Atualmente possuo dois notebooks, um mais antigo, ao qual transformei em PC e este Notebook da Vaio, modelo Fe15; toda as vezes que fico alguns dias sem ligar esta máquina, ele entra automaticamente na configuração de secure boot.
É um pouco chato precisar entrar na Bios após o carregamento do Grub toda vez que preciso ligar o notebook. Isto só acontece quando fico alguns dias sem utilizar esta máquina e a bateria descarregar completamente.
Minha configuração:
Sistema operacional: TUXEDO OS
Versão do KDE Plasma: 6.4.4
Versão do KDE Frameworks: 6.17.0
Versão do Qt: 6.8.2
Versão do kernel: 6.14.0-111029-tuxedo (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-10110U CPU @ 2.10GHz
Memória: 4 GiB de RAM (3,7 GiB utilizável)
Processador gráfico: Mesa Intel® UHD Graphics
Fabricante: Positivo Bahia - VAIO
Nome do produto: VJFE52F11X-B2511H
1 curtida
@frc_kde Preciso de vossa ajuda… os notebooks desta “negativo” não funcionam o touchpad corretamente com nenhuma distro, exceto a que vem nas máquinas, o Policorp; tô pensando em baixar a Iso e buscar vê como está as configurações do touchpad para finalmente consertar esse problema. Quero ajudar e enviar para que seja disponibilizado a correção.
Com sua ajuda conseguiremos fazer isso… O meu é o Vaio FE15 VJFE52F11X-B2511H
1 curtida
Salve @Tosca16
Você gabaritou todas as coisas que eu não conheço: – Notebook, Positivo, touchpad, Policorp.
Neste outro item:
Você não perguntou – mas eu acho que o mais simples seria botar uma pilha nova pra BIOS, não?
o notebook é novo, creio que não seja isso, porque data e hora não são alterados; é alguma configuração deste notebook que liga o secure boot após algum tempo em desuso. E é interessante que o Grub sobe normalmente, só após iniciar o sistema que o mesmo não inicia por conta de ativar o secure boot.
1 curtida
Vc tem conhecimento técnico; só preciso saber onde fica a configuração de touchpad na raiz do sistema, copiar as informações presentes na ISO, e modificar a pasta na raiz do sistema. Daí subir a correção para que outros com o mesmo problema possam usufruir também da correção.
Provavelmente as configurações estão em /usr/share/x11/xorg-conf.d/quirks.config
*Eu baixei a ISO, abrir o gerenciador de arquivos, fui no Libpunt e nada; não obtive êxito. Vou ter que configurar na unha kk.
** O Policorp tá bonito, bem atualizado até… vale até dá uma testada.
1 curtida