Bom dia, recentemente decidi mudar para o linux e tenho tido dificuldades, gostaria de saber como eu poderia fazer undervolt na minha GPU da qual esquenta mais que o normal, tentei utilizar Corectrl mas as opções avançadas como frequência, tensão não aparecem, desde já agradeço.
O CoreCtrl pode controlar apenas GPUs AMD, para fazer ajustes avançados em GPUs da NVIDIA você vai precisar usar comandos de terminal com o aplicativo nvidia-smi.
Você também pode usar o programa de configuração da Nvidia para ajustar a curva de aceleração dos fans e mudar o modo de operação nos modelos que suportam esses recursos.
Olá, estou utilizando uma GPU AMD RX 6750 XT 12GB, é interessante observar que no meu caso no Corectrl no campo de configurações/informações sobre a GPU não aparece o modelo como acontece com CPU (Ryzen 5 5600) no campo da GPU aparece apenas “[GPU 0]”
Qual é a distribuição que você está usando? Versão do kernel? Drivers? Tudo isso influencia nos recursos que estarão disponíveis para ajuste.
Sobre ser identificado como GPU0 - não necessariamente isso é um problema, diversos programas avançados que são capazes de lidar com múltiplas GPUs adotam essa forma nomenclatura.
Mas, para tirar qualquer dúvida se o sistema está identificou corretamente seu hardware, use nosso guia de como coletar informações sobre seu PC e veja se a GPU é listada corretamente.
Para as gpus AMD e o CoreCtrl, é normal que apareça GPU0. Já para ativar as opções de overvolt / undervolt / overclock é preciso informar o kernel para habilitar essas opções. Adicione a opção amdgpu.ppfeaturemask=0x0007ffff
Vale lembrar que ativando essa opção você poderá danificar a placa de vídeo, caso a voltagem da gpu seja aumentada.
A forma de adicionar opções para o kernel durante a inicialização depende da sua distribuição, se usa o GRUB ou o systemd-boot.
No fedora 41 o sistema de inicialização é o GRUB. Para adicionar um parâmetro de inicialização do kernel de forma manual (sem adicionar outros programas):
Abra uma janela do terminal
Edite o arquivo /etc/default/grub como superusuário, usando o editor nano:
sudo nano /etc/default/grub
Localize a linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT e adicione o parâmetro amdgpu.ppfeaturemask=0x0007ffff ao final dessa linha, dentro das aspas. Pode haver diversos outros parâmetros, mas geralmente vai ficar assim:
Dica: Como você está usando o KDE Plasma, o editor parão é o Konsole. Para colar o conteúdo da área de transferência utilize o atalho: CTRL + SHIFT + V. Já para copiar o texto, utilize CTRL + SHIFT + C. Isso acontece pois o atalho CTRL + C é reservado para cancelar o comando quando se está no terminal.
Salve e feche o arquivo pressionando CTRL + X, depois Y para confirmar a gravação, e Enter para sair.
Descubra qual é o arquivo de configuração do GRUB na sua instalação com o comando:
sudo ls /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg /boot/grub*/grub.cfg 2> /dev/null
Atualize o GRUB com a alteração que você fez com o comando:
sudo grub2-mkconfig -o /ARQUIVO/DO/PASSO/ANTERIOR
Se não houve nenhum erro, reinicie o computador. Se houve erros, volte ao passo 2 e corrija o erro até não haver mais erro no passo 6.
Conferência
Após reiniciar o computador, confira que o parâmetro está ativo:
cat /proc/cmdline
Deverá mostrar uma linha que deve conter o parâmetro que foi adicionado no passo 3.
Agora inicie o CoreCtrl e em “Perfomance Mode” e colocar em “Advanced”, será mostrado opções avançadas onde vc poderá aumentar o limite de potência “Power limit” e/ou a voltagem offset em “Voltage”.
Boa tarde, antes que eu faça algo errado de errado na edição quero mostrar que no meu arquivo não existe o “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT” o mais próximo é o GRUB_CMDLINE_LINUX=“rhgb quiet” veja o que está no arquivo.
A linha com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT configura as opções para as entradas normais de boot (mas não as entradas de recuperação), enquanto a GRUB_CMDLINE_LINUX é adicionada tanto às entradas padrão quanto às entradas de recuperação.
Moral da história: Adicione a linha inteira como o colega @User_J falou na mensagem acima.
Depois continue o tutorial para gerar novamente o menu no arquivo correto conforme a configuração do seu computador.
[/quote]