Desenvolvimento de aplicação com API x Desenvolvimento de aplicação sem API

Bom dia galera, eu sou novo com desenvolvimento e n tenho mt experiência, eu desenvolvi uma API para um trabalho da faculdade já que estou estudando WebServices e até ai blz, mas agora eu preciso dizer qual as vantagens e tals, se puderem me falar algumas das vantagens de se desenvolver com APIs e as diferenças do dev sem ela eu ficarei muito grato.
:smiley:

@JrPinheiro, pense assim: Você conseguiria acessar os mesmos recursos se não houvesse essa API, sabendo que cada programa não tem acesso direto ao código-fonte do outro?

Ex.: Imagine que você queira criar uma aplicação para visualizar e responder os posts aqui do forum pelo celular (sem o uso de um navegador). Você precisaria acessar o login, acessar as mensagens postadas e o módulo de resposta. Você conseguiria fazer isso sem que houvessem APIs para acessar cada um desses recursos? Quão mais fácil seria se houvessem essas APIs? E se essa aplicação precisasse acessar outro fórum com outro sistema de login, como você faria sem e com uma API? E se precisasse funcionar para muitos fóruns e cada fórum tivesse o próprio sistema de login sem nenhuma API? E o contrário, se muitos fóruns usassem um mesmo sistema de login com uma API única?

Responda isso e você terá suas respostas! :wink:

1 curtida

Cara, deu pra compreender bem a ideia, muito obrigado :grin:

1 curtida