Desenvolvimento de sistema Linux

Ola…
E sou um estudante de engenharia de software então eu conheço um pouco sobre linguagem de programação e desenvolvimento de aplicativos mas eu nunca entendi muito bem como funciona o desenvolvimento de sistemas operacionais, principalmente tenho curiosidade de saber como funciona o desenvolvimento de sistemas utilizando o kernel Linux e/ou utilizando um outro sistema como base (como o elementary usa a base ubuntu)
Gostaria que, se possível, vocês me indicassem livros ou artigos (ou qualquer outra coisa) onde eu possa aprender como funciona isso
Agradeço desde já.

1 curtida

Olá :wave:
Para iniciar, acho que o conteúdo do GuiaFoca bem tranquilo e didático. Outro lugar para se aprender bastante é na documentação do Arch Linux, a ArchWiki. Se for usuário de longa data do Windows e quiser testar de forma mais suave como funciona Linux, seus comandos básicos, hierarquia de pastas, etc, você pode instalar o Ubuntu pelo WSL2 e ir acostumando-se por lá até se sentir confortável o suficiente para instalar uma distro em dual boot ou uso exclusivo. Como estudante de ciência da computação, não volto a usar Windows para programar em 99% dos casos, Linux é um caminho sem volta.

3 curtidas

Desenvolvimento de uma distro Linux…
Ia dizer q o Linux from Scratch te ajudaria, mas talvez seu caso seja mais interessante estudar sobre o kernel e projetos, como Red Hat, Plasma, Gnome, etc…

4 curtidas

Se a sua área é estudar código, comesse dando uma olhada em código fonte como o Daigo sugeri-o.
O código fonte do nucléo Linux é esse: https://kernel.org/
Eu imagino que você saiba o que é o kernel Linux, mas para se alguém que vier neste tópico e não saiba ele é o a interface que passa as instruções dos processos para o hardware executar. Ele é o software que lida com o hardware. Linux (núcleo) – Wikipédia, a enciclopédia livre