o pendrive e copiar os dados de volta.
Bem, não faz muito sentido desfragmentar arquivos em dispositivo de estado sólido, afinal o tempo de busca é extremamente pequeno se comparado com os discos rotativos (hdd). Mas talvez você contando mais sobre sua necessidade, possamos ajudá-lo melhor.
Acredito que seja uma questão de caso específico. Eu mesmo já tive que fazer isso para poder usar o pendrive no ps2.
Achei isso:
Mas acho que só serve para EXT4, eu não entendo bem então vou deixar a resposta para os universitários.![]()
Em geral, não é necessário desfragmentar o pendrive pois trata-se de memória flash e não mecânica e o controlador interno do pendrive já gerencia os blocos de armazenamento.
Mesmo assim, se quiser desfragmentar, existe o utilitário fatsort, você pode instalar através do gerenciador de pacotes da sua distribuição. Eu uso Ubuntu, o comando para instalar é “sudo apt install fatsort”, o mesmo deve valer para o Debian.
Uso: sudo fatsort /dev/sdX1
Troque X1 para o número da sua unidade que representa o pendrive.
Se você precisar corrigir erros em pendrives e partições FAT32, pode usar um utilitário que é instalado quando o seu sistema tem o pacote dosfstools:
Uso: sudo fsck.vfat -v /dev/sdX1
Novamente, troque X1 para o número da sua unidade que representa o pendrive.
Eu já precisei desfragmentar pendrive FAT32 no Linux, o que é requerido quando se utiliza o desbloqueio por pendrive no PlayStation2.
Cara desfragmentar é coisa jurassica nem nos meus HDs externos que são de discos eu uso essa função.
Foi exatamente minha situação e eu desfragmentei da forma que descrevi anteriormente.
Daí faz sentido. A implementação do FAT no PS2 pode ser tão arcaica que não suporta arquivos fragmentados…
O problema é que é bem mais fácil formatar (depois de remover os jogos do pendrive).
No caso, se o OPL estiver no memory card, essa seria a melhor alternativa.