Salve, galera.
Tenho um Dell Inspiron-5567, veio com windows 10 de fábrica mas eu uso em dual boot há bastante tempo. Já usei o Ubuntu 18.04, o Mint, o Ubuntu 19.04 e, mais recentemente o Debian 10.
Resolvi voltar para o Ubuntu, baixei a ISO do 19.10, fiz o pendrive bootavel, mas na hora de fazer o boot por ele… só uma tela preta. Tentei várias vezes, baixei novamente a ISO, fiz de novo o pendrive e nada. Para tirar a dúvida, fiz outros dois pendrives: um com o Debian e outro com o ubuntu 19.04, e ambos funcionaram normalmente.
Como solução (na hora nem pensei no secure boot) eu instalei o 19.04 e depois usei fiz o upgrade via terminal para o 19.10. Tudo certo, até eu reiniciar e… logo após o Grub…uma tela laranja. Reiniciei algumas vezes e quando fui n a opção “Ubuntu, with Linux 5.3.0-19-generic (recovery mode)” recebi uma mensagem " EFI: Secure boot is enabled", e só consegui iniciar o sistema quando fui nas opções avançadas e escolhi a opção do Kernel 5.0.0-32-generic, ao invés da 5.3.0.19-generic, que é o padrão.
Como não fiquei satisfeito com a solução, fui nas configurações de BIOS no notebook e desabilitei o secure boot e… bingo. Funcionou normalmente.
Posso ir usando assim de boa, mas gostaria de poder ativar a opção secure boot novamente…
Alguém tem alguma luz, dica, sobre o porque disso acontecer e/ou de como resolver?
Abraços!