Olá!
Depois de alguns anos usando Windows, decidi voltar para o Linux, instalei o Mint 22.2 com Cinnamon.
O sistema tá ótimo, funcional, já todo customizado por mim, mas tem algo que não consigo entender direito.
Estava usando o Windows 10, não alterei nada nas configurações do monitor, porém ler as coisas no Linux parece mais desconfortável do que no Windows, não consigo entender o porquê.
Estou usando o melhor driver (amdgpu), tentei ajustar com os applets de brilho e gama, com o qredshift, baixei o icc-profile do meu monitor, tentei vários ajustes na seleção de fonte (hinting: completo, suavização: RGBA, ordem: RGB) e no navegador (#force-color-profile: sRGB), mas não consigo deixar confortável como era no Windows.
Alguém já passou por isso e teria dicas para compartilhar?
Acredito que o problema não seja o perfil de cor, uma vez que isso iria ser mais notável em fotos.
A questão de subpixel já tive problema. Mas acontecia do texto ficar azulado de um lado e avermelhado do outro, era bem estranho porque o texto preto deveria ser preto ou cinza no aliasing. Se não ocorre esse fenômeno do texto preto ficar “colorido”, não é ordem de subpixel.
O que leva a questão apenas no modo de suavização do texto, talvez esteja errado. Só que aí há questões importantes, pois o sistema pode usar um tipo, dependendo de ser X11 ou Wayland pode mudar, ou o programa pode alterar isso (comum no navegador). Daí teria que investigar onde o texto fica bom (janelas, configuração do sistema, sites em diferentes navegadores) e ruim, pra atuar.
O tipo de monitor também interfere, especialmente se for 4k. Tentou mudar a escala de exibição ou alterar o tipo de fonte padrão do sistema? Alguns temas podem colocar fontes que não possuem boas configurações pra diversos tipos de tela.
1 curtida
O meu monitor samsung T350 24 tem uma configuração de “Nivel Preto“ ele deixa as imagens mais bonitas quando desativado fica tudo acizentado, no windows funciona direito, mas no linux tambem ja tentei de tudo.
1 curtida
A exibição está padrão do monitor, full HD com 60 Hz.
O tipo de fonte do mint não interfere na fonte dos navegadores, que é onde eu mais leio.
Não vi muita diferença entre Firefox e Chrome, mas o Firefox é levemente melhor pra ler no branco e o Chrome melhor pra ler em dark mode.
Na verdade não. Quando migrei para o Linux senti esse mesmo desconforto e era justamente a calibração do monitor que não estava usando o mesmo profile icc do meu Windows. Na hora que definir nas configurações de cor o perfil sRGB ficou exatamente confortável aos meus olhos como no Windows. Toda instalação minha de Linux, independente do dispositivo eu sempre aplico o perfil srgb nas configurações de perfil de cor do monitor.
1 curtida
O VibrantLinux pode ajudar a ajustar isso, so procurar o nome na loja mesmo
2 curtidas
Contudo só funciona no x11
Para wayland , você pode usar wlr-randr(1) — Arch manual pages
2 curtidas