Desempenho gnome linux

pessoal, boa noite…

depois de algum tempo, voltei a usar linux na minha máquina pessoal, só usava nos servidores da empresa…comecei a notar algumas diferenças no que eu utilizada antigamente pro que comecei a notar na instalação na minha máquina (I5 de 9ª geração, não é máquina que costuma dar pau) e não era por conta dos comandos ou demais assuntos relacionados a migração de SO (drivers e afins, que pude contar com esse forum pra me ajudar, obrigado a todos!!)…

eu reparei que a performance, no ubuntu, mint, pop os, open suse, etc baseados em gnome era decepcionante, eu costumava instalar qualquer linux em máquina ultrapassada e ela ganhar uma sobrevida, mas neste caso era uma máquina nova e mesmo assim eu via 75% de uso de memória RAM (8GB) e travamentos constantes…a coisa só ficou um pouco melhor (e mesmo assim, nada extraordinário, no manjaro baseado em XFCE)

gostaria de saber se é só eu que tenho essa impressão (quem sabe por estar desacostumado de usar linux em máquinas pessoais) ou mesmo se fiz alguma cagada na instalação ou coisa do tipo…

desde já agradeço pela ajuda e as discussões sadias que sempre recebo e vejo aqui!!!

Em circunstâncias normais, um combo de i5 com 8 Gb de RAM funciona muito bem com Linux sob qualquer ambiente gráfico. Mesmo o GNOME — desktop mais exigente de recursos — tem desempenho adequado num computador com Celeron de geração mais recente e RAM em 4 Gigas.

Só que existe hardware “alérgico” a Linux…

Pode nos dar mais detalhes de seu computador? Informar sobre a marca da máquina em si e os modelos de placa-mãe e placa de vídeo?

4 curtidas

Existe algum problema na sua instalação. Primeiramente, sim, o GNOME tende a ser mais exigente que outras interfaces. Mas a diferença é bem menor que aquela que o pessoal costuma divulgar. Se você usar o terminal (porque os monitores de recursos medem de forma diferente) para verificar o consumo de RAM de dois sistemas idênticos, um com KDE e outro com GNOME, verá que a diferença não é grande. O que pode pesar um pouco no GNOME é a necessidade de aceleração por hardware, e mesmo assim o impacto é pequeno.

Um Celeron relativamente atual com 4GB de memória RAM, conforme informado pelo amigo @Sergio_H, já é suficiente para ter desempenho mais que adequado para tarefas do dia a dia usando qualquer interface. E vou ainda mais longe:

image

Estou enviando esta resposta de um tablet/netbook com Atom Z3775 (quad core @ 2.4 GHz) e 2GB de memória RAM, rodando Debian 12 x64 com GNOME. O desempenho é bem adequado para tarefas do dia a dia. O truque? Bem… O sistema está instalado em um SSD atual e tem 6GB de swap habilitados lá.

Informe a configuração completa da sua máquina.

2 curtidas

De fato!

Mas há implementações do GNOME que são mais pesadas que outras. A do Ubuntu em relação à do Debian, por exemplo. E, dada a popularidade do Ubuntu, fica a impressão de que o GNOME é mais exigente de recursos do que realmente é em sua versão “vanilla”.

2 curtidas

Se você estiver instalando qualquer SO atual seja Windows ou Linux em um HD não tem muito o que esperar em desempenho, é isso ai para pior. Não vale apena usar HD hoje para SO, melhor alternativa é SSD.

2 curtidas

Sim! Eu inclusive notei bastante essa diferença entre o Ubuntu e o Debian no caso do meu tablet/netbook. O Debian roda de forma muito mais satisfatória que o Ubuntu, mesmo com ambos usando a mesma versão do GNOME.

Isso também é muito importante. O preço dos SSDs caiu muito - mesmo considerando a crise - e acho essencial colocar pelo menos um de 120GB para o sistema operacional e os programas mais usados. Nem que seja um modelo DRAMless. :slight_smile:

Sem o swap de 6GB no SSD meu tablet/netbook teria desempenho beeeeeeem diferente com seus 2GB de memória RAM.

2 curtidas

Mudar o tema do GNOME, pode deixá-lo mais “leve” ou “pesado”?

alguns temas adicionam transparência que pode ser um ponto a se considerar se estiver usando xorg (no xorg a composição de tela é um processo doloroso que afeta muito maquinas mais fracas)

1 curtida

Ah sim. Eu tô usando o Fedora 34, e ele já inicia em Welandy.
Eu mudei o tema e o Shell para o Juno-Ocean, ele tá mais fluído do que no tema e no shell original.

então, vou passar os detalhes do meu PC e do note de um camarada, ambos apresentaram perda de performance:

PC: i5-9400F, 8GB de RAM e uma GTX 1650 super

Note: I5 da quinta geração, SSD 240gb e 4GB de RAM

nenhum deles hoje usa ubuntu, pq precisamos das máquinas pra trabalhar e essa perda de performance ia prejudicar

mas vou tentar me atentar quando for fazer instalação, inclusive nessa questão do swap, pq normalmente uso bem menos (mas cabe ressaltar que tenho uma quantidade boa de memória)…mas te confesso que ainda não sei o que verificar pra otimizar uma instalação…

eu cheguei a verificar o uso do xorg, mas como tava acabando o final de semana e eu precisava começar a segunda feira com uma máquina pronta pro trabalho, não deu tempo de evoluir nos testes rs…mas é algo que vou levar em consideração

só instalei no SSD