Desenvolvedores do Bottles dizem adeus ao Gtk

Os desenvolvedores do Bottles, interface gráfica open source para o Wine, anunciou o “Bottles Next”, uma reescrita completa do código fonte para resolver deficiências encontradas e melhorar a experiência do usuário, em Linux e macOS.

Eles optaram pela linguagem Rust e pelo kit de ferramentas UI libcosmic, biblioteca desenvolvida para o ambiente de desktop COSMIC, da System76, que baseia-se na biblioteca Iced, escrita em Rust, e que pretende substituir a Gtk.

Assim o bottles afasta-se do GTK, uma biblioteca tradicionalmente utilizada em ambientes Linux. Os usuários que preferirem ainda terão a opção de usá-lo, garantindo que a transição seja suave.

O ambiente de desktop COSMIC, desenvolvido pela System76, está passando por uma transição significativa com a adoção do kit de ferramentas Iced, que oferece uma interface gráfica mais moderna e eficiente.

Sobre o bottles

O Bottles é uma ferramenta de código aberto que visa simplificar a experiência de executar aplicativos Windows em sistemas Linux. Ele fornece uma interface gráfica amigável, permitindo que usuários com diferentes níveis de conhecimento técnico instalem e configurem jogos e aplicativos do Windows de forma rápida e fácil.

Com uma interface gráfica limpa e organizada, o Bottles oferece um repositório com scripts de instalação para muitos aplicativos populares, automatizando o processo de configuração. Também pode ser integrado com outras ferramentas como Lutris e PlayOnLinux, expandindo suas funcionalidades.

O Bottles funciona como uma camada adicional sobre o Wine, fornecendo uma interface gráfica e automatizando muitas das tarefas de configuração. Quando você instala um aplicativo, ele configura automaticamente as bibliotecas e dependências necessárias.

Fonte: link no texto

4 curtidas