Desempenho RTX 3070 inferior?

Bom Dia a todos da Comunidade!

Recentemente fiz um upgrade no meu PC trocando minha velha GTX 1060 por uma RTX 3070. Eu sei que alguma peças no meu Setup são desproporcionais ao desempenho da RTX 3070, e que impede ela de alcançar máxima performance e pretendo nos proximos meses fazer upgrade nas outras peças, mas, mesmo assim eu acho que tem alguma coisa errada acho que com meu setup atual deveria ter um desempenho maior, principalmente no meu 1%Low, to achando que não ta legal comparado a alguns testes que eu vi, mas o que mais me incomoda é que atualmente estou jogando o Stars Wars Jedi Fallen Order e estou presenciando uma quantidade de stutering (acho que é assim que fala) que acho que não é normal, eu configurei o jogo em Full HD, tudo no épico, com tudo ativado, exceto V-Sync e coloquei o FPS máximo em 90, queria a ajuda de vocês pra saber qual o motivo dos stuterings, vou colocar abaixo o resultado do último benchmark que eu fiz e meu Setup pra vocês que tem mais conhecimento ver se o desempenho que estou tendo está correspondendo com o Setup.

Uma coisa que é clara é que a placa de vídeo não chega a usar todo o potencial dela, não sei é é por causa do processador que pelo que eu acompanho no MSI Afterburner fica com o clock sempre próximo dos 3.3Ghz, ou as memórias que são 2400Mhz.

De configurações extras só fiz algumas no NVIDIA Panel, como configurar para máxima performance, otimização segmentada ligada, e desligar o V-Sync.

Último Benchmark:
05-08-2022, 11:36:55 starwarsjedifallenorder.exe benchmark completed, 19447 frames rendered in 259.562 s
Average framerate : 74.9 FPS
Minimum framerate : 40.5 FPS
Maximum framerate : 90.7 FPS
1% low framerate : 40.7 FPS
0.1% low framerate : 14.8 FPS

Meu Setup:
Ryzen 7 2700 - Com cooler Box Padrão
Placa-mãe A320M-K BR
RTX 3070 Gigabyte Eagle OC
16GB RAM - 1x Kingston 2400Mhz - 1x HyperX 2400Mhz
Fonte CX750F RGB Corsair
Gabinete Thermaltake View 27 snow

Agradeço a todos que puderem contribuir.

Olá @wicthor, tudo bem contigo?

Qual é o sistema operacional e versão dos drivers que está utilizando?

Outro ponto importante é qual é o armazenamento que você está usando? SSD ou HD mecânico?

Quais guias você está usando como referência?

:vulcan_salute:

1 curtida

Fala @eddiecsilva
Nessa máquina aqui to usando o Windwos 11
SSD SATA Sandisk
Driver de vídeo versão 516.29
Essa dos guias de referência confesso que não entendi, rs.

Nesse meio tempo um amigo meu me deu um toque dizendo que é gargalo com CPU, e to achando que pode ser isso também, só que vejo muitos benchmarks de jogos na internet e todos com o meu processador tem uma performance muito elevado do que no meu caso. Fiz aquele benchmark no CPU-Z e coloquei pra comparar com 1 CPU Ryzen 1700 e o meu que é melhor perdeu na comparação. Será que é porque o clock dele ta baixo? Tenho que providenciar uma refrigeração melhor ou placa mãe com Chipset melhor pra ele usar todo o desempenho dele?Ou pegar memorias com frequencia maior.

Acabei de refazer o teste pra te mostrar, meu CPU até ganhou agora do 1700, mas acho que ainda tem uma coisa errada.
image

Tenho que dizer também, que apesar de usar SSD o jogo está instalado no HD com boa saúde, que pelo que eu entendo não pode interferir em muita coisa além de tempo de loading.

O que eu queria saber é com o quê você está comparando os seus resultados. Um ponto no seu setup que pode ser crítico é a placa-mãe, a maioria das placas com chipset A320 são feitas para cargas de trabalho leves e coisas cotidianas.

Me pergunto se ela tem a estrutura suficiente para segurar esse conjunto.

Sugiro entrar na BIOS do computador, colocar os coolers em modo turbo e ver se o problema persiste, assim você testa essa variável relacionada ao aquecimento.

@KairanD alguma sugestão?

:vulcan_salute:

2 curtidas

Não tive ganhos perceptíveis colocando os coolers em modo turbo. Vale a pena tentar aumentar o clock das memórias pra 2666?

Certamente é um teste válido, só tome cuidado com os valores ao ajustar qualquer overclock. Um deslize pode trazer grandes problemas.

:vulcan_salute:

Aumentei a frequencia pra 2666, mas não percebi aumento no desempenho. Talvez é partir pra uma placa mãe melhor pra talvez depois investir em outro processador ou fazer um OC. Mas, se alguem ainda tiver opiniões eu aceito

Apenas opinião, mas eu acho que você não vai notar mudança mesmo mudando a placa mãe. Benchmarks sintéticos não dizem praticamente nada de útil, talvez seja até algum serviço que esteja prejudicando o seu resultado e em muitos casos é difícil até mesmo observar no monitor de tarefas em alguns casos.Se isso está te incomodando muito, eu testaria fazer uma reinstalação limpa (formatar e instalar o mínimo para rodar os benchmarks sem antivirus nem nada). Honestamente pode ser tanta coisa mas acho improvável que seja a placa mãe.

1 curtida

Como esta o consumo de RAM durante o jogo? o mesmo pede 16GB, se tiver varios programas executando em segundo plano eles podem estar esgotando sua memoria.

Outro ponto, já tentou jogar com o vsync ativo?

Acho que você foi bem na mosca. Essas placas A320 geralmente não têm dimensionamento adequado do circuito regulador de tensão para processadores Ryzen de 8 núcleos. Esse problema é agravado ao considerar que a maioria dessas placas sequer têm dissipadores nos VRMs.

Por mais que o Ryzen 7 2700 teoricamente seja “compatível”, não é uma combinação adequada. A própria presença de um conector de apenas 4 pinos para alimentação do processador já sugere isso.

O superaquecimento dos VRMs tende a provocar breves momentos de queda brusca na alimentação do processador, o que resulta em drops momentâneos na frequência e, consequentemente, problemas como stuttering e funcionamento errático. Baixos índices de 0.1% e 1% lows são sintomas clássicos desse problema.

Para minimizar os efeitos, o ideal é observar com muita atenção como está a disposição das ventoinhas no gabinete, além de qual é o modelo do gabinete em si. Tentar refrigerar melhor a região em volta do processador (onde geralmente estão posicionados os VRMs) pode ajudar bastante.

Este vídeo demonstra o superaquecimento na prática (e com um processador de 6 núcleos, bem menos exigente que o R7 2700):

Não é garantido que seja o problema, mas a chance é considerável.

3 curtidas

Vou dizer pra vocês parece que eu tive uma daquelas revelações proféticas rs, do nada veio na minha cabeça a questão da BIOS que já tinha tempo que eu tinha atualizado, quando fui pesquisar a BIOS mais recente tinha essa melhoria “Fix AMD fTPM issue causes random stuttering.”, instalei, e vou dizer pra vocês, melhorou 100%, mesmo tendo desfeito o overclock na memória que tava 2933Mhz e voltado pros 2400Mhz, to muito feliz, agora da pra jogar bem com esse desempenho até eu fazer os outros upgrades, por que realmente parece ser gargalo de CPU, então vou dar uma mordenizada na MOBO, RAM, CPU

3 curtidas