Desenvolvimento PHP(Apache + PHP + PHP Desktop)

Boa tarde galera! Gostaria de saber como funciona o uso do Apache e do PHP no Linux no modo geral? Pq no Windows eu crio uma pasta nova dentro do WWW do Wampp e faço o que eu quiser. Aí que surge algumas dúvidas e problemas.
1º - Eu vi num lugar em que posso copiar um arquivo para dentro da pasta do projeto, configurar e acesso será via URL como fosse um site ao invés do famoso localhost;
2º - O processo de instalação dos programas para o Ubuntu, última versão, roda liso no Mint 19.1?
3º - Vou parar de ter problemas com variáveis em alguns projetos? Estou com um aqui que o código está correto e mesmo assim não ocorre a impressão do resultado desejado;
4º - A mudança de SO poderia gerar algum atraso no meu projeto?

Isso é o que tenho por enquanto. Fora o uso do certificado digital, para outros tipos de trabalho.

1 curtida

Boas| Então pergunta complexa, vou tentar ser conciso.

Primeiro para instalar um servidor simples tem este link do blog Unix Universe que eu recomendo. Não é um processo 100% pronto para ser usado em produção, mas são poucas coisas relacionadas com segurança e criptografia que ficam a faltar.
Para desenvolvimento este processo é o ideal (aqueles elementos que falei que faltavam não são necessário para um ambiente de desenvolvimento)

1º - Com o lamp, por padrão a localização padrão no ubuntu é em /var/www/html

2º - A maioria dos tutos dos para o Ubuntu funcionam no Mint. Deves ter a certeza que o tutorial é para a versão do Ubuntu que é base do Mint

  • Ubuntu 16.04.X —> Linux Mint 18.X
  • Ubuntu 18.04.X —> Linux Mint 19.X

3º - Cara isso pode ser problemas do ambiente. Se vai usar PHP recomendo a versão 7.3.3 que é a última stable. Fonte: php.net

4º - Se mudar o S.O. vai ter de configurar o ambiente lamp todo de novo e se não fizer backup dos ficheiros do site e/ou base de dados vai perder todos os seus dados.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Sua resposta está muito boa, mas dependendo do projeto a versão cinco do PHP pode ser necessária para que não haja modificação na parte lógica do projeto, mas se for um projeto do zero concordo plenamente com você, não leva a mal meu comentário.

@Benson muito obrigado pelo comentário. E sim têm razão a versão 5 do php pode ser necessária para manter a aplicação já existente. Mais uma vez obrigado pelo reparo.

@Anotso esse problema pode ser por estar a usar comandos não suportados pela versão do php. Deve confirmar qual a versão adequada.

1 curtida

Depois de usar 1x sem o lamp, já q tentei adaptar o jeito do win com o wamp, nunca mais consegui fazer funcionar direito ou de forma ñ complexa com o lamp.

No Linux é muito mais fácil usar instalando cada um (apache, php, mysql) pq o sistema sabe onde estão e ñ vai gerar conflitos. Tb tem a questão da pasta www, q eu uso a pasta do projeto, de cada projeto, do jeito q baixo do repositório, sem mudar nada, o php tem o ‘servidor embutido’ justamente pra isso.

Mas as respostas foram muito boas e em cima do ponto.

Eu trabalho com serviços que precisam do certificado digital e estou começando a atuar na área de programação. Cansei do windows e estou querendo migrar tudo.
Eu vi um vídeo de como instalar o LAMP(Ubuntu | Como Instalar e Configurar LAMP [Linux Apache MySQL PHP] | #uninerds | Universo dos Nerds - YouTube) e na descrição possui o passo a passo de como fazer tudo.
Já o Mint tive que me virar nos 30 para instalar o Mega nele pq na época não tinha uma versão oficial para ele e tive que colocar a do Ubuntu, mas no primeiro apt-get para atualizar ele gerou várias críticas

Vc por acaso já usou o Git no Linux e criou um projeto PHP em que não fosse salvo na pasta www?

Eu salvo numa pasta q chamo de workspace, simplesmente ñ tenho uma www. pq o servidor de http do php cria o www na pasta desejada.

Pq no windows estou tendo um problema com URL amigável do PHP. Na pasta www do Wampp eu add as pastas dos projetos e vou fazendo tudo. Só que nesse caso se eu der / ele volta para a página padrão e da erro. Pode ser culpa minha por não ter configurado direito o servidor, mas já revirei a net e os meus professores do curso e nenhuma resposta. Agora vou tentar o Linux pra ver se resolve tudo

No win eu tb tenho problema (ñ tenho escolha no trab), acho mais complexo, principalmente qdo vc usa um framework específico, preferi criar uma VM e instalar Linux pra poder fazer como faço em casa.

Entendi, mas estou cansado de usar VM. Do meu ponto de vista vc perde muito desempenho quando usa o sistema assim

Eu uso Linux, qdo estou nele ñ preciso de VM, só no Win, pq ele ñ faz as coisas como deveria, mas acho q isso muda com o tempo, a criação do wamp foi por isso.

1 curtida

@teseu o lamp é isso mesmo. instalar no Linux o Apache, PHP e o MySQL
A abreviatura fica LAMP

1 curtida

Para usar o servidor apache num outro diretório basta mudar o virtualhost
O apache tem a facilidade de premitir que vcs crie varios"servidores" dentro da mesma máquina
A isto ele chama de virtual host. Neste artigo explica como se cria estes virtualhosts. Se vcs só quer mudar o diretório atual do seu projeto basta editar o VH já esistente.

AVISO IMPORTANTE Sempre que mexer nas configurações do servidor faça uma cópia do ficheiro original para caso de erro vc facilmente poder repor a máquina

1 curtida

Neste caso você pode utilizar o docker e docker-compose que cria um ambiente igual ao de produção. Neste caso você pode ter qualquer configuração e versão do PHP. Quando você precisa instalar o PHP 5.3 em um Ubuntu 18.04 acaba sendo necessário adicionar repositórios de terceiros para poder instalar. Com o docker não é necessário e você pode criar qualquer ambiente em qualquer SO.

1 curtida

Aí que entra a utilização do docker. Ao invés de você utilizar um Vagrant ou um VirtualBox utiliza-se o docker por exemplo no Windows para criar um ambiente com Ubuntu na versão que vc quiser, e nele você configura os programas necessários para o desenvolvimento. Como se fosse uma VM, mas utiliza muito menos recurso do computador.
MundoDocker

eu sei, mas é uma versão do wamp, o mesmo pra win, pq no win instalar separadamente dá mais trab, no linux ñ, funciona uma maravilha sem precisar disso