Desempenho ruim usando o Bazzite em um Intel Core i5 de 4a

Qual agendador do kernel que está usando?

Eu pensei em vender minha RTX 2060 e pegar uma AMD RX com potência equivalente. Mas sei que meu processador limita. E trocar a GPU seria seis por meia dúzia.

O melhor aqui seria trocar o processador e a memória por algo mais moderno.

Sei que, tecnicamente falando, se instalar alguma distro com KDE e kernel mais antiga, eu conseguiria ter um desempenho melhor no meu Intel de quarta. Então com um hardware mais atual em distros e kernel mais atuais vai rodar bem.

No caso do notebook i7 de 13a que eu citei num post aqui nessa thread, descobrimos que é um bug em hardware intel e o sistema de gerenciamento de energia no Ubuntu. Como mencionado desabilitado isso o sistema passou a funcionar sem nenhuma perda de desempenho.

Bem vamos ver como avanço com as coisas aqui.

Acabei de ligar o PC e olha como está o consumo com, apenas, eu capturando as telas:

A CPU oscila muito no decorrer do uso.

Outra coisa que ocorre aqui é que meu token de rede USB e minha case USB pra HDs às vezes ficam desconectando e conectando do nada. Nesse caso, às vezes, preciso trocar de portas USB na placa mãe. Ainda a respeito disso, tem mais uma coisa curiosa que ocorre com meu token wifii USB. No Linux, se o conecto na USB 3.0 do gabinete (não diretamente na placa placa mãe) fica conectando e desconectando direito. No Windfows não notei isso acontecer. Agora se conecto na USB da placa mãe, qualquer porta, o sinal fica mais baixo do que quando conectado na USB superior do gabinete.

É meu kir pode, mesmo, ter problema.

Cara, tá funcionando normal sinceramente, CPU o sistema sempre vai utilizar. O que não pode acontecer é os travamentos que você relatou. Esse problema das USB pode ser sinal de problema na placa mãe.

Já tentou desativar os serviços de segundo plano para ver se tem algum culpado?

Parece que é algum serviço

Se tiver algum culpado, podemos reinstalar ou ver o que pode ser feito

Bem, trago atualizações sobre a questão do tópico. Aqui as coisas andam um tanto quanto curiosa.

Lembrando tenho uma GPU Nvidia e dois monitores, sendo um conectado no Display Port e o outro no HDMI.

Pois, se ponho um vídeo pra rodar em um navegador com o Yt aberto, ao abrir uma segunda aplicação o vídeo as vezes engasga. Olhando a medição do consumo noto que o consumo de CPU fica bem elevado.

É acho que meu processador anda, mesmo, bem defasado. Não tem jeito vou ter que trocar por algo mais moderno.

Provavelmente o vídeo tá sendo decodificador na CPU. Não sei como está na Nvidia, mas nos gráficos Intel Chrome e Firefox conseguem utilizar a GPU para rodar videos. Se você colocou um vídeo pra rodar, e aumentou o uso de CPU, provavelmente está rodando na CPU.

Meus navegadores estão todos configurados para usar a GPU Nvidia. Mas não é só com navegador que percebo aumento de consumo da CPU. Dependendo das aplicações que esteja usando o consumo eleva-se bem aqui.

Estou vendo um klt upgrade, pois fui ver a viabilidade técnica de comprar só o processador, um i7 de 4a. Mas pelo preço não compensa muito pois o ganho que vou ter é só no aumento das threads de 4 para 8. Ou seja algo pouco significativo dado a idade dessa linha de processadores Intel de quarta geração.

Então coloquei pra venda o meu kit atual, com os 32Gb, sem a GPU. Vou ver de pegar um Intel de 8a / 9a com 16Gb ou um Ryzen 5 da vida com 16Gb. Sendo tudo já padrão DDR4, tendo frequências melhores do que tenho hoje com minhas DDR3. Vou ficar com metade da memória, mas terei um hardware mais moderno.

Pro meu desktop acho que esse i5 de 4a ja deu tudo que podia.

Se tiver algum navegador Chromium, abre essa página chrome:gpu e vê se realmente está usando. Rola a página até vídeo decoding e vê se realmente tá ativo e para quais codecs.

No mínimo 8 geração se quiser ou tiver que instalar windows 11.

Acho que windows 11 é a partir da 8 geração

Eu acostumei a jogar sempre pelo modo Deck do Bazzite, e recentemente fui só fazer um teste no Desktop e abri um jogo que estava acostumado, e então percebi que estava 10 FPS a mais. Com mais testes fui percebendo que realmente estava perdendo desempenho, o que é irônico porque o modo Deck deveria ser justamente para jogar.

Lembrando que o Bazzite com modo Deck está desatualizado, ainda na versão 43 e com a versão 44 em modo de teste, enquanto que a versão 44 apenas Desktop já foi lançada faz tempo. Por conta dessa diferença de desempenho, fiz rebase para a versão Desktop.

Isso. É a partir da oitava geração.

Não uso mais Windows. Então isso não é algo que me impacta. :+1:

Lembrando também que instalar o Windows 11 em processadores não suportados “oficialmente” é bem simples.

A flag estar ativa não significa que a decodificação por hardware (GPU) está funcionando, ainda mais com NVidia, que tende a ser problemática. Muito provavelmente seu sistema está fazendo esse trabalho com a CPU, e por isso o uso elevado.

Hoje em dia o que está caro é a RAM. Processador e placa-mãe está até em conta. Então acho que compensaria investir em algo mais atual, porque 9ª Geração da Intel já está bem defasada também.

Depende muito do uso. Eu volto a bater na tecla de que ainda aguenta bem para muita coisa. Tenho um PC com processador idêntico aqui em casa firme e forte até mesmo com Windows 11…