Desesquentando o Raspberry Pi 5

A Framboesa está muito quente.

O Raspberry pi 5 é bem poderoso em relação aos seus antepassados, mas com grandes poderes vem grandes esquentabilidades.
Sem fazer nada, com a temperatura ambiente em 21 graus o meu aparelho registrou quase 50 graus, e a placa fica impossível de segurar na mão. Ao reproduzir um vídeo no Chromium o valor sobe para 60 graus. A frutinha não está para brincadeira.

Como arreferecer essa jossa?

Comprei uma simpática armadura para minha framboesa eletrônica dessa daqui. E vem com as almofadas térmicas para entrar em contato com chips e transferir o calor para a carcaça, além das ventoinhas para refrescar essa benção.

Como montar esse filhote de cruz credo?

Essas são as peças que vieram:

• Case de Metal
  • Parafusos
  • Uma chave alienígena
  • Almofadas Térmicas
  • Duas ventoinhas ( esqueci de colocar elas na foto )

Agora vamos colocar as almofadas térmicas nas protuberâncias. (Não esqueça de limpar sua mesa, sua esposa ficará muito feliz)

Agora note que seu aparelho tem alguns furos, você deve alinhar os furos da case com os do aparelho e colocar os parafusos por baixo. A minha dica é parafusar em X, fica bem melhor o aperto, lembrando que não é necessário aplicar uma força extrema, você provavelmente vai espanar o parafuso, sentiu que deu o aperto já solta.

Agora é hora de inserir os ventiladores no PWM da placa e parafusar as ventoinhas.

O cabinho das ventoinhas vai nessa entrada branquinha que está entre o USB e o GPIO, e nesse vão da case basta colocar as ventoinhas e parafusar.

O quanto esfria?

As temperaturas de 60 graus cairam para 48, e a plaquinha sem fazer nada consegue ficar na faixa de 42 graus. A carcaça de metal fica extremamente quente, então evite por a mão. O meu Raspberry PI 3 também tem uma case de metal dessa, mas ele praticamente não esquenta, a carcaça fica gelada mesmo ele overclocado.

• 4 curtidas

Ou, qual é a resolução de vídeo que ele consegue rodar no youtube?

1 curtida

Youtube limita ele a 1080P 60 fps. Mesmo que em teoria ele reproduza 4k.
    . Pi 3 reproduz 720P 30fps no youtube.

2 curtidas

Atualização da gambiarra, liguei um cooler de processador em cima da case de metal, as temperaturas baixaram para 26 graus.

Só não ficou muito bonito.

1 curtida

Eu não ligo muito para a estética. Se realmente for necessário.
    Meu computador antes deste ele ficava de gabinete aberto, era esteticamente horrível, mas era necessário, minha placa de vídeo fazia tudo ficar um forno se tampasse.
    Dessa vez eu comprei um gabinete grande, e por isso não precisa mais ficar aberto.

Mas apenas se for necessário.

1 curtida

Espero que o próximo raspberry eles resolvam essa questão da temperatura. Queima a mão se pegar na carcaça só com o cooler embutido. Pra ficar menos feio vou fazer um suporte de palito de sorvete para colocar o cooler.

1 curtida

Picolé deve dar tmb.

Eu quase fiz isso na minha Orange PI 5, mas coloquei só a parte de metal do cooler, não liguei a ventoinha kkkk

2 curtidas

Esses fan que vem da case são bem barulhentos, mesmo com o pwm controlando a rotação. Eles são muito pequenos e a vazão de ar por consequência também.
    Planejo desligar esses fans da case e fazer uma espécie de casinha de picolé para colocar o fan de processador que é bem maior, e ligando nos 7V ao invés de 12 ele reduz bastante o barulho.
    Também planejo ligar o terceiro pino direto no rasp pra controlar a velocidade visualmente

2 curtidas