Desempenho ruim usando o Bazzite em um Intel Core i5 de 4a

Tem uma máquina aqui em casa com um Core i5-4670K. Mesmo com Windows 11 funciona bem.

De fato tem algo estranho aí. Meu laptop de trabalho tem um Core i7-3537U, que é bem mais fraco, e funciona liso com qualquer distro Linux.

Pois é eu to achando que pode haver algo aqui…

É baseado no fedora.

O fedora inicia com vários serviços.

Tem que ver se precisa ou não.

Outra coisa.

Tem swap? Qual? Tem swappiness configurado?

O ideal seria forçar ao máximo com valor 1.

Pode ser interessante usar zram?

E zram configurado com 50%. Não mais do que isso.

Veja o link

Tem certeza que é a CPU mesmo? Será que não é memoria RAM, ou outra coisa?

Tenho 32Gb (4x8Gb). Eu acho que é meu processador defasado.

Qual que é o seu processador exatamente? Testa alguma outra distro e vê os problemas continuam. O seu hardware é bom, acredito que o problema seja relacionado ao software.

Até o final do ano passado estava com um i5 de quarta geração e 8GB de RAM. Usava normal e não percebia engasgos. Estava com Opensuse Tumbleweed. Aí troquei por um i7 também de quarta geração devido à mainboard e coloquei mais 8GB. O ganho foi incrível.

Eu testaria outra distro. Faz uns 20 anos que não uso o Fedora, mas naquela época eu achava ele meio pesadão.

Outra coisa, como está a compatibilidade das suas memórias? São todas iguais? De mesma velocidade?

Como está seu agendador do kernel?

Rtx é o que amd, intel ou nvidia?

Info

4590K

E sim em outras distros não anda bem também não. Ainda não testei com o Cachy. Mas o que já rodei aqui não anda 100% não.

Eu usava Big Linux e sai dele justamente porque começou a apresentar congelamentos esporádicos.

Sim todas iguais, mesma frequência. Eu percebo é que o uso do processador anda mais intenso.

RTX é Nvidia e Kernel está no 7.

É um processador 4/4, então quando algo usa CPU, vai subir o uso normalmente porque não tem muito para onde distribuir o uso. Mas não era para dar gargalos ou travamentos.

Levando em consideração que é sda

Qual a saída do comando

cat /sys/block/sda/queue/scheduler

Eu ainda testaria outra distro. Tente uma da base Arch.

Tem algum outro processador 1150 pra testar se é isso mesmo?

Fala @lieggio , sei que faz um tempo que já postou o seu problema aqui no forum, mas gostaria de deixar a minha sugestão.

Percebi que está utilizando um Core i5-4XXX, eu já tive um e troquei justamente por esse problema. Estava demorando muito para fazer coisas simples. De fato é um processador muito antigo. Se a sua placa-mãe, for antiga também e os travamentos forem fora do comum, você pode considerar a idade do seu computador.

Hoje eu tenho processadores mais potentes e um notebook com um I7-8XXX – Sinto um diferença enorme quando estou usando o notebook, é muito mais lento que o meu computador de mesa.

Imagino o seu desafio diário para usar o i5-4XXX com o Bazzite. Se permitir em testar uma distro diferente, uma vez que o seu hardware está OK, é uma boa pedida! Justamente para testar as utilidades básicas (como navegar na internet).

Faça um teste rápido com o Lu/Xubuntu ou com Minf XFCE instalado em um SSD e tire as suas conclusões. Acredito que uma distro mais moderna também pode interferir na sua experiência.

Se de fato, não há problemas de hardware e os testes com os Xu/Lubuntu ou Mint XFCE, surtirem efeitos positivos, me avise que eu te ajudo a procurar uma solução interessante e confortável para a sua estação!

Abraço.

As anomalias no consumo persistem. No notebook Lenovo Intel Core i7 de 13a., com Ubuntu, foi desabilitado o gerenciamento de energia e os problemas de perda de desempenho sanaram=se.

No meu deskop ainda continua apresentando inconsistências no consumo. Entrei no Windows pra ver como estão as coisas e nele também passei a notar oscilação no consumo de CPU.

Estou vendo se vale mais a pena ($$$) pra mim, pegar um kit XEON (aquelas invenções chinesas pra PC comum) ou um kit Rizen 5 5500 com uma placa B520 da vida. Talvez seja o caminho.

Eu gosto muito do KDE e não pretendo mudar de DE. Acredito que, melhorando meu processador e saindo do DDR3 para o DDR4 eu tenha um bom ganho de performance.

Outra coisa é que uso uma Nvdia RTX e essas GPUs com Linux tá meio custoso de usar. Roda, eu sei, mas tem que, ou baixar uma distro já pensada pra Nvidia RTX. Como eu fiz com o Bazzite. Ou instalar um driver proprietário que funcione direito na distro que esteja a usar.

Estou vendo se consigo vender esse meu kit atual pra pegar um novo. Eu tinha pensado em pegar um i7 4790K, mas meu i5, mesmo sendo o K, não vale tanto. E agora não consigo gastar com isso. Como minha máquina está com 32Gb de RAM eu coloquei meu kit a venda pelo preço que estou encontrando um kit Ryzen com 16Gb DDR4. Acho que vale pela placa mãe ser uma ASUS Gaming Tuff ter CPU cooler torre e muita memória.

Vamos ver o que acontece. Mas sigo aberto a sugestões de ações que possa fazer na distro atual que e estou usando.

Salve, @lieggio

Dei um palpite – parece que não foi útil – e cada vez acho mais difícil outro palpite meu ter alguma chance de lhe ajudar.

Eu simplesmente, não uso nenhuma placa GPU – e principalmente, jamais usaria uma NVídia – mas a essa altura do campeonato, já foram citados tantos hardwares, que me sinto meio perdido.

É disso aqui que (ainda) estamos falando?

Afora essa dúvida, só tem 1 coisa que tá me incomodando – já faz quase 1 mês: – Quem “desemprenha” é parteira.

:grimacing:

Corrige aí o título, mano… :grinning_face_with_smiling_eyes:

@lieggio Uso Xeon há um bom tempo, se tiver um conhecimento a mais no Linux, é uma boa pedida. Recomendo que você compre o [e-5 2680 v4], abaixo disso fica difícil também ter um bom desempenho na plataforma X99 – você pode gastar um tempo pesquisando Xeon(s) que aceitem TurboBoost, de repente você queira isso.

Se for adotar a plataforma X99, compre já com o adaptador TPM 2.0, para você ter acessos a jogos como o Valorant.

É uma plataforma de baixa manutenção e que entrega 20x mais desempenho que a sua build atual, vale a pena viu!?

Sobre Nvidia, o Mint tem aceitado bem, de qualquer forma, vale o teste das distros que eu te passei. Se tiver um SSD dando bobeira aí, essa é a hora. Se precisar de algo, pode me procurar.

Abraço.