https://diolinux.com.br/noticias/botao-fisico-para-dual-boot.html
Incomodado com o modo de funcionamento do GRUB, um desenvolvedor chamado Stephen Holdaway, criou uma solução inusitada para resolver esta questão.
Esse aqui foi há uma semana:
Então o botão GRUB é um dispositivo ‘virtual’ que altera a fórmula de inicialização a partir de uma entrada 0-1 em uma das portas. Interessante.
Porque duplicaram o post?
Boa noite, @Kobreq e @Natanael.755.
Como vocês estão?
A publicaçao em questão, foi feita lá para o blog Diolinux e sempre que uma nova publicação aparece por lá, um tópico com o link é automaticamente criado aqui no fórum para convidar vocês a darem uma olhadinha.
Enfim, apesar de falar do mesmo assunto, trata-se de uma publicação feita para outra plataforma também relacionada ao projeto Diolinux. De qualquer forma, entendo que, de fato, fica parecendo uma duplicação. Mas é só um “convite”, uma chamada para o blog.
Não era muito mais simples apenas desativar o timeout do GRUB? Era só desativar no /etc/default/grub, editando nesse arquivo a linha
GRUB_TIMEOUT=5
para
GRUB_TIMEOUT=-1
Acabou, ele só boota a máquina quando você ativamente escolher uma opção no menu do GRUB.
E o cara se chama “desenvolvedor”. Francamente…
Eu acho interessante tanto pela engenhosidade, quanto pela confiabilidade física.
Curiosidade: quase não vejo mais esses bios da Megatrends em máquinas comercializadas aqui no Brasil, antes eram tão comuns.
O objetivo é outro, é pré escolher, sem tirar a opção de escolha
Aqui em casa eu tmb uso um botão físico. Aperto a tecla seta pra baixo e o Windows é selecionado no grub. Kkkk
Isso é legal ajuda a aumentar a visibilidade dos produtos Diolinux em outras plataformas mas, então para reforçar o tópico não seria interessante unir o primeiro tópico com este?
Perfeitamente, @RuKsu.
Seria o correto para concentrar a discussão num tópico só.
Acrdedito que o @thespation saiba explicar melhor do que eu como isso poderia funcionar hahahaa.
Pode ser interessante sim, porém temos a política do tópico mais antigo absorver os mais novos, entretanto, caso isso acontecesse nesse caso ficaríamos sem os comentários do blog.
Caso o autor do outro tópico aceite mover as mensagens para esse, sem problema, mas abriria mão de seu tópico.
Acho que de certa forma o botão sanou 50% das expectativas. Quem tem a necessidade de inicialização rápida, com certeza, alguns minutos até selecionar no grub faz muita diferença, porém, acho que os outros 50% para atingir uma expectativa real do publico dualboot seria a alternação em tempo real de sistema. Ou seja. Poder alterar entre sistemas em funcionamento sem causar danos no sistema inicializado, uma inicialização fullspeed.
Estou usando o windows em tempo real. Cliquei no botão, o sistema hibernou e inicializou o linux. Minha opinião. A ideia é muito boa, mas acho que muitos sonham com isso, ou somente meu desejo. Não sei mais alguém pensa desta forma.
Podes ter dois computadores ligados a um monitor por aqueles conversores, aí apertas um botão e puff! Troca na hora
Pensei exatamente nisso hoje. Precisava deixar o sistema (Manjaro, no caso) como está, com os apps abertos, dar um pulo no Windows, fazer uma tarefa e voltar a como estava no Manjaro… hibernar me parece complicado implementar e virtualizar neste lap é impraticável. Uma solução para esse problema seria excelente!
Acredito que é possível sim. Imagina ao clicar no botão o sistema ele deveria entrar em modo de suspensão ou hibernação. Não sei, apenas minha opinião, mas tudo pode acontecer nesse mundo.
Botão de acionamento de dinamite. Fullspeed.