Desativar SWAP Linux Mint 20

Olá pessoal, utilizo o Linux MInt Cinnamon 20 e como uso SSD gostaria de desativar o SWAP, minha memória ram já é o suficiente, eu usei o comando abaixo porém após reiniciar o swap volta ativo novamente, sabem me dizer como desativar de vez o swap.

sudo swapoff -a (consegui desativar com este comando, mas após reiniciar o swap ativa dinovo)

1 curtida

[quote=“bhcraco, post:1, topic:25577”]
sabem me dizer como desativar de vez o swap
[/quote] use o comando abaixo no terminal e vai desativar e remover o swap.

sudo sed -i.bak ‘/ swap / s/^(.*)$/#\1/g’ /etc/fstab && sudo swapoff -a && sudo rm -f -r /swapfile

deu este erro :frowning:

Pessoalmente eu não recomendo… RAM é aquilo: quanto mais tem, mais usa

a minha ram já é o suficiente

bom caso voçê ja tenha executado o swapoff-a reinicie primeiro o pc pra depois executar este comando
pelo meno aqui comigo deu certo tanto no mint 20 quanto no xubuntu .

Eu achava que a minha seria, tenho 8 GB… mesmo assim, com tarefas mais pesadas, eu acabo usando SWAP… mas tá, vc é quem sabe

1 curtida

vc sabe como desativar o swap? me ajuda aí

como meu pc uso apenas SSD eu achei por bem desativar o swap
pois isso ajuda na vida util do mesmo.

exatamente isso que quero fazer

eu uso SSD também, tentei o conando que vc passou, mas deu erro, pode me ajudar ?


Criei um script onde retiro algumas coisas , desativo e removo o swap com esse comando.

Usando só o systemd:

  1. Identificar o serviço gerenciando o swap (coluna Unit)
$ systemctl --type swap
  UNIT          LOAD   ACTIVE SUB    DESCRIPTION
  swapfile.swap loaded active active /swapfile
  1. Pará-lo:
$ sudo systemctl stop swapfile.swap
  1. Desativá-lo permanentemente:
$ sudo systemctl mask swapfile.swap
2 curtidas

quem usa SSD não recomendo usar swap pois no processo grava e apaga caso não tenha suporte ao TRIM vai haver um desgaste maior. ai a vida util do mesmo vai ser reduzida.

2 curtidas

E se a pessoa só tiver uns 2 ou 4GB de RAM como que fica?

Eu pensei numa ideia pra quem usa ssd + hd, que seria criar uma partição no hd na hora de instalar, mas não sei se funcionaria…

1 curtida

ai sim é ruim sem swap , pois pra rodar sem swap é recomendado ter no minimo 8GB de RAM.

1 curtida

ficou assim agr, pelo que entendi está rodando apenas a zram

no system monitor ainda mostra a swap lá kkk

mas o Zram cria uma especie de swap sim.