Desenvolvimento PHP(Apache + PHP + PHP Desktop)

Boa tarde galera! Gostaria de saber como funciona o uso do Apache e do PHP no Linux no modo geral? Pq no Windows eu crio uma pasta nova dentro do WWW do Wampp e faço o que eu quiser. Aí que surge algumas dúvidas e problemas.
1º - Eu vi num lugar em que posso copiar um arquivo para dentro da pasta do projeto, configurar e acesso será via URL como fosse um site ao invés do famoso localhost;
2º - O processo de instalação dos programas para o Ubuntu, última versão, roda liso no Mint 19.1?
3º - Vou parar de ter problemas com variáveis em alguns projetos? Estou com um aqui que o código está correto e mesmo assim não ocorre a impressão do resultado desejado;
4º - A mudança de SO poderia gerar algum atraso no meu projeto?

Isso é o que tenho por enquanto. Fora o uso do certificado digital, para outros tipos de trabalho.

1 Like

Boas| Então pergunta complexa, vou tentar ser conciso.

Primeiro para instalar um servidor simples tem este link do blog Unix Universe que eu recomendo. Não é um processo 100% pronto para ser usado em produção, mas são poucas coisas relacionadas com segurança e criptografia que ficam a faltar.
Para desenvolvimento este processo é o ideal (aqueles elementos que falei que faltavam não são necessário para um ambiente de desenvolvimento)

1º - Com o lamp, por padrão a localização padrão no ubuntu é em /var/www/html

2º - A maioria dos tutos dos para o Ubuntu funcionam no Mint. Deves ter a certeza que o tutorial é para a versão do Ubuntu que é base do Mint

• Ubuntu 16.04.X —> Linux Mint 18.X
  • Ubuntu 18.04.X —> Linux Mint 19.X

3º - Cara isso pode ser problemas do ambiente. Se vai usar PHP recomendo a versão 7.3.3 que é a última stable. Fonte: php.net

4º - Se mudar o S.O. vai ter de configurar o ambiente lamp todo de novo e se não fizer backup dos ficheiros do site e/ou base de dados vai perder todos os seus dados.

Espero ter ajudado.

2 Likes

Sua resposta está muito boa, mas dependendo do projeto a versão cinco do PHP pode ser necessária para que não haja modificação na parte lógica do projeto, mas se for um projeto do zero concordo plenamente com você, não leva a mal meu comentário.

0 Likes

@Benson muito obrigado pelo comentário. E sim têm razão a versão 5 do php pode ser necessária para manter a aplicação já existente. Mais uma vez obrigado pelo reparo.

@Anotso esse problema pode ser por estar a usar comandos não suportados pela versão do php. Deve confirmar qual a versão adequada.

1 Like

Depois de usar 1x sem o lamp, já q tentei adaptar o jeito do win com o wamp, nunca mais consegui fazer funcionar direito ou de forma ñ complexa com o lamp.

No Linux é muito mais fácil usar instalando cada um (apache, php, mysql) pq o sistema sabe onde estão e ñ vai gerar conflitos. Tb tem a questão da pasta www, q eu uso a pasta do projeto, de cada projeto, do jeito q baixo do repositório, sem mudar nada, o php tem o ‘servidor embutido’ justamente pra isso.

Mas as respostas foram muito boas e em cima do ponto.

0 Likes

Eu trabalho com serviços que precisam do certificado digital e estou começando a atuar na área de programação. Cansei do windows e estou querendo migrar tudo.
Eu vi um vídeo de como instalar o LAMP(https://youtu.be/5HMm6hNtoDI) e na descrição possui o passo a passo de como fazer tudo.
Já o Mint tive que me virar nos 30 para instalar o Mega nele pq na época não tinha uma versão oficial para ele e tive que colocar a do Ubuntu, mas no primeiro apt-get para atualizar ele gerou várias críticas

0 Likes

Vc por acaso já usou o Git no Linux e criou um projeto PHP em que não fosse salvo na pasta www?

0 Likes

Eu salvo numa pasta q chamo de workspace, simplesmente ñ tenho uma www. pq o servidor de http do php cria o www na pasta desejada.

0 Likes

Pq no windows estou tendo um problema com URL amigável do PHP. Na pasta www do Wampp eu add as pastas dos projetos e vou fazendo tudo. Só que nesse caso se eu der / ele volta para a página padrão e da erro. Pode ser culpa minha por não ter configurado direito o servidor, mas já revirei a net e os meus professores do curso e nenhuma resposta. Agora vou tentar o Linux pra ver se resolve tudo

0 Likes

No win eu tb tenho problema (ñ tenho escolha no trab), acho mais complexo, principalmente qdo vc usa um framework específico, preferi criar uma VM e instalar Linux pra poder fazer como faço em casa.

0 Likes

Entendi, mas estou cansado de usar VM. Do meu ponto de vista vc perde muito desempenho quando usa o sistema assim

0 Likes

Eu uso Linux, qdo estou nele ñ preciso de VM, só no Win, pq ele ñ faz as coisas como deveria, mas acho q isso muda com o tempo, a criação do wamp foi por isso.

1 Like

@teseu o lamp é isso mesmo. instalar no Linux o Apache, PHP e o MySQL
A abreviatura fica LAMP

1 Like

Para usar o servidor apache num outro diretório basta mudar o virtualhost
O apache tem a facilidade de premitir que vcs crie varios"servidores" dentro da mesma máquina
A isto ele chama de virtual host. Neste artigo explica como se cria estes virtualhosts. Se vcs só quer mudar o diretório atual do seu projeto basta editar o VH já esistente.

AVISO IMPORTANTE Sempre que mexer nas configurações do servidor faça uma cópia do ficheiro original para caso de erro vc facilmente poder repor a máquina

1 Like

Neste caso você pode utilizar o docker e docker-compose que cria um ambiente igual ao de produção. Neste caso você pode ter qualquer configuração e versão do PHP. Quando você precisa instalar o PHP 5.3 em um Ubuntu 18.04 acaba sendo necessário adicionar repositórios de terceiros para poder instalar. Com o docker não é necessário e você pode criar qualquer ambiente em qualquer SO.

1 Like

Aí que entra a utilização do docker. Ao invés de você utilizar um Vagrant ou um VirtualBox utiliza-se o docker por exemplo no Windows para criar um ambiente com Ubuntu na versão que vc quiser, e nele você configura os programas necessários para o desenvolvimento. Como se fosse uma VM, mas utiliza muito menos recurso do computador.
MundoDocker

0 Likes

eu sei, mas é uma versão do wamp, o mesmo pra win, pq no win instalar separadamente dá mais trab, no linux ñ, funciona uma maravilha sem precisar disso

0 Likes