Desempenho Dota 2 com Geforce 940MX

Olá pessoal,

Tenho um notebook hibrido com uma Geforce 940MX (2G VRAM, 8G DDR4 e processador i5-8250U) utilizando o ubuntu 20.04 mas desconfio que a placa de vídeo não esta sendo utilizada devido ao péssimo desempenho. Eu tenho o drive da Nvidia na sua versão mais atual e ativada

image

image

Testando no Dota 2, que é um jogo relativamente leve, o jogo fica na faixa dos 30fps com tudo no máximo, porém em qualquer vídeo no youtube o jogo rodando com essa mesma placa com a mesma configuração roda entre 60fps e 80fps, meu desempenho esta absurdamente menor.

Ao abrir a steam eu uso a opção de placa de video dedicada, teoricamente está tudo certo mas meu desempenho esta péssimo, só tenho 2 alternativas: Ou de fato não estou usando aplaca gráfica dedicada ou o desempenho desse jogo no linux é terrível.

Alguém teria alguma dica de algo mais que eu poss fazer ou como checar se eu realmente estou usando a placa dedicada?

Use o comando nvidia-smi no terminal.
Se quiser ficar acompanhando o uso, pode usá-lo junto com o comando watch:
watch -n1 nvidia-smi

2 curtidas

Dessa forma consegui tirar a prova que minha placa esta sendo realmente usada, consegui monitorar a porcentagem, temperatura e os processos, realmente ela esta sendo usada.

Agora quero entender pq está tão ruim se comprar com os videos do youtube.

Ai eu já não sei dizer, porque não jogo Dota2. Tem alguns jogos que permitem mudar a biblioteca usada para desenhar os gráficos, entre OpenGL e Vulkan. As vezes mudando pode fazer algum efeito.

Também recomendo alterar o título do tópico ou criar um novo específico para esse problema do Dota2. Assim fica mais fácil para quem jogo identificar o tópico e vim te ajudar.

1 curtida

Certifique-se de que está usando o Vulkan, selecione as configurações do seu monitor manualmente na aba vídeo, em configurações, de acordo com sua resolução e sua taxa de atualização (Hz). O gamemode também pode te ajudar.

@lucianopp,
Instalei o jogo para testar e aqui rodou na média de 50fps com as todas as configs de vídeo no “Alta” usando OpenGL. Para poder ativar o Vulkan eu descobri que precisa instalar o suporte ao Vulkan na aba “Cont. Adicionais” nas propriedades do jogo, depois basta ativar dentro do jogo ou adicionar o parâmetro “-vulkan” no comando de inicialização. Porém, não fez mta diferença. Passou a rodar perto dos 55fps. O que realmente melhorou muito foi mudar as configs para o modo de desempenho, que tornaram os gráficos bem feios, mas fez o jogo rodar na casa dos 110fps.

Eu tenho uma placa Nvidia MX150 também com um i5-8250U, rodando o Mint 20 em modo “On Demand”. Para rodar com a placa dedicada eu adicionei as opções a seguir na inicialização do jogo:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia %command% -vulkan

Você chegou a monitorar o uso da placa enquanto o jogo estava rodando, para garantir que o processo do jogo está sendo executado na placa? (Vai aparecer o dota2 na lista de processos, junto com o Xorg)

cara dota definitivamente não é um jogo leve não, com tudo no máximo os gráficos são insanos

Eu ativei o suporte ao vulkan e realmente a mudança é mínima, a sua placa MX150 tem praticamente o mesmo desempenho da minha mas ela é tecnicamente mais nova então deve ganhar alguns pontos a mais de fps.

Consigo monitorar o uso da placa sim, quanto a isso já tenho certeza, ela inclusive fica em 100% de utilização, usando toda a VRAM que tem disponível.

Como vc adiciona comandos pra inicializar o jogo? Eu apenas abro ele dentro da steam, tem como abrir pelo terminal e passar esses parâmetros?

O que eu estou desconfiando é que os vídeos de teste com a minha placa no youtube tem 2 problemas: Estão rodando em windows e os videos tem ± 2 anos, em 2 anos o dota passou por centenas de atualizações e com certeza isso pesou mais o jogo.

sem sombras de dúvidas, eu jogo dota há mais de dois anos e não parece nem o mesmo jogo

Dota 2 deixou de ser leve faz um bom tempo inclusive era o jogo mais bem otimizado em openGL que tinha na steam, hj mexeram muito no game. Para quem tem placa AMD vale apena utilizar o vulkan nesse jogo principalmente quem tem driver AMDGPU 20 ou superior, não sei como esta na nvidia.