Comecei a usar o Heroic Launcher para jogar meus joguinhos da Epic e notei um péssimo, se não horrível desempenho e queda de FPS, sendo que no Windows o jogo rodava de boas. Jogos 2D mesmo como Sonic Mania e Doki Doki travam, mesmo que antes no windows eles não apresentassem problemas. E aparentemente, não é um problema no SO em si (eu acho kk) porque ele está funcionando normalmente em multitarefa em outras atividades…
Alguém poderia me dar uma forcinha?
Olá @Mateus0101, tudo bem contigo?
O primeiro passo para podermos te ajudar nessa análise e você fornecer mais detalhes sobre o seu hardware e como você configurou seu sistema. Está usando qual versão do kernel, mesa, etc.
O mesmo hardware pode ter comportamentos e desempenho totalmente distintos em diferentes sistemas operacionais, esse é um ponto que é sempre necessário ter em mente. Em muitas situações é possível ter um ganho de desempenho usando Linux, mas, isso não está livre de exceções.
Por exemplo, existe a questão da falta de suporte a Vulkan em chips gráficos muito antigos e isso pode impactar negativamente no desempenho em jogos no Linux. Apesar dessa tabela aqui não ser completa, dá uma conferida se consegue localizar o modelo exato do chip gráfico do seu processador nela.
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005524/graphics.html
Bem, acho que é esse:
‘00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)’
Sua placa de video realmente é intel integrada ou vc tem uma externa amd/nvidia?
é intel mesmo. notebookzão véio que só
tem algum comando q eu possa pegar toda a especificação do pc pra jogar aq?
cara, meu chute é q o seu cpu não da conta de traduzir o jogo pra vulkan, algo que seria minimo em uma cpu mais nova é bem mais difícil em um processador antigo.
No seu caso ele até tem 4 núcleos, mas tenho impressão que a placa integrada dele não suporta vulkan, o que obriga o linux a transformar codigo directx em opengl, oq nunca funcionou mt bem antes.
Acabou que o maior problema era esse.
isso pode ajudar
tem um tempinho já q uso. ajuda bastante, mas mesmo assim ainda sofro com umas quedas de frames e audio distorcido
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.