Desempenho muito ruim no Linux com GPU Nvidia da série RTX

Olá pessoal, tudo bem?

Seguinte, eu uso o Big Linux aqui no meu setup gamer de 2017. Nele tem uma GPU Nvidia RTX 2060 de 6Gb. Placa muito boa e tem funcionando. Entretanto eu tenho enfrentado algumas, vou classificar como, anomalias durante o uso.

Meu Big Linux está atualizado, aliás quase sempre tem alguma atualização pra fazer. Isso incluí o KDE Plasma e o driver da GPU.

Pois bem, desde que sai de uma AMD RX 580 para a Nvidia RTX 2060, a maneira de usar o sistema tem se mostrado “diferente”.

Vou começar pelo modo Wayland, que é o que tenho utilizado. Neste eu venho enfrentando algumas, classifico assim, anomalias. Tais como:

• O menu de aplicações que eu utilizo, no caso o Menu 11, não funciona mais como antes. Conforme relatado em outro post aqui mesmo no fórum. Toda vez que inicio o sistema, preciso editar o menu e a quantidade de colunas. Só assim ele aparece quando clicado.
  • Eu achei um novo menu no mesmo estilo, o Menu 11 Next, mas ele abre achatado.
  • Jogos e apps que executo pelo Wine tem apresentado um funcionamento inconsistente. O que não acontece no X11.
  • Algumas aplicações SNAP que eu instalei, tal como o SNAP do Office 365, pararam de abrir. Eu clico e não abre mais.
  • O editor de vídeo Davinci Resolve, agora a versão pra Linux é um appimage, também não abre quando executado.

Já no modo X11 nada disso acontece. Os referidos menus funcionam normalmente. Os apps e jogos rodados pelo Wine também. Contudo, se vou para o modo X11 acontece o seguinte:

• O desempenho do sistema fica muito aquém do que no modo Wayland.
  • O movimentar das janelas fica nitidamente ruim
  • As animações ficam nitidamente ruins

Não sei o porque acontece isso. Não sei se é porque Nvidia e Linux ainda tem muito que melhorar no relacionamento. Não sei se seria o Big Linux. Eu instalei o Kubuntu 25.10 numa VM do Virtual Box e configurei ele todo. Ele já vem com o KDE 6x. Ali usei os mesmos menus que aqui cito. Tudo funciona corretamente sem nenhum problema. Tanto o Menu 11, quanto o Menu 11 Next. Então, as questões que deixo a todos são:

1. Porque no modo Wayland tenho enfrentando o que cito aqui?
  2. Porque estes menus apresentam mau funcionamento no modo Wayland e no X11 não?
  3. Porqye, com a RTX 2060, no modo X11 o desempenho fica à desejar?
  4. Tem como deixar o desempenho do modo X11 igual ao que tenho no Wayland?

Complementando, tenho um notebook, antigo, Samsung, que tem uma Intel HD Grpahics 4000. Ele está com Big Linux e lá tudo funciona maravilhosamente bem. Dentro da limitação e idade do processador (um i3 3110M) e demais hardwares.

Bem é isso. Vamos ver o que me dizem…

Vou responder só o que tenho algo a te ajudar, rs.

Cara, sinceramente, todas as vezes que tentei usar SNAP no Big Linux não tive uma boa experiência e por isso desisti. Mas tenta iniciar o serviço do Snap e vê se o programa abre:

sudo systemctl start snapd
sudo systemctl start snapd.apparmor

Se der certo aí precisa ativar para iniciar com o sistema:

sudo systemctl enable snapd
sudo systemctl enable snapd.apparmor

Não é especificamente sobre o Davince Resolve, mas acho que o procedimento que ela explica nesse vídeo resolve seu problema, já deixei no ponto que ela fala sobre appimage no BigLinux: https://youtu.be/C54K72ocCBE?si=igbVb2sdzD2pCcvW&t=705

Interessante suas ponderações. Vou experimentar. Eu não faço muita questão do SNAP do Office 365 porque uso ele mais, quando estou em atividade de campo, onde escrevo minhas matérias no notebook usando esse snap e com isso já compartilho, automaticamente, com meu desktop. Facilita muito pra quando eu estou no meu home-office.

Agora os demais itens que pontuei é o que tem me chamado a atenção.

Eu uso uma distro baseada em Arch, diferente da sua baseado no (péssimo) Manjaro, o EndevourOS com Nvidia e o desempenho aqui é ótimo.

Isso nao tem nada a ver com Nvidia. Esse Menu não vem padrão do BigLinux.

De novo, problema do Menu e não da Nvidia ou do BigLinux.

Na minha distro funciona perfeitamente, tanto no watland como no X11. Acredito que seja configuração do driver da Nvidia.

Pode ser a distro, o próprio Snap ou o Wayland. Me desculpe, mas snap é uma porcaria. Use Flatpak ou a aplicação do AUR.

Davinci Resolve tem no AUR, não precisa rodar o AppImage. Independente de qual você esta rodando ele precisa do nvidia-utils de for via OpenGL ou opencl-nvidia se for via OpenCL. Mais detalhes em DaVinci Resolve - ArchWiki

Recomendo ler e checar essas configurações no BigLinux:

Aproveita e vai no fórum do BigLinux e veja se alguém pode te ajudar nele também.

1 curtida

Você está usando o driver mais recente da NVIDIA (575)? Os anteriores a isso têm bastantes problemas em Wayland - ainda que o atual não seja perfeito também. Além disso, comparativamente os drivers da NVIDIA no Linux representam uma perda de desempenho esperada de, em média, 12% comparado aos drivers de Windows.

Obrigado por me responder.

Pois então, vamos lá:

1. Com relação ao menu citado, de fato, não tem nada haver com a GPU. E sim com o Big Linux no modo Wayland. Apenas alguns menus, dos que baixei, tem funcionando total ou parcialmente aqui. E comprovei ser o sistema após instalar o Kubuntu 25.10 numa V.M. e não ter o mesmo problema. Citei a questão do menu para detalhar o que tenho vivenciado aqui.
  2. É eu já sei que o problema está no sistema em si.
  3. É que eu achei esse snap do 365 e vinha funcionando bem. Uso ele, basicamente, para o que mencionei. Minha suíte Office mesmo é o Only Office que sempre me atendeu localmente aqui.
  4. Pois bem esse eu já entendi que está relacionado a GPU. No meu caso aqui sequer executa.
  5. Eu já pesquisei bastante sobre o Big Linux e sempre chego a conclusão que Nvidia e Linux ainda não tem um relacionamento muito bem acertado. Aqui funciona razoavelmente bem. Eu jogo e faço, praticamente, tudo que preciso. Uso meu sistema sem maiores problemas. Entretanto tenho enfrentado essas inconveniências. O que nunca vivenciei quando tinha ua GPU AMD. Às vezes penso que poderia ter investido numa GPU AMD mais nova com 12Gb por exemplo, ao invés de pegar essa RTX 2060 6Gb. A placa em sí é ótima, eu sei. É capaz de rodar bem o que eu preciso e o malfadado Windows 11 me comprova isso. Mas eu uso Linux, então como nunca tive tais inconveniências com AMD… Mas enfim, tudo isso serve de vivências e experiências.

O maior inconveniente que estou tendo de lidar aqui é referente ao menu de aplicações que utilizo. No mais tudo segue funcionando.

Bom o driver que estou utilizando é o mais recente. O sistema atualiza-se com bastante frequência e sei que o driver da Nvidia já foi atualizado.

Aqui está o driver proprietário versão 575.

A dica que eu te dou é se você quer usar a base Arch, teste o Garuda, CachyOS ou EndevourOS.
Base Debian tente o MX Linux ou o Mint, tente o Nobara se gostar de Fedora. Por que essas distros? Porque a Nvidia funciona nelas

Corre de Manjaro e derivados dele, ou você pode encarar esses problemas que você esta enfrentando e se dedicar em resolver.
Vai de você se você quer gastar sua energia e tempo resolvendo esses problemas ou ir para uma distribuição que te atenda.

Todo mundo tem perrengue com Wayland, eu tenho os meus aqui.

Pois então… eu não pensei que fosse ser assim, minha experiência com Big Linux (Manjaro / Arch) e Nvidia.

Eu não queria ter que mudar de distro, mas admito que o relacionamento da minha RTX com o Linux não está nada bom. Funciona, contudo acontec o que citei mais acima.

Isso é algo que, de certa forma, acaba me limitando. E uma das coisas coisas que mais gosto nos Linux com KDE, especificamente, é o seu poder de customização.

Contudo não conseguir usar os adereços que gosto sem ter de lidar com situações anômalas, isso me incomoda.

Eu gosto do Big Linux porque, além de muito bonito, tudo nele vinha funcionando muito bem. Jogo e faço tudo aqui. Mas de uns tempos pra cá, de umas atualizações pra cá, a coisa parece “desandar” um pouco.

Agora eu não posso comprar uma boa GPU nova, se não iria voltar para AMD com alguma RX 9 mil e tal XT com 16Gb de VRAM, da vida. Uma placa mais moderna e mais atual que eu sei que no Linux, qualquer um que use, vai funcionar perfeitamente bem.

Veja que interessante, a título de informação. Aquelas amadas e odiadas RX 580 8Gb 2048 SP, apresentam um desempenho muito superior no Linux em relação ao Windows. Eu vi isso na prática. Uma GPU, que apesar dos pesares e da quantidade razoável de VRAM, tem um chip gráfico antigo. E, nada mais são, que uma 570 retrabalhada. Placas recondicionadas cuja as peças usadas podem terem sido utilizadas ao extremo, antes de serem remanufaturadas e recolocadas no mercado.

Mas ai você pega uma Nvidia e ela não apresenta o mesmo desempenho no Linux, em relação ao Windows. Vejam, meu pai tem um notebook Dell Gamer com intel de 7a geração e uma GPU GTX 1050 4Gb. Lá ele está usando o Fedora atualmente, e nem é o mais atual por conta do que o trabalho dele exige ainda não ser totalmente compatível com a versão atual do Fedora. Isso acontece e não é um caso isolado não. Ainda sim o desempenho da GTX 1050, que é bem antiga eu sei,é nitidamente inferior ao que o WIndows 10 consegue proporcionar. No mais, claro, o desempenho do equipamento como um todo fica sim muito melhor no Linux do que no Windows 10, mas se exigir mais dos gráficos ai você percebe a diferença. Eu observei isso na prática.

Bem é, pelo que vejo, é acompanhar como vai se comportando o driver da Nvidia daqui pra frente. Ou então ver outra distro e experimentar.

Ocorre que o meu Big Linux já está com tudo configurado, a Steam e programas windows (pelo Wine) funcionando. Mesmo que, as vezes, vivencie situações anômalas.

Bem sigamos discutindo acerca do tema.