Olá pessoal, tudo bem?
Seguinte, eu uso o Big Linux aqui no meu setup gamer de 2017. Nele tem uma GPU Nvidia RTX 2060 de 6Gb. Placa muito boa e tem funcionando. Entretanto eu tenho enfrentado algumas, vou classificar como, anomalias durante o uso.
Meu Big Linux está atualizado, aliás quase sempre tem alguma atualização pra fazer. Isso incluí o KDE Plasma e o driver da GPU.
Pois bem, desde que sai de uma AMD RX 580 para a Nvidia RTX 2060, a maneira de usar o sistema tem se mostrado “diferente”.
Vou começar pelo modo Wayland, que é o que tenho utilizado. Neste eu venho enfrentando algumas, classifico assim, anomalias. Tais como:
- O menu de aplicações que eu utilizo, no caso o Menu 11, não funciona mais como antes. Conforme relatado em outro post aqui mesmo no fórum. Toda vez que inicio o sistema, preciso editar o menu e a quantidade de colunas. Só assim ele aparece quando clicado.
- Eu achei um novo menu no mesmo estilo, o Menu 11 Next, mas ele abre achatado.
- Jogos e apps que executo pelo Wine tem apresentado um funcionamento inconsistente. O que não acontece no X11.
- Algumas aplicações SNAP que eu instalei, tal como o SNAP do Office 365, pararam de abrir. Eu clico e não abre mais.
- O editor de vídeo Davinci Resolve, agora a versão pra Linux é um appimage, também não abre quando executado.
Já no modo X11 nada disso acontece. Os referidos menus funcionam normalmente. Os apps e jogos rodados pelo Wine também. Contudo, se vou para o modo X11 acontece o seguinte:
- O desempenho do sistema fica muito aquém do que no modo Wayland.
- O movimentar das janelas fica nitidamente ruim
- As animações ficam nitidamente ruins
Não sei o porque acontece isso. Não sei se é porque Nvidia e Linux ainda tem muito que melhorar no relacionamento. Não sei se seria o Big Linux. Eu instalei o Kubuntu 25.10 numa VM do Virtual Box e configurei ele todo. Ele já vem com o KDE 6x. Ali usei os mesmos menus que aqui cito. Tudo funciona corretamente sem nenhum problema. Tanto o Menu 11, quanto o Menu 11 Next. Então, as questões que deixo a todos são:
- Porque no modo Wayland tenho enfrentando o que cito aqui?
- Porque estes menus apresentam mau funcionamento no modo Wayland e no X11 não?
- Porqye, com a RTX 2060, no modo X11 o desempenho fica à desejar?
- Tem como deixar o desempenho do modo X11 igual ao que tenho no Wayland?
Complementando, tenho um notebook, antigo, Samsung, que tem uma Intel HD Grpahics 4000. Ele está com Big Linux e lá tudo funciona maravilhosamente bem. Dentro da limitação e idade do processador (um i3 3110M) e demais hardwares.
Bem é isso. Vamos ver o que me dizem…