Ola…
E sou um estudante de engenharia de software então eu conheço um pouco sobre linguagem de programação e desenvolvimento de aplicativos mas eu nunca entendi muito bem como funciona o desenvolvimento de sistemas operacionais, principalmente tenho curiosidade de saber como funciona o desenvolvimento de sistemas utilizando o kernel Linux e/ou utilizando um outro sistema como base (como o elementary usa a base ubuntu)
Gostaria que, se possível, vocês me indicassem livros ou artigos (ou qualquer outra coisa) onde eu possa aprender como funciona isso
Agradeço desde já.
Olá
Para iniciar, acho que o conteúdo do GuiaFoca bem tranquilo e didático. Outro lugar para se aprender bastante é na documentação do Arch Linux, a ArchWiki. Se for usuário de longa data do Windows e quiser testar de forma mais suave como funciona Linux, seus comandos básicos, hierarquia de pastas, etc, você pode instalar o Ubuntu pelo WSL2 e ir acostumando-se por lá até se sentir confortável o suficiente para instalar uma distro em dual boot ou uso exclusivo. Como estudante de ciência da computação, não volto a usar Windows para programar em 99% dos casos, Linux é um caminho sem volta.
Desenvolvimento de uma distro Linux…
Ia dizer q o Linux from Scratch te ajudaria, mas talvez seu caso seja mais interessante estudar sobre o kernel e projetos, como Red Hat, Plasma, Gnome, etc…
Se a sua área é estudar código, comesse dando uma olhada em código fonte como o Daigo sugeri-o.
O código fonte do nucléo Linux é esse: https://kernel.org/
Eu imagino que você saiba o que é o kernel Linux, mas para se alguém que vier neste tópico e não saiba ele é o a interface que passa as instruções dos processos para o hardware executar. Ele é o software que lida com o hardware. Linux (núcleo) – Wikipédia, a enciclopédia livre